A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.
Causas de dor neuropática
Danos podem ser causados por processos de trauma, cirurgia ou doença, incluindo diabetes, infecção (por exemplo, após infecção por herpes zoster – neuralgia pós-herpética) e câncer.
O diagnóstico da dor neuropática é feito com base em exames clínicos, anamnese, exames físicos e testes quantitativos sensitivos (não invasivos). Além disso, o médico especialista em dor pode solicitar exames complementares, como exames de sangue, ressonância magnética e estudos de condução nervosa e eletromiografia.
Tratamento de dor neuropáticaMedicamentos (como analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes)Fisioterapia e/ou terapia ocupacional.Cirurgia, caso necessário.Estímulo da medula espinhal ou dos nervos.Um bloqueio nervoso.
Flávio Sallem, neurologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC Oncologia), explica que “a neuropatia pode ocorrer por vários problemas, sendo o mais comum a diabetes. Mas o uso de substâncias, como álcool, algumas medicações, agentes tóxicos, como chumbo ou mercúrio, também podem influenciar”.
37 curiosidades que você vai gostar
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.
Nem sempre é fácil identificar a causa da neuropatia periférica, porque há uma série de fatores podem causá-la. Entre as muitas causas de neuropatia periférica estão: - Lesão traumática direta ou indireta ou pressão sobre o nervo, infecção, problemas metabólicos, exposição a toxinas (como cigarro e álcool) e diabetes.
Vitaminas do complexo B ajudam na redução dos sintomas da neuropatia periféricaB1: facilita a propagação do impulso nervoso.B6: promove a neurotransmissão.B12: regenera as fibras lesadas.
No cérebro, a habilidade de bloquear a dor pode se perder em uma lesão como no AVC ou trauma. Com o tempo, ocorrem mais danos celulares e a sensação de dor persiste. Para um tratamento adequado da dor neuropática procure um neurologista de sua confiança e uma equipe multidisciplinar.
O que bloqueia a passagem de luz exemplo?
O que são alelos letais Brainly?
Como deve ser a relação entre aluno e professor na EJA?
Quais são e explique as características da qualidade da informação contábil?
Como fazer um diário pessoal em um caderno?
Qual foi o look mais caro do Met Gala?
Qual a função da gelatina no cabelo?
Como marcar carteira de trabalho RJ?
Como caminhar e perder barriga?
Onde aperta para passar a dor de cabeça?
Qual era a população mundial em 1700?