A descoloração dos cabelos corresponde à remoção do pigmento dos fios e feita com a finalidade de clarear os cabelos e, para isso, são utilizados dois produtos: a água oxigenada, que abre a cutícula dos fios, e o descolorante, que penetra nos fios para remover a cor natural.
Em um recipiente, faça a mistura da água oxigenada com o descolorante em pó e, com um pincel, vá aplicando aos poucos em cada mecha do cabelo, desde a raiz até as pontas. Depois de 30 minutos, lave bem os cabelos com shampoo na água corrente, de preferência em temperatura fria para não danificar os fios.
Quando os fios continuam saudáveis, esse intervalo pode variar entre uma semana e quinze dias. Mas se os cabelos estiverem danificados, o ideal é esperar mais.
O cabelo descolorido costuma ser mais ressecado e frágil, ou seja, mais propenso à queda e a quebra. Isso ocorre porque a descoloração é um processo agressivo para a fibra capilar, que age retirando os pigmentos de cor do cabelo a fim de permitir que a cor nova possa ser colocada.
Para descolorir o cabelo mais rápido, o procedimento deve ser feito com produtos adequados. E o cabelo deve estar resistente e tratado. Se ainda assim o cabelo não descolorir, nos 50 minutos máximos de descoloração, o cabelo deve ser tratado e reconstruído para posteriormente fazer uma nova descoloração.
15 curiosidades que você vai gostar
Você pode acelerar o processo de descoloração das mechas ou pontas dos cabelos dirigindo-lhes ar quente do secador. Não esteja mais de 50 minutos com a mistura descolorante no seu cabelo. A técnica de descoloração pode não resultar bem em cabelos já pintados.
use secador de cabelos nas mechas para acelerar o processo. Isso pode causar sérios danos na fibra capilar e fazer com que a cliente nunca mais volte!
Uma descoloração feita de maneira errada pode acarretar em fios quebradiços, ressecados, porosos e sem brilho", explica Bruno. Outra questão comum para as mulheres que preferem procedimentos caseiros, é a insatisfação. "Muitas vezes, o resultado obtido não é o esperado.
No mínimo, deve-se dar um intervalo de dez dias entre um e outro. A oleosidade ajuda a proteger os fios e o couro cabeludo durante a descoloração. Então, ficar pelo menos dois dias sem lavar os cabelos pode ser bom. Vale usar um óleo vegetal antes de começar a química, que jamais deve ultrapassar os 40 minutos.
Isso acontece porque quando misturamos água oxigenada e pó descolorante, ocorre uma reação química que cria um vapor, tipo um gás que vai evaporando. Isso gera calor, que é perfeitamente normal desde que não esquente demais a ponto de sair fumaça.
Feito isso, divida o cabelo em 4 partes e aplique a mistura de pó descolorante com água oxigenada. Deixe agir por, aproximadamente, 40 minutos. É de extrema importância se atentar ao tempo, já que ele varia conforme o tom da sua raiz. Caso ela seja clara, deixe por apenas meia hora.
Já as madeixas que estão enfraquecidas (sem força), pode ser avaliada pela textura do fio: se ele estiver rígido, significa que está forte e pode aguentar uma química. Se ele fica ondulado após o teste de elasticidade, é sinal de que está super fraco.
Descolorir o cabelo preto é um processo bastante agressivo e, por isso, é recomendado que haja um intervalo de cerca de 30 a 40 dias entre um procedimento e outro.
Passo-a-passo para descolorir o cabelo
Escolha o descolorante, de preferência boas marcas e que sejam de coloração azul, que têm um melhor efeito descolorante e evitam que o cabelo fique muito amarelo. ...
Escolha a água oxigenada que irá reagir com o descolorante, de preferência estabilizada cremosa, no volume de 10 a 40.
A água oxigenada de 30 é perfeita para quem quer descolorir o cabelo.
Misture 50 ml de pó descolorante e 50 ml de água oxigenada 30 volumes. Mexa até virarem um creme homogêneo. Com a ajuda de um pincel, peça para a sua amiga aplicar o produto apenas da metade para baixo. A aplicação deve ser feita de forma suave e esfumada, evitando marcações - ou não, vai do seu gosto.
Isso porque o mix de pó descolorante, oxidante (água oxigenada) e papel-alumínio usado no clareamento danifica as madeixas, causando ressecamento e, em alguns casos, quebra. Depois de passar pelo procedimento, é preciso de muita hidratação para recuperar os fios.
Para ter cabelos fortes e saudáveis, a dica é apostar na hidratação. “Aproveite que está com um pouco mais de tempo, aplique uma máscara nos cabelos e deixe o tempo indicado para a sua ação”, explica. A hidratação deixa os cabelos mais macios e fortes, prevenindo quebras e danos em uma descoloração futura.
Caso você tenha decidido usar o pó descolorante em casa e não está com vontade de ficar loiríssima ou não gostou do resultado, pode ficar tranquila porque está liberado usar coloração ou tonalizante no mesmo dia.
Nesses casos, o segredo é fortalecer a fibra capilar mesmo antes da transformação no visual, apostando em produtos como o shampoo, condicionador e máscara Absolut Repair Gold Quinoa + Protein, de L Oréal Professionel - tudo para reparar os danos e, então, preparar os cabelos para mais uma sessão com o descolorante.
A boa notícia é que você pode, sim, fazer a mudança para o preto, mas é importante conhecer tudo sobre o processo para aderir à nova cor com segurança.
Para retirar os pigmentos escuros, é necessário fazer a decapagem. A decapagem é uma técnica que faz a limpeza da cor para que uma nova nuance seja aplicada. É voltada para retirar justamente os pigmentos artificiais de cabelos escuros e vermelhos.
O primeiro passo para identificar se o seu cabelo está saudável ou não é fazer uma análise superficial das madeixas. Procure por sinais simples como opacidade, pontas duplas, ressecamento, alta porosidade ou falta de elasticidade. Com apenas o toque e a visão, é possível perceber a maioria desses sinais.
O fio branco nada mais é do que a perda de pigmento dos cabelos, denominada cientificamente de canície. Isso ocorre porque o nosso organismo perde a capacidade de formar a melanina, proteína responsável pela cor dos melanócitos, que são as células formadoras da matriz dos cabelos.
Quanto ganha um professor eventual do Estado de SP 2020?
Qual o objetivo da horta na educação infantil?
Quanto custa em média um transfer de Goiânia para Caldas Novas?
Como trabalhar para o mercado pago?
O que é coordenação motora ampla exemplos?
Porque trabalhar o tema tartaruga na educação infantil?
Como pedir revisão da conta de luz Energisa?
Como trabalhar de recepcionista hospitalar?
Precisa de receita médica para fazer exame de gravidez?
Como um dentista entra no SUS?
Como trabalhar cores e formas na educação infantil?
O que posso descontar do aluguel?
Quanto tá a passagem de Joinville para Blumenau?
Como trabalhar como freelancer na internet?
Como ligar água em um terreno?