Os termos efeito indesejável, reação adversa, doença iatrogênica ou paraefeito referem- se a qualquer efeito prejudicial ou indesejável que ocorra após a utilização dos medicamentos nas doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças ou sintomas.
EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.
O que é Idiossincrasia:
Idiossincrasia é uma característica de comportamento peculiar de um indivíduo ou de determinado grupo. O termo tem vários sentidos, variando de acordo com o contexto em que é empregado, sendo também possível ser aplicado para símbolos que significam algo para uma pessoa em particular.
Um efeito adverso, também conhecido como efeito indesejável ou reação adversa, é uma resposta prejudicial e não intencional que ocorre após a toma de um medicamento, vacina, dispositivo médico ou suplemento alimentar.
Efeitos. Terapêuticos – fármacos que dão origem aos medicamentos em um determinado grupo terapêutico; Laterais ou secundários – fármacos que proporcionam efeitos que não concorrem com a melhoria da situação patológica a ser tratada.
40 curiosidades que você vai gostar
O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.
■ ÍNDICE TERAPÊUTICO
Trata-se de uma relação de doses determinadas experimentalmente: a menor dose capaz de induzir um efeito indesejável (tóxico) e a dose ne- cessária para o efeito terapêutico. Quanto maior for o índice terapêutico (IT), mais seguro será o xenobiótico e maior a “janela terapêutica” do me- dicamento.
Efeito colateral e efeito adverso
O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.
Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.
O que é necessário para começar a malhar?
Qual é a melhor revista de atualidades?
Onde achar reguladores de tensão?
Quais são as vantagens e desafios resultantes da acreditação hospitalar?
Pode ou não pode estalar os dedos?
Como consultar IPTU RJ pelo CPF?
Como limpar a entrada do cabo USB?
É preciso emitir nota fiscal no Mercado Livre?
Qual é o objetivo do paisagismo?
Qual o benefício da clara de ovo?
Como fazer gráfico matemática?
Pode triturar a ração do cachorro?
Pode usar o minoxidil 3 vezes ao dia?
Qual a diferença entre capacitor polarizado e não polarizado?
Quanto tempo leva para descobrir uma senha?
Quais são os principais tipos de indústrias e suas características?