Assim, a função do comutador é ser o elo entre a fonte de alimentação e o rotor do motor CC e ele é composto por escovas condutoras que fazem o contato com o eixo girante do motor CC. Aqui, chamamos a corrente que circula pela bobina de I.
Uma máquina CC tem um comutador para converter a corrente alternada (induzida) que passa pela sua armadura em corrente contínua liberada através de seus terminais (no caso do gerador). O comutador é constituído por segmentos de cobre, com um par de segmentos para cada enrolamento da armadura.
Eles são motores que possuem imãs permanentes ou então têm campo e armadura, neste caso não possuem ímãs permanentes. Os motores de corrente contínua são muito usados e possuem diversas aplicações como por exemplo, brinquedos, eletrodomésticos, máquinas industriais, veículos elétricos, entre outros.
Um comutador é um dispositivo que muda o sentido da corrente elétrica de um circuito num motor elétrico ou gerador, permitindo a inversão do sentido da força que move a espira e promovendo a rotação.
Neste trabalho é apresentado um controlador para um motor de corrente contínua, do qual se conhece o modelo matemático, e fazer o controle através da corrente, utilizando como variável de estado a velocidade.
Máquina de corrente contínua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica (gerador) ou energia elétrica em mecânica (motor), com uma corrente de entrada ou saída na forma contínua.
Para que servem as escovas em um motor de corrente contínua? Resposta: As escovas servem para conduzir a energia para o circuito do rotor. ... A corrente no circuito do rotor é induzida pela ação do campo girante do estator.
O interpolo possui a função de compensar o efeito da reação da armadura, o qual provoca uma queda da tensão terminal gerada, no caso dos geradores, e um aumento na variação da velocidade, no caso dos motores.
Para uma melhor análise das características construtivas pode-se dividir o motor de corrente contínua em duas partes distintas sendo uma fixa (estator ou campo) e outra móvel (rotor ou armadura).
O motor de corrente contínua é composto por três partes básicas: estator, rotor e comutador.
Estrutura de um motor de corrente contínua. Para facilitar o entendimento sobre o funcionamento do motor de corrente contínua, ele é constituído basicamente pelo enrolamento de armadura, enrolamento de campo, comutador e as escovas, onde:
A velocidade de rotação deste tipo de motor não depende de nada a não ser da força que o rotor tenha de fazer para girar. Desta forma, os pequenos motores de corrente contínua têm uma velocidade muito maior quando giram livremente do que quando girar fazendo algum tipo de esforço (movimento alguma coisa).
Comutador: tem a função de manter a corrente circulando sempre no mesmo sentido na armadura, ou seja, faz com que o torque gerado esteja sempre no mesmo sentido. Quando estão operando como gerador, o comutador tem a função de manter a tensão gerada sempre com a mesma polaridade;
Os motores de passo são de corrente contínua e possuem várias bobinas, que quando são energizadas de acordo com uma sequência, fazem com que o seu eixo se mova de acordo com ângulos exatos, submúltiplos de 360.
Como salvar um arquivo em PDF com senha?
Quais são os 3 tipos de DTM que podemos encontrar?
Qual a linha que usa para fazer sobrancelha?
Como enviar uma encomenda para outro estado?
Como tirar a parte de trás do espelho?
Quanto tempo demora a resposta de uma entrevista?
Porque às vezes a tatuagem fica em alto relevo?
Como enviar uma matéria para o jornal O Globo?
Como saber se quebrei o quadril?
Como ver se foi sorteado no PIC Itaú?
O que significa ser aprovado em concurso público?
Como saber se ganhei na Nota Fiscal Gaúcha?
Como ver limite cartão C6 Bank?
Como instalar ISO Windows no Linux?