Desigualdades em saúde se referem a quaisquer diferenças observáveis entre subgrupos (de nível econômico, escolaridade, local de residência, sexo, entre outras) dentro de uma população. Por sua vez, iniquidades são diferenças (ou desigualdades) consideradas injustas a partir de um juízo de valor.
O que é a disparidade na saúde? O conceito está atrelado às diferenças sociais que dificultam o acesso à saúde para grupos que convivem em um mesmo meio.
Problemas de acesso à assistência a saúde
Salas de procedimentos inteligentes, nanomedicina, nanobiotecnologia, farmacogenética, cirurgias robóticas, entre outros, são alguns exemplos. ... O profissional de saúde que desconhece esse cenário, além de desatualizado, contribui para o aumento da desigualdade na saúde.
A cobertura privada mostra ainda mais disparidades: 75% daqueles que a possuem recebem uma renda cinco vezes maior que o salário mínimo. Os das áreas de maior renda têm 80% de cobertura privada e só 2% no decil mais rico utilizam os serviços do SUS (OPS).
A conexão entre a produção acadêmica e ações do governo em nível local, através da parceria entre as ciências sociais e a saúde pública, é reconhecida como a melhor estratégia para atuar na redução das desigualdades sociais em saúde.
23 curiosidades que você vai gostar
As evidências empíricas produzidas pelas investigações das relações entre desigualdades sociais e saúde sugerem que a situa- ção de saúde é afetada pela posição social dos indivíduos e também pelas diferenças socioeconômicas da estratificação social.
A tributação direta ajuda a reduzir a desigualdade. Isto é, o imposto de renda e as contribuições obrigatórias para a previdência promovem igualdade. Os tributos têm um peso muito maior – na ordem de vinte vezes – do que todas as políticas de assistência social juntas.
Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.
Na saúde, um dos reflexos provocados pela desigualdade social é a incidência das chamadas doenças negligenciadas. Causadas por parasitas ou agentes infecciosos e com tratamentos já conhecidos, apresentam maior ocorrência nos países em desenvolvimento e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda.
Quem tem anemia falciforme pode ter vida normal?
Quem não pode tomar Citrus aurantium?
Como saber se o peixe morre por falta de oxigênio?
Quantos kWh gasta um ar condicionado de 12000 BTUs inverter?
Como é a rotina de um recruta do Exército?
Quanto de ferro tem no fígado de boi?
Quais são os bancos privados no Brasil?
Quais são os benefícios da água com limao e gengibre?
O que é genótipo Cite exemplos?
Como a pílula do dia seguinte pode falhar?
Quantas gotas tem 1 ml de Predsim?
Quem é o verdadeiro rei do Trono de Ferro?