A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... A Companhia de Jesus havia sido fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no contexto da Reforma e da Contrarreforma religiosa.
A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium. Entretanto, o que se ensinava no Brasil Colônia era basicamente a primeira parte: as disciplinas associadas ao Trivium, como gramática e retórica.
Os jesuítas chegaram ao Brasil já em 1549, sob comando de Manoel de Nóbrega. O primeiro contingente acompanhou Tomé de Sousa, que atuou como primeiro governador-geral destas terras. Sua função era evangelizar, catequizar e reger a religiosidade das terras recém dominadas.
Os jesuítas defendiam a catequese como objetivo principal da colonização no Novo Mundo e como a única forma de civilizar os índios, esses, por sua vez, teriam a semente divina que se desenvolveria somente por meio da catequização.
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.
Os jesuítas cumpriram funções de catequização, ensino e produção econômica no Brasil. Durante a colonização do Brasil pelos portugueses, uma ordem religiosa cumpriu um papel de destaque na organização social da colônia: a Companhia de Jesus, ou simplesmente os jesuítas, como eram comumente conhecidos. Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega ...
Durante a colonização do Brasil pelos portugueses, uma ordem religiosa cumpriu um papel de destaque na organização social da colônia: a Companhia de Jesus, ou simplesmente os jesuítas, como eram comumente conhecidos. ... A educação dos colonos era rígida.
Por tal razão, os jesuítas tinham a preocupação de desenvolverem um amplo leque de atividades econômicas que englobava o empréstimo de recursos financeiros, a mineração, a venda de especiarias e o comércio de imóveis. Com o uso desses recursos, várias instituições de ensino eram mantidas gratuitamente no ambiente colonial.
Toda essa situação levou os jesuítas a entrarem em conflitos com os colonos, que tinham interesse na escravização indígena. As missões serviam como áreas protegidas da ação dos colonos, mas também resultaram em fonte de força de trabalho para os jesuítas que se enriqueceram com a exploração dos indígenas.
O que fazer quando um advogado nos engana?
Como faço pra tirar xerox na impressora HP C3180?
Tem como retirar um dos sobrenomes?
Como saber se sua habilitação está pronta?
Como solicitar precatório TJSP?
Como receber multa paga em duplicidade?
Como faço para tirar uma pessoa de uma foto?
Vai ter nova pausa no financiamento Caixa?
Como usar argila natural no rosto?
Quais os 5 tipos de ensino híbrido?
Como solicitar tarifa branca na Celpe?
Como fazer o Bluetooth ficar visível?
Como pedir reembolso Assim saúde?
Como conseguir a segunda via do Cartão Luiza?
Como fazer paleta mexicana na caixa de leite?
Qual hormônio devo tomar para criar corpo?