A Doutrina Truman tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis. Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria.
A OTAN (organização do tratado atlântico norte) foi criada para combater os avanços do socialismo e o pacto de Varsóvia foi criada para combater o capitalismo. Com o fim da Guerra Fria os objetivos da OTAN foram redirecionados para o combate às guerras civis e ao terrorismo.
A partir daí, nasceu a Doutrina Truman, a ideologia que reunia o conjunto de medidas tomadas pelos Estados Unidos para conter o avanço do socialismo pela Europa. Dentro da Doutrina Truman está o Plano Marshall, que foi o plano de financiamento dos países europeus que haviam sido destruídos com a Segunda Guerra.
Cooperação política e militar
Uma das estratégias utilizadas foi a criação de formas de cooperação econômica e militar dos quais destacam-se o Plano Marshall e a Comecon, no âmbito econômico, e a OTAN e o Pacto de Varsóvia, no âmbito político-militar.
Plano Marshall foi o nome dado a um programa de ajuda oferecido pelos Estados Unidos aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial. Ele foi implementado por meio de assistência técnica e financeira com objetivo de ajudar os países da Europa a se reerguer após a guerra.
18 curiosidades que você vai gostar
O Plano Marshall – ou Plano de Recuperação Europeia – foi um programa que garantiu de auxílio econômico dos Estados Unidos aos países da Europa Ocidental, após a II Guerra Mundial. O Plano vigorou entre os anos de 1947 e 1951. O objetivo precípuo era reconstruir as economias assoladas pelo conflito global.
De 1948 a 1949, a União Soviética protagonizou a primeira grande crise da Guerra Fria, denominada Bloqueio de Berlim. Durante o Plano Marshall, os EUA injetaram dinheiro na economia da Alemanha Ocidental e fomentaram sua reconstrução industrial.
A União Soviética defendia a doutrina socialista, argumentando em defesa do proletariado e solução dos problemas sociais. Já os Estados Unidos, representava a economia capitalista, pregando que o sistema era a representação da democracia e da liberdade.
Um dos principais motivos que conduziram os Estados Unidos a se despontarem como potência mundial foi o financiamento ou o empréstimo que a nação forneceu aos países europeus para a reconstrução das nações destruídas pela guerra, esse processo foi denominado de plano Marshall.
Como resetar minha cafeteira 3 corações?
Qual o jeito certo de usar a Gillette?
Como instalar caixa d'água no solo?
O que pode causar uma rescisão indireta?
É possível reservar passagem de ônibus?
Como esquentar arroz já pronto?
Como usar o cartoon face em cachorro?
Como se dá o trancamento da ação penal?
Como instalar uma caixa d'água no chão?
Como fazer um café da manhã simples para o namorado?
Como fazer um indicador ácido-base caseiro?
Como montar uma noite romântica simples?
Como tirar pintura velha da parede?
Como introduzir uma terceira pessoa na relação?
Como preparar uma solução de um ácido a partir do ácido concentrado?