A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.
O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos, sendo que a poluição o intensifica e causa o aquecimento global.
Quando os raios solares atingem a superfície do planeta Terra, parte da energia é refletida para o espaço e a outra parte fica aprisionada na atmosfera em função dos gases nela presentes. Essa capacidade de captar e reciclar a energia emitida pela superfície do planeta é chamada de efeito estufa.
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.
Os gases causadores do efeito estufa captam uma parte da radiação solar que atravessa a atmosfera que, deste modo, se aquece. Este fenômeno aumentou 41% desde 1990. E o CO2 é de longe o principal responsável por esse aquecimento.
25 curiosidades que você vai gostar
Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera. Conheça a partir de agora mais detalhes sobre eventos que favorecem o aquecimento global.
O efeito estufa é um fenômeno natural que está se tornando nocivo ao nosso planeta em virtude do aumento da emissão de gases prejudiciais, através da ação do homem. O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre em nosso planeta, a fim de manter sua temperatura sempre constante e adequada para a vida na Terra.
O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas e divulgadas pelo meio científico, é um processo natural de conservação do calor sobre a Terra, mas que vem se intensificando em razão da maior emissão de poluentes na atmosfera pelo ser humano. Alternativa correta: letra A.
O efeito estufa é um fenômeno climático responsável pelas variações de calor na atmosfera. O efeito estufa é um fenômeno climático e atmosférico responsável pela retenção do calor proveniente dos raios solares, ocasionando a manutenção das temperaturas. Se ele não existisse, os dias na Terra seriam bem mais frios.
Entretanto, o efeito estufa se torna um problema — que se pode tornar catastrófico — quando é agravado. A mudança na concentração dos gases estufa desestabiliza a troca natural de energia (calor), o que, por sua vez, é causa do fenômeno conhecido como aquecimento global.
As consequências do efeito de estufa: da desertificação as inundações. ... A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.
O efeito estufa é um fenômeno natural que permite que parte da energia solar que atinge a Terra permaneça na atmosfera, mantendo a temperatura global apropriada para a vida no planeta. O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera devido à concentração de gases do efeito estufa.
Alternativa “c”. A destruição da camada de ozônio está relacionada com o uso de CFC, que atualmente tem seu uso restrito a alguns inaladores. O efeito estufa, por sua vez, relaciona-se com vários gases-estufa, em especial o dióxido de carbono.
Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).
O efeito estufa é o mecanismo que ocorre com a ação de gases que retêm calor na atmosfera do planeta, enquanto o aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da emissão desenfreada desses gases.
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.
7) São consequências do efeito estufa, exceto: a) Espécies vegetais e animais poderão ser extintos. b) Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. c) Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade.
Atividades humanasIndustrialização.Queimadas.Veículos e queima de combustíveis fósseis.Mineração.Uso de aerossóis.Produção de energia elétrica.
Esquema de funcionamento do Efeito Estufa na atmosfera terrestre. Na natureza, o efeito estufa ocorre da seguinte maneira: 1 – O Sol emite radiação e luz visível sobre o planeta Terra e demais astros do Sistema Solar. 2 – Os raios solares atingem a superfície terrestre e são retidos pela água, ar e terras.
Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono.
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
A SJC Química separou algumas doenças e indisposições causadas pelo descaso com o ar.1 – Asma. se trata de inchaço e estreitamento das vias do pulmão o que causa dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse. ... 2 – Rinite. ... 3 – Pneumonia. ... 4 – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. ... 5 – Câncer de pulmão.
A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica. Principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis em indústrias e em automóveis, o ser humano vem lançando uma grande quantidade de gases poluentes, como alguns óxidos.
Como diferenciar colostro de leite?
Qual a marca de celular mais vendida no Brasil 2021?
Como faço para escrever um texto e imprimir?
Como consultar boletos Banco Safra?
Por que o sertão nordestino e seco?
Pode usar Azelan depois do hidratante?
Pode levar spray de cabelo na mala despachada?
Por que a termosfera sofre um aquecimento?
Qual o tamanho da divisória Naval?
Porque o Nordeste é a região mais pobre?
Quantos elétrons existem no último nível da configuração eletrônica antimônio Z 51?
Qual a diferença entre atrito de rolamento e atrito de deslizamento?