O Desfibrilador Automático Externo é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as, potencialmente letais, arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente.
A função do DEA é identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. O DEA efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax.
O desfibrilador externo automático ou DEA tem a mesma função que o equipamento manual, porém pode ser manipulado por leigos, pois seu funcionamento é mais simples.
O passo a passo de como usar o DEAIdentifique a necessidade de socorro. Ao identificar que uma pessoa está tendo uma PCR, inicie a massagem cardíaca. ... Ligue o DEA. ... Posicione os eletrodos. ... Conecte os eletrodos ao DEA. ... Aplique (ou não) o choque.
O uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) é indicado, portanto, quando houver sintomas que indiquem uma parada cardíaca. O equipamento é inteligente irá orientar o socorrista no atendimento de acordo com a possível arritmia.
30 curiosidades que você vai gostar
No caso do aparelho convencional, chamado de cardioversor, apenas médicos e enfermeiros podem manusear o desfibrilador. Por outro lado, o DEA é um aparelho bem mais simples, feito para funcionar de modo automático. Ele é intuitivo, podendo ser manuseado com segurança por praticamente qualquer pessoa.
Deflagre o choque e comece imediatamente depois a fazer a compressão cardíaca para que o coração comece a ter novamente a sístole e diástole fisiológica. A cada dois minutos, ele irá analisar o ritmo novamente e informar qual deve ser a próxima ação.
Uma vez que os cálculos sejam feitos, as pás do desfibrilador são carregadas —a energia do choque pode variar entre 50 e 200 joules, enquanto a tensão vai de 300 a 3.000 volts— e provocam uma descarga no corpo do paciente.
O desfibrilador é um equipamento que tem como função descarregar cargas elétricas na parede torácica (se for externo) ou nas fibras musculares do coração (se interno) de um paciente que se encontra em quadro de arritmia cardíaca.
3 tipos de desfibriladorDesfribilador Externo Automático.Unidade de Manutenção das Funções Vitais.Cardioversor Desfibrilador Implantável.Desfibrilador Wearable.
Em resumo, a diferença entre cardioversão e desfibrilação está no momento em que o choque elétrico deve ser aplicado. Enquanto o primeiro tem uma ação eletiva, o segundo faz parte de atendimentos emergenciais.
Em casos de parada cardíaca, o desfibrilador é uma ferramenta indispensável para evitar o óbito do paciente. Outras condições, como arritmias, fibrilação atrial ou ventricular e taquicardia, também são tratadas com o equipamento.
Antes de utilizar um DEA, certifique-se de que o paciente não está molhado. Caso esteja, seque-o. O eletrodo do desfibrilador também não pode ser colado sobre implantes de marca-passo e medicamentos adesivos, uma vez que pode haver interferência na corrente elétrica.
Hoje, são utilizados equipamentos em Unidade Emergencia e UTI, com cargas monofásicas que variam de 0 a 360 Joules ou Bifásicas de 0 a 200J. O DEA, Desfibrilador Automático Externo, é equipamento capaz de efetuar desfibrilação com leitura automática, independente do conhecimento prévio do operador.
Voltagem 110/220 Volts 50/60 Hz / 12 VDC/400 watts, bateria externa.
O DEA pode ser utilizado até mesmo em crianças, a partir de um ano de idade. A desfibrilação é indicada nos casos de parada cardiorrespiratória, com risco de morte, mas também no diagnóstico e tratamento de arritmias malignas, fibrilação atrial ou ventricular e taquicardia.
Desfibrilação - É a aplicação de um choque controlado visando à reversão de uma arritmia cardíaca associada a PCR (fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular).
Após o choque, a RCP deve ser reiniciada imediatamente, sendo mantida por mais 2 minutos ou por mais 5 ciclos de 30 compressões intercaladas com 2 ventilações assistidas. Após este período, o desfibrilador irá novamente analisar o ritmo cardíaco.
No que prestar atenção ao manusear o DEA
Um aviso muito importante é que ninguém pode tocar na vítima e no DEA, nem quem está manipulando o DEA, no momento de análise do equipamento e no momento de aplicação do choque.
O cardioversor age como uma terapia elétrica, interrompendo a arritmia e devolvendo o ritmo normal de pulsações. Importante salientar que o uso do cardioversor, diferentemente do desfibrilador, somente deve ser administrado por um profissional de saúde responsável.
A parada cardiorrespiratória ocorre quando o coração para de bater e a pessoa para de respirar. Nessa situação, a ajuda médica precisa ser acionada imediatamente, e enquanto o atendimento é aguardado, a massagem cardíaca deve ser iniciada para que o coração volte a pulsar.
O Cardioversor/Desfibrilador (CDI) é um equipamento implantável totalmente automático, capaz de detectar arritmias graves e tratá-las imediatamente através de estímulos elétricos. Quando o coração fica lento, o CDI funciona como se fosse um marca-passo convencional, corrigindo a bradicardia.
A cardioversão sincronizada é indicada para um paciente hemodinamicamente instável com TV, taquicardia supraventricular, flutter atrial ou fibrilação atrial (FA).
Ou seja, enquanto o desfibrilador funciona dando um pulso de choque através de eletrodos aplicados nas paredes torácicas do paciente, o cardioversor funciona através do choque no tórax, com o objetivo de despolarizar todas as fibras cardíacas de uma só vez.
Quanto tempo a soda cáustica faz efeito?
Quem tem prioridade na fila de transplante?
Qual a cor do escape na gravidez?
Porque a hemorroida fica sangrando?
Quem são os incapazes para o exercício da tutela?
Em quais bancos consigo pagar o IPVA?
Quando foi lançado o último álbum da Adele?
Como saber se tenho endometriose intestinal?
Quais os processos de multiplicação das leveduras?
Como fazer a conversão de medidas?
O que fazer em um encontro à tarde?
Qual combustível danifica menos o motor?
Qual é mais forte risperidona ou olanzapina?
Quanto é o prêmio da Fazenda 2021?
Como saber o servidor de um site?
Pode lavar o cabelo na água fria?