Tomás entende que Deus é ato puro de existir, sendo simples e não composto de nada. Primeiro Tomás busca demonstrar que em Deus não existe um corpo.
As vias são estas: a que parte do movimento, afirma, Deus é o motor imóvel; a natureza da causa eficiente, diz, Deus é a causa eficiente e primeira; dos seres contingentes e necessários, Deus é o ser necessário; dos graus de perfeição, Deus é o ser perfeito; e, por fim, da ordem do cosmo, Deus é o ordenador supremo.
Pelas cinco provas de Tomás de Aquino (também chamadas de cinco vias de Tomás de Aquino), a defesa pela existência de Deus acontece por meio da razão e sem recorrência a argumentos de natureza dogmática, para isto propõe cinco vias de demonstração de natureza exclusivamente filosófico-metafísica.
A teodiceia agostiniana afirma que Deus criou o mundo ex nihilo (do nada), mas sustenta que Deus não criou o mal e não é responsável por sua ocorrência. O mal não é atribuído à existência por direito próprio, mas é descrito como a privação do bem – a corrupção da boa criação de Deus.
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.
19 curiosidades que você vai gostar
Yahweh, é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton) que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo. Tetragrammaton de Yahweh.
Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.
O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. Para que possamos compreender a possibilidade do homem conhecer a verdade segundo o Filósofo, não podemos nos omitir do estudo do conhecimento de Deus.
Agostinho posicionou-se como um defensor da tese de Justino: de que a filosofia grega antiga, mesmo sendo pagã, forneceria um meio de compreensão de questões fundamentais para o cristianismo. Assim, Agostinho tornou-se um dos “pais” da Igreja, sendo um importante nome da filosofia patrística.
Na obra A Verdadeira Religião, observamos um Agostinho ainda na fase aprendizado da fé cristã. Neste escrito, o autor demonstra a presença de Deus na exterioridade de si, ou seja, essa presença divina está na verdadeira religião que é a religião cristã.
afirma que “como não conhecemos a essência de Deus, esta proposição não é evidente para nós”. ... Tomás entende que Deus é ato puro de existir, sendo simples e não composto de nada. Primeiro Tomás busca demonstrar que em Deus não existe um corpo.
O ato, segundo o espírito do helênico, não depende necessariamente da matéria. Aristóteles vê a alma como ato do corpo e pensa Deus como puro ato, ou ato apenas. Pois é aquele que inicia o movimento da natureza das coisas sensíveis. Assim a realização da potência é a forma.
O objetivo era treinar o controle das paixões para merecer a salvação numa suposta vida após a morte. Não é por acaso que a obra principal de Santo Agostinho seja Confissões, em que narra a própria conversão ao cristianismo depois de uma vida em pecado.
Na teoria do Conhecimento Agostinho desenvolve o problema do conhecimento do homem e do conhecimento da alma; explicitando as três intuições do espírito do homem como sendo o sentido exterior; o sentido interior e a razão. Sua proposta é que o homem compreenda mais de si mesmo através da compreensão de sua natureza.
Somente a razão humana, a partir de princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro. Para alguns destes racionalistas, entre eles Descartes e o filósofo alemão Leibniz, os princípios lógicos fundamentais são inatos, ou seja, nós já nascemos com eles em nossa mente.
Os cidadãos da cidade terrena são dominados por uma estúpida ambição de predomínio que os induz a subjugar os outros; os cidadãos da cidade celeste se oferecem um ao outro em serviço e espírito de caridade e respeitam docilmente os deveres da disciplina social.
Deus é um termo latino que de início descrevia todas as deidades e que com o tempo passou a ser usado também para descrever o conceito de Deus como substantivo próprio, do mesmo modo que ocorreu ao termo germânico God.
As várias versões da Bíblia em português representam YHWH de maneiras diferentes: como "o Senhor", como "Yahweh/Javé" e como "Jehovah/Jeová.
Predominantemente, nas referências feitas nas Escrituras Hebraicas(Velho Testamento) mencionando a identificação do nome de Deus (Ex.: Sal. 83:18; Amós 5:8; Isaías 42:8, etc.), é utilizado o Tetragrama יהוה, comumente traduzido por Iavé, Javé, ou Jeová.
Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.
Ato puro é o Ser que não comporta nenhuma potencialidade e que se subtrai a todo e qualquer devir: Deus.
Porque o motor imóvel é ato puro? Segundo Aristóteles, o primeiro motor imóvel deve ser ato puro, isto é, sem qualquer tipo de potência em seu ser. Se ele tivesse potência, não poderia ser fonte absoluta do movimento, pois ele mesmo seria um ser móvel. Por isso o primeiro motor é também imutável.
Por isso Aristóteles afirmou que esse motor é imóvel, pois move todas as coisas, mas não move a si mesmo. Como não está submetido às leis do movimento, ele é eterno e imutável e imaterial. Ao investigar a natureza, Aristóteles concluiu pela existência de várias substâncias, tanto materiais quanto imateriais.
Frases de São Tomás de Aquino“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.”“O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados.”“Cuidado com o homem de um só livro.”“A razão é a imperfeição da inteligência.”“A arte é a razão correta na execução de um trabalho.”
Maior expoente da filosofia escolástica, Santo Tomás de Aquino foi fortemente influenciado por Aristóteles e Averróis.
Como funciona o turbo da geladeira Consul?
Como tirar o violeta do cabelo com leite?
Como tirar o sal de peixe salgado?
É difícil tirar o ruivo do cabelo?
Como tirar o sal do pé de porco rápido?
Como mandar uma apresentação para um cliente?
Como as pessoas alisava os cabelos antigamente?
Como se preparar uma solução álcool a 70%?
Como estudar interpretação de texto Enem?
Como manipular o ácido clorídrico?
Quanto o plano paga ao nutricionista?
Como é o ciclo de vida da traça?
Onde fica o diafragma da câmera?
Como podem ser classificados os processos?
Como manipular o cimento Sealer 26?
Como manda mensagem invisível no WhatsApp?
Qual é o objetivo do registro da relação Centrica em prótese Total?