O que é controlador operador é encarregado LGPD?

Pergunta de Cátia Clara Cunha de Matias em 31-05-2022
(25 votos)

O operador é quem faz o tratamento e a armazenagem das informações em nome do controlador, que geralmente é a empresa. Já o encarregado é o profissional que recebe as reclamações, faz os esclarecimentos e toma medidas necessárias, além de orientar os demais funcionários sobre as diretrizes da LGPD.

Qual a diferença entre controlador é encarregado na LGPD?

De acordo com a LGPD, o encarregado é a “pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)”. O encarregado é a figura conhecida como DPO (Data Protection Officer).


O que é operador e controlador na LGPD?

“Cabe a ele determinar sua atuação, regras de acordo com seu modelo de negócios e seu legítimo interesse, em conformidade com a lei”, explica. Já um operador é uma pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

Quem pode ser encarregado LGPD?

Segundo a ANPD, o encarregado pode ser tanto um funcionário da empresa quanto um terceiro, inclusive uma pessoa jurídica, o importante é que o indicado possua conhecimento mínimo sobre o tema, bem como liberdade para exercer as suas atribuições.

Quem pode ser encarregado de dados?

Com relação à nomeação do encarregado — se interno ou externo — vale dizer que poderá ser alguém do jurídico ou de TI ou, um terceirizado (pessoa jurídica — DPO as a service), o qual deverá atuar de forma independente, bem como irá se reportar diretamente aos membros da alta administração.

Controlador operador e encarregado Quem é quem na LGPD? #manual em vídeo - Inscreva-se


26 curiosidades que você vai gostar

O que precisa para ser encarregado de dados?

Embora a lei não mencione nenhuma formação específica, as empresas têm exigido o curso de certificação DPO para desempenhar essa função, pois conforme mencionado, o DPO/Encarregado tem uma gama de responsabilidades a serem cumpridas e, perante ANPD, será o responsável pelo envio das informações, caso solicitado.

O que é controlador e encarregado?

Entenda as funções

O operador é quem faz o tratamento e a armazenagem das informações em nome do controlador, que geralmente é a empresa. Já o encarregado é o profissional que recebe as reclamações, faz os esclarecimentos e toma medidas necessárias, além de orientar os demais funcionários sobre as diretrizes da LGPD.

Quais são as responsabilidades do controlador?

O controlador, segundo a LGPD, possui responsabilidade ampla em relação ao tratamento de dados, de forma que responderá solidariamente por qualquer violação à legislação e/ou danos causados tanto pelo operador quanto por outros controladores que estiverem diretamente envolvidos no tratamento do qual decorreram danos ao ...

Quais as atribuições do encarregado definidas na LGPD?

A principal atribuição do DPO ou Encarregado de Proteção de Dados é a de garantir que a coleta e o tratamento de dados ocorram de acordo com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, bem como com as principais normas e implementações de Compliance e Boas-Práticas na área.



Outras questões

Como foi criada a cadeira elétrica?

Como revisar o conteúdo estudado?

Como revogar a prisão preventiva?

Como se livrar de pessoas tóxicas?

Quando e como surgiu a arte do teatro?

Como consertar piso de cimento queimado?

Como é feita a técnica da xilogravura?

O que é um terço bizantino?

Porque as traças sobem na parede?

Quando surgiu a Renovação Carismática?

Como rezar anjo Guarda?

Como se livrar do withered Chica?

Para que serve o Salmo 90?

Como surgiu alimentação?

Onde surgiu a arte popular brasileira?

O que colocar na oração?

Como surgiram a República Federal da Alemanha?

Qual a relação entre Análise do Comportamento e behaviorismo radical?

Como fazer mudas por estaquia?

Como representar 5-4 fração?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com