Juros é a remuneração paga pelo capital que é emprestado. A taxa de juros, por sua vez, é a relação que existe entre os juros recebidos pelo emprestador e quanto de recurso foi emprestado.
Assim, os juros representam um valor pago para cobrir a operação financeira e remunerar o tempo que o dinheiro ficou aplicado. Por exemplo, quando você faz um empréstimo com um banco. Nessa situação, o banco está disponibilizando dinheiro e recebendo, em troca, o montante acrescido de juros pelos seus serviços.
Taxa é a exigência financeira imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental a pessoa privada ou jurídica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de polícia. É uma das formas de tributo.
Funciona mais ou menos assim: o agiota vai até a casa do interessado com o dinheiro, empresta-o e diz que será cobrado uma taxa de 20%. Caso a pessoa interessada não pague, os juros de 20% serão pagos ao mês, até a quitação total do débito.
Juros é o ganho que se tem quando uma quantia de dinheiro é emprestada. Já a taxa desses juros é calculada mediante a diversos fatores, que podem ser: inflação, valor emprestado, risco, número de parcelas, entre outros.
Financiamentos e empréstimos Então há o perigo de perder o controle financeiro e comprometer o orçamento. Por isso, antes de recorrer a financiamentos e empréstimos, é essencial avaliar cautelosamente as taxas de juros e fazer um planejamento consistente para pagar todas as prestações em dia.
O que é a taxa básica de juros? A taxa básica de juros é conhecida como taxa Selic. A meta da Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária, o Copom. O viés da taxa e sua meta são definidos em uma reunião da diretoria do Banco Central. E somente os diretores e o presidente podem votar e definir o percentual.
A taxa de juros pode ser cobrada de duas maneiras. A taxa de juros simples ocorre quando o valor dos juros incide, a cada período, sobre o valor originalmente emprestado. Existe também a taxa de juros composta, que incide sobre todo o saldo devedor.
Por isso, compreender como a taxa de juros contribui para melhores resultados nas aplicações financeiras, pois isto afeta de maneira direta a rentabilidade da maioria dos investimentos disponibilizados no mercado.
Como as taxas de juros influenciam o seu bolso? As taxas de juros estão presentes no cotidiano mais do que podemos imaginar. Como explicamos ao longo do texto, elas se relacionam a empréstimos, cartão de crédito e itens básicos que consumimos em nossas rotinas.
Como saber se o peixe está podre?
Como saber se o queijo gorgonzola ainda está bom?
O que causa o aparecimento de estrias?
Como limpar panela vermelha por fora?
Como saber se um edifício é tombado?
Como utilizar pedra vulcânica?
Como saber se o queijo é puro?
Como saber se eu fui pego no radar?
Como amolecer pincel de pintura em tecido?
Como montar um treino semanal?
Como tirar manchas de alumínio polido?
Como saber se o pão é integral ou não?
Como tirar o amarelo de móveis laqueados?
Qual o prazo final de pagamento da caixa?
Como limpar e energizar Ágata?
Como limpar pedra refratária de forno de pizza?
Como limpar bancadas de quartzo?