A FARMACOLOGIA começou a ser tratada como ciência na segunda metade do século XIX, com estudos feitos em universidades alemãs, e se expandiu rapidamente depois de 1930, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Origem do Fármaco A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.
Do grego, pharmakos, droga, e logos, estudo, a farmacologia estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Por isso, é fundamental para os futuros profissionais de saúde.
A farmacologia pode ser dividida em: Farmacologia geral, Farmacologia aplicada, Farmacodinâmica, Farmacocinética, Farmacotécnica, Farmacognosia, Farmacoterapêutica, Farmacologia clínica e Toxicologia.
O assunto da farmacologia é amplo e inclui o conhecimento das fontes, propriedades químicas e físicas, composição, ações fisiológicas, absorção, destino e excreção, e o uso terapêutico das drogas. Uma 'droga' pode ser definida, de uma forma ampla, como qualquer agente químico que afete o protoplasma vivo ...
O farmacologista, é o especialista que trabalha no estudo, na pesquisa, na análise, na criação e no desenvolvimento de fórmulas e de substâncias. Ou seja, o farmacologista atua principalmente com a parte científica por trás da Medicina.
Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.
Para tratá-las, os povos utilizavam produtos naturais e rituais religiosos. Como ciência, a Farmacologia nasceu em meados do século XIX. O primeiro registro histórico que menciona os fármacos foi o Papiro de Smith, datado de 1600 a.C. A partir de uma melhor compreensão da natureza das enfermidades e o desenvolvimento da química orgânica, ...
Divisões da Farmacologia. A farmacologia pode ser subdividida em vários ramos, sendo que essa classificação é feita com base na evolução das técnicas e métodos farmacológicos. Dentre as subdivisões estão a Farmacologia Básica, Farmacodinâmica, Farmacocinética e Farmacologia Clínica.
Em 1847, Rudolf Buchheim fundou o primeiro Instituto de Farmacologia, na Universidade de Dorpat, na Estônia. É importante ressaltar que, embora seja diretamente voltada para o estudo dos efeitos e mecanismos de ação das substâncias químicas, essa disciplina tem contribuído bastante para o conhecimento do funcionamento dos seres vivos.
Farmacologia Geral Farmacologia Clínica Farmácia:química farmacêutica Farmacognosia Farmacocinética Farmacodinâmica Farmacoterapia Farmacologia Experimental Toxicologia Além de especializações como: cronofarmacologia, farmacogenética, farmacologia molecular, bioquímica, etc... dentro da farmacologia, temos as subdivisões básicas:
Quem trabalha seis horas por dia?
Como começar ser digital Influencer?
Como funcionam os fermentos químicos?
Qual o mecanismo de ação dos anticonvulsivantes?
Como alterar a data de postagem no Instagram?
Como fenômeno dos cercamentos contribuiu para o crescimento das fábricas?
Como saber a data de uma imagem do Google Earth?
Como editar uma imagem PNG no Illustrator?
Como mudar a linguagem do AutoCAD?
Como mudar o Wi-fi da impressora Canon g3100?
Como recuperar minha conta na IQ Option?
Como funciona o Windows Subsystem for Linux?
Como mudar a profissão de um villager no Minecraft?
Como colocar número nas páginas Libreoffice?
Para que serve uma viagem astral?
Como trocar o fundo do inventor?