(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano ...
Com esse instrumento primitivo, os povos antigos passaram a estudar e a interpretar o movimento aparente do Sol. Também puderam inferir que o movimento aparente do Sol não acontece sempre na mesma trajetória; puderam perceber que a órbita se modifica ao longo do ano.
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO Um dos movimentos que a Terra realiza é girar ao redor de si, chamado rotação. Por isso parece que o Sol se move no céu ao longo do dia.
Esse movimento é reflexo da translação da Terra em torno do Sol, que faz com que o Sol descreve uma trajetória (aparente) na esfera celeste ao longo do ano - a eclíptica. ... como reflexo vemos o sol descrever ao longo do ano uma trajetória na esfera celeste que tem uma inclinação de 23,5 ° em relação ao equador celeste.
Os mostradores dos relógios são divididos por linhas, as quais correspondem às horas. Eles têm uma haste encaixada na vertical, que é uma espécie de ponteiro. Chama-se gnômon e é ele que faz sombra à medida que o Sol se move.
Primeiramente, a observação era pela própria sombra do homem, até que se percebeu que uma vareta fincada na terra proporcionava o mesmo efeito, ou seja, conforme a posição do sol e a sombra causada pela vareta era possível estabelecer o momento do dia no qual se estava.
As características do movimento aparente do Sol estão relacionadas com o fato de observamos diariamente o Sol nascer à leste e se pôr à oeste, mudando de posição no céu durante o dia e também ao fato do Sol ocupar diferentes posições ao redor do Sol ao longo do ano. Na verdade, o Sol não se movimenta.
O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste). ... Como reflexo da translação da Terra em torno do Sol, a posição do Sol entre as estrelas muda ao longo do ano.
O gnômon e os movimentos relativos da Terra e do Sol As atividades dos Homens primitivos estavam ligadas com a sobrevivência, o que incluía a busca de comida e de abrigos seguros para se proteger do frio e de predadores, principalmente durante a noite.
Uma observação simples que permite "ver" o movimento do Sol durante o ano é através do gnômon. Um gnômon nada mais é do que uma haste vertical fincada ao solo. Durante o dia, a haste, ao ser iluminada pelo Sol, forma uma sombra cujo tamanho depende da hora do dia e da época do ano.
O deslocamento das sombras ocorre na linha pontilhada. O gnômon, ao centro, aparece como um ponto, tendo em vista as suas dimensões muito menores que as demais dimensões. As figuras são na verdade hipérboles, onde varia a sua excentricidade.
Figura 3: Variação da sombra ao longo do dia – Crédito: Ana Lúcia C. F. Souto, 2018. Para construir um relógio de sol a partir de um gnômon, é preciso apenas que a sombra da haste seja projetada sobre um mostrador onde foram traçadas linhas representando as horas (Figura 4).
Qual o valor de um casamento no civil?
Como prevenir a cartilagem do joelho?
Como funciona a contratação de um síndico profissional?
Quais são os princípios dos direitos reais?
O que significa grau 2 na biopsia?
Qual é a função do citoplasma da célula animal?
Porque LeBron James usa número 23?
Como tirar o download automático de fotos do WhatsApp?
Como deixar uma linha de cada cor no Excel?
O que comer para recuperar massa muscular?
Quem pode fazer o CAT para dar aula?
O que são espécies de tributos?
Quantas horas tem todos os filmes de Senhor dos Anéis?
Qual a cidade mais próxima de Porto de Galinhas?
Quantos dentes tem o tubarão baleia?