Em psicologia, a atitude intelectual daquele que tudo se refere ao próprio eu, é chamada de egocentrismo. O egoísmo é um comportamento que leva o indivíduo a desejar total exclusividade sobre o sentimento alheio, gerando ciúme, um sentimento negativo, que quando exagerado torna-se uma paranoia.
De acordo com o dicionário, egoísmo é o amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem, além de exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo. Pode ser ainda excessiva vaidade, pretensão e presunção.
Uma pessoa egoísta é por definição aquela que só pensa no próprio bem-estar, então nem é de surpreender que ela acabe fazendo com que a outra pessoa do relacionamento nem tenha voz, não fale nada ou que, quando fale, sinta que é totalmente desinteressante devido à visível falta de interesse do outro.
Por exemplo: um grupo de três pessoas esfomeadas encontra-se frente a uma mesa onde estão duas sandes. O egoísta, sem pensar duas vezes, irá comer uma das sandes muito rapidamente só para não ter de o dividir/partilhar com os outros.
Egoísmo: preocupação excessiva com as próprias vantagens à custa das dos outros. Maquiavelismo: atitude manipuladora e insensível e a crença de que os fins justificam os meios. Desconexão moral: estilo de processamento cognitivo que permite que as pessoas se comportem sem ética e sem sentir angústia.
39 curiosidades que você vai gostar
Nada melhor do que começar com um conceito do dicionário para nos localizarmos bem: “Egoísmo: excessivo amor aos próprios interesses, sem atender aos dos outros. Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.
Do ponto de vista neurológico, essa liberação de endorfinas pode ser o resultado de nossa teoria da mente, combinada com os neurônios-espelho. Os neurônios-espelho são neurônios que disparam quando testemunham (ou imaginam) algo acontecendo com outra pessoa. Essa é a base neurológica da empatia.
Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.
A seguir estão as 7 características mais comuns das pessoas egoístas:Se aproveitam de todas as situações para se beneficiar: ... Geralmente não gostam de compartilhar: ... Levam ao extremo o princípio da reciprocidade: ... Não gostam de emprestar nada: ... Não gostam de fazer favores:
Como participar do Domingão do Faustão virtual?
Como participar de reunião por videoconferência?
Quem pode pedir o auxílio cuidador?
Como participar da plateia do Programa da Maisa?
Qual é o WhatsApp do Rodrigo Faro?
Como participar da plateia virtual SBT?
Quem pode participar do PIBIC?
Como saber se a pessoa leu o E-mail que eu mandei?
Quais os direitos para quem tem fibromialgia?
Como pedir demissão e deixar as portas abertas?
Quem pedi demissão pode sacar FGTS 2020?
Qual a música do pião da casa própria?
Como eu configuro o Gmail para ter confirmação de leitura?
Como fazer para participar de um programa?
Em quais hipóteses a lei determina prazo máximo de suspensão do processo?