É chamado de Sistema Financeiro Nacional o conjunto de instituições que impactam a gestão da política monetária nacional. Desse modo, esse sistema reúne todos os elementos que ofertam serviços e regulamentações ao mercado financeiro brasileiro.
O SFN é organizado por agentes normativos, supervisores e operadores. Os órgãos normativos determinam regras gerais para o bom funcionamento do sistema. As entidades supervisoras trabalham para que os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos.
O mercado financeiro é um ambiente que reúne um conjunto de instituições – entre tomadores de recursos e investidores – e permite a negociação de produtos financeiros, como títulos públicos, ações, fundos de investimentos, entre outros.
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional - SFN
O maior objetivo é equilibrar melhor o desenvolvimento do país em termos econômicos e promover o crescimento do setor, principalmente por meio da fiscalização de operações e atividades relacionadas ao Crédito e à Circulação de Moeda.
O dicionário Aurélio define o termo Finanças como sendo a “ciência e a profissão do manejo do dinheiro, particularmente do dinheiro do Estado”. De uma forma mais ampla, dizemos que ela trata do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
Os produtos financeiros são todas as opções disponíveis no mercado financeiro para investimento. Existem diversos tipos de produtos financeiros, e cada um deles tem suas próprias características.
Farei um breve resumo das seguintes instituições para você entender um pouco melhor sobre o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional: CMN (Conselho Monetário Nacional) BACEN (Banco Central do Brasil) CVM (Comissão de Valores Mobiliários) Tesouro Nacional. Susep (Superintendência de Seguros Privados)
O sistema financeiro oferece vários ativos financeiros que servem de investimento para quem deseja adquirir (embora constitua um passivo para os emissores). Isto contribui positivamente na geração de riqueza de um país, embora não sejam contabilizados.
Os investidores compõe parte importante do SFN como um agente do sistema e por isso é tão importante para quem deseja fazer parte do mercado de investimentos, estar a par dos agentes reguladores e de todo o sistema que integra a estrutura do SFN. Dos órgãos normativos, o CMN – Conselho Monetário Nacional é órgão máximo do Sistema financeiro.
Em uma economia de mercado, o sistema financeiro é de extrema importância na medida em que capta o investimento e o canaliza para investimentos concretos que causam um impacto positivo na economia real.
É verdade que o açaí está contaminado?
Quantos estilos de luta existe?
O que significa se prostrar diante de Deus?
Qual o papel do professor em espaços Não-escolares?
Qual o mecanismo de ação das tiazolidinedionas?
O que significa quando o pássaro Bem-te-vi está cantando o que é?
Quem pode usar uma pistola 9mm?
Quanto ganha um motorista de caminhão na Europa?
Quantos anos tem o Saulo Laranjeira?
Como calcular os avós do décimo terceiro?
Como transferir as ligações do telefone fixo para o celular?
Porque meu saldo da conta poupança está bloqueado?
Quantos quilos perde uma pessoa com diarreia?
Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo transversal?
O que se refere a definição de empregado é correto afirmar?