As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo.
Elasticidade: capacidade da fibra muscular para retornar ao seu comprimento de repouso depois que a força de alongamento do músculo é removida (HAMILL e KNUTEZEN, 1999).
A elasticidade é a propriedade que consta na capacidade de se alongar. A Extensibilidade é a capacidade do tecido ser estirado e aumentar o comprimento. A Irritabilidade é a capacidade do tecido de responder a um estímulo. A Plasticidade implica em deformações permanentes ou ¿temporariamente permanentes¿.
Elasticidade é a capacidade que as fibras musculares possuem de retomarem o seu tamanho quando são comprimidas ou distendidas.
O tecido muscular é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de ...
15 curiosidades que você vai gostar
Função do tecido muscular
O tecido muscular é responsável pela contração muscular, característica conferida pela presença dos filamentos proteicos de actina e miosina. Esses filamentos utilizam a energia proveniente das moléculas de ATP (adenosina trifosfato) para a realização do processo de contração.
As fibras musculares são mantidas unidas devido ao tecido conjuntivo. Este tecido permite que a força de contração, gerada por cada fibra individualmente, atue sobre o músculo inteiro. Além disso, o tecido conjuntivo nutre e oxigena as células musculares e transmite a força gerada na contração aos tecidos vizinhos.
As miofibrilhas são organelos tubulares dispostos em feixes longitudinais que preenchem quase totalmente o citoplasma das células musculares, em contacto com as extremidades do sarcolema (a membrana celular destas células) e são responsáveis pela sua contratibilidade.
A flexibilidade corporal é a nossa capacidade de movimentar o corpo, por meio de uma ampla variedade de movimentos, sem distender músculos, articulações e sentir dor. Essa característica está diretamente ligada à habilidade de realizar tarefas do dia a dia.
O trabalho de flexibilidade melhora o desempenho físico, reduz o risco de lesões e as dores musculares, promove melhora significativa da postura, aumenta o fluxo sanguíneo e conseqüentemente melhora nutrição muscular e também a coordenação motora.
Elasticidade: E a capacidade que os músculos têm de aumentar seu comprimento e recuperar sua dimensão inicial. Contratilidade: É o encurtamento do músculo sem que seu volume varie. ... Como o músculo é formado por muitas fibras, sua contração é maior ou menor, dependendo do número de fibras recrutadas na contração.
Membrana fibrosa que reveste os músculos e o crânio por baixo do couro cabeludo (aponevrose epicraniana).
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
A principal característica da titina é a sua elevada elasticidade, que lhe permite distender-se e encurtar-se regulando assim o comprimento do sarcômero e a função muscular. Para comprimentos sarcoméricos fisiológicos, a titina constitui o principal determinante da tensão passiva dos cardiomiócitos.
A nebulina regula as interacções entre a actina e a miosina, através da inibição da actividade da ATPase de maneira cálcio-calmodulina dependente. Mutações na nebulina causam alguns casos da patologia autossómicas recessiva miopatia nemalínica.
Para desenvolver uma boa elasticidade, é importante adotar estratégias que auxiliem no processo. Independentemente da atividade exercida, é preciso alongar-se diariamente. Além de melhorar a postura e reduzir a rigidez muscular, ter um corpo mais flexível ajuda a prevenir o surgimento de possíveis lesões.
A flexibilidade é um importante componente do condicionamento físico e tem muitos efeitos positivos sobre o corpo. Por exemplo, melhora a mobilidade, a postura, a coordenação muscular e reduz o risco de lesões e dores musculares. Ela até ajuda na “forma” em geral.
O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.
O alongamento realizado com um volume de 30 segundos aumenta a ADM articular na maioria dos adultos, ou seja, 30 segundos é o suficiente para melhorar a flexibilidade (3 – 8). Parece haver pouco benefício adicional aumentando o tempo de alongamento para mais que 30 segundos (1, 6 – 8).
Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina. Entre essas proteínas, a actina e a miosina são encontradas em maior quantidade.
Sarcômero é a unidade que se repete nas miofibrilas e é composto pelas proteínas actina, tropomiosina, troponina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos). É a repetição dessa unidade, o sarcômero, que dá a característica estriada ao músculo, como evidenciado na imagem abaixo.
As linhas Z delimitam a unidade repetitiva das miofibrilas, o sarcômero, que apresenta a metade de duas bandas I e uma banda A central e mede 2,5μm de comprimento no músculo em repouso.
As células musculares são conhecidas como fibras musculares ou também como miócitos.
Características do tecido muscular
O tecido muscular apresenta células com capacidade de contração, sendo também chamadas de fibras musculares. Essas células, ou fibras, são alongadas e apresentam grande quantidade de filamentos de proteínas contráteis, como actina e miosina.
Para além do seu tamanho e forma, estas células têm ainda outra particularidade: são preenchidas por feixes longitudinais de miofibrilas, responsáveis pela contracção muscular. As fibras musculares podem ser agrupadas de acordo com o tipo de tecido que compõem: músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco.
Quais são os métodos que compõem a dialética?
Qual a melhor marca de colchões do mercado?
Quais as classificações da matéria?
Quanto tempo o Hapvida libera uma cirurgia?
Pode colocar pneu 1.75 na dianteira e 185 na traseira?
São exemplos de plataforma de desenvolvimento Java?
Em que idioma deve ser escrito o nome científico de uma espécie?
O que preciso saber para ser um DevOps?
Quais são as principais obras e autores do trovadorismo?
Qual a finalidade de descrever?
O que fazer quando cai acetona no sofá?
Qual o objetivo do tratamento térmico de recozimento para alívio de tensões?