A Moulage, conhecida também como draping em inglês, é uma técnica de modelagem tridimensional – em contraste com a modelagem plana tradicional, que trabalha em duas dimensões. O nome vem do francês moule, que significa forma, molde.
O Draping nada mais é do que um tipo de contorno que traz um ar natural para a make, trazendo um aspecto de pele esculpida, iluminada, superleve e fácil de fazer.
A moulage é uma técnica de modelagem, onde a construção do modelo do vestuário é feita diretamente sobre o corpo de modelo vivo ou busto de costura, permitindo a sua visualização no espaço, bem como seu caimento e volume, antes de a peça ser confeccionada.
A palavra bourrage tem origem francesa e vem do verbo “bourrer” que significa encher, é uma técnica de “enchimento” que se faz no manequim para fazer adaptações de acordo com o corpo da pessoa. O corpo humano não segue um padrão, por isso não existem manequins com as medidas exatas de cada tipo de corpo.
O pique é uma marcação que o modelista faz no molde com o intuito de auxiliar os profissionais que atuam na confecção da peça. Sua função é mostrar o local de união das partes do molde, isto é, o local em que elas deverão se encontrar no processo de montagem.
18 curiosidades que você vai gostar
A modelagem plana – ou bidimensional – consiste em desenhar no papel o molde, com todas as medidas que foram tiradas na pessoa, pences, retas e curvas, cortar esse molde e depois costurá-lo no tecido. A geometria e a matemática são utilizadas para esse fim.
Manequim de Plástico Feminino Simples Cód.
R$ 140,76 ou em até 1X de R$ 140,76 sem juros.
É nessa hora que entra a peça piloto, que nada mais é que um teste para levar o molde às suas medidas e ter uma peça com caimento perfeito. Neste caso o tecido que usei foi o algodão cru, mas geralmente uso qualquer tecido barato para fazer o piloto. Este foi o meu primeiro teste.
O contorno com viés deve ser feito nas circunferências de pescoço, busto e quadril, e alto quadril quando necessário, meio frente e meio costas, cava e as laterais, fazendo uma marcação completa no manequim. O viés pode ser costurado no manequim ou fixado com alfinetes.
Por se tratar de um processo complexo, juntamente ao desenvolvimento da confecção, foram sendo desenvolvidos diferentes tipos de modelagem, de forma que hoje temos 3 técnicas muito conhecidas e utilizadas por modelistas: plana (bidimensional), moulage (tridimensional) e vetorizada.
Como fazer modelagem na PNLIdentificar um modelo;Assimilar seus padrões de comportamento inconscientemente;Produzir resultados semelhantes ao do modelo;Limpar o padrão;Codificar o modelo;Passar adiante.
Uma das etapas mais importantes da produção de vestuário é, sem dúvida, o desenvolvimento da modelagem planificada de uma peça. Com os moldes prontos, inicia-se a etapa da fabricação da peça-piloto, que é um protótipo de um modelo que, após aprovação, seguirá para a produção em grande escala.
Essa modelagem, manual ou computadorizada, pode ser utilizada para confeccionar uma peça de roupa apenas ou para produção em grande escala, como acontece na confecção industrial de pequeno, médio ou grande portes. Moulage (Tridimensional) É a manipulação do tecido de forma tridimensional.
A modelagem bidimensional ou modelagem plana é caracterizada pela utilização de medidas e regras matemáticas. Através dos desenhos geométricos é possível fazer diagramas no papel que se baseiam nas medidas do corpo humano.
A moulage (ou draping, em inglês) é um método de modelagem tridimensional, que contrasta com a modelagem plana (bidimensional). O nome moulage vem do francês “moule”, que significa molde, forma. Essa técnica foi criada na década de 1920, pelas estilistas Madeleine Vionnet e Alix Grés.
O elastano, muito conhecido como lycra, surgiu no mundo da moda no final da década de 1950 e nunca mais deixou de ser utilizado. Inicialmente, era restrito a produtos esportivos, roupas de banho e meia-calças. Nenhuma roupa, no entanto, pode ser produzida com 100% de elastano.
Peça Piloto – Quando o protótipo é aprovado sem restrições, torna-se uma peça piloto. Os moldes usados para o seu corte retornam ao setor de modelagem onde será feita a graduação (ampliação e redução), ou seja, os demais tamanhos necessários à produção.
A principal função da peça-piloto para a modelagem é a de apontar os possíveis defeitos durante a construção dos moldes, bem como volumes inadequados, recortes fora do lugar, excesso ou escassez de folgas, caimento de tecido, acabamentos, vestibilidade, conforto e fatores que possam comprometer a execução do produto.
A peça piloto é de fundamental importância quando se fala de produto de moda, relacionando a questão da qualidade no processo produtivo, através de levantamentos teóricos e práticos visualiza se que o planejamento do produto é ferramenta indispensável para administrar a produção com controle de qualidade, layout, ...
Como transformar áudio de WhatsApp em link?
Como fazer multiplicação de binário?
Como nascem as estrelas Felipe Bogaz Notari?
Como surgiu a cidade de Paris?
Quando nasceu a literatura no Brasil?
Como ganhar a skin do Mutano no Fortnite?
Qual o melhor suplemento para ciclistas?
O que se pode fazer para melhorar o saneamento básico?
Como surgiu a sociologia o que provocou o seu surgimento?
O que é inventário em supermercado?
Como mudar o tipo de gráfico no Google Forms?
O que diz a Constituição brasileira em relação à alimentação?
Como ganhar um salário mínimo pela internet?
Como surgiu a expressão hat trick?
O que é preciso para ser um palestrante motivacional?
O que nós podemos fazer para que os direitos humanos sejam respeitados?