A contração, a geração de tensão pelo músculo, é um processo ativo que necessita de energia fornecida pelo ATP, já o relaxamento é a liberação da tensão que foi produzida durante a contração. Do ponto de vista morfológico, pode-se diferenciar entre músculo esquelético, músculo cardíaco e músculo liso.
O termo relaxamento muscular designa o fenômeno fisiológico de distensão da musculatura que ocorre tanto naturalmente, como após uma contracção muscular, quanto por ação de medicamentos, como no caso de anestesia. O relaxamento muscular também pode ser obtido através da prática de uma técnica de relaxamento.
A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular. Em condições de relaxamento, ou seja, enquanto o músculo está descontraído, este ponto de conexão entre os filamentos está ocupado por uma terceira proteína denominada tropomiosina, que envolve filamentos de actina.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).
41 curiosidades que você vai gostar
Existem dois tipos de contração, a concêntrica e a excêntrica. De uma forma simplificada, na contração concêntrica o músculo acelera um movimento e na excêntrica o freia.
Contração isotônica dividida ainda em: contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força; contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo.
O impulso nervoso propaga-se pelo neurônio e atinge a placa motora. A membrana da célula muscular recebe o estímulo. Gera-se uma corrente elétrica que se propaga por essa membrana, atinge o citoplasma e desencadeia o mecanismo de contração muscular.
O mecanismo de contração muscular faz com que as fibras consigam encurtar o seu tamanho. Essa ação é possível graças a estímulos nervosos e às proteínas actina e miosina, que deslizam uma sobre a outra.
Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células.
No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.
Tipos de contração na gravidez
De modo geral, existem dois tipos de contração: as que acontecem na hora do parto e que indicam o momento em que o bebê vai nascer, e as contrações de treinamento, também conhecidas como “contrações de Braxton Hicks”.
Assim, durante a realização de um movimento, enquanto alguns músculos se contraem outros relaxam. Basicamente durante a contração de um músculo observamos certa “diminuição no seu tamanho” enquanto que durante o seu relaxamento, observamos um “aumento no tamanho” do músculo.
Como o próprio nome diz, os relaxantes servem para “acalmar” as fibras musculares que estão tensas e doloridas em alguma região específica do corpo. Além de agir nos músculos, o princípio ativo também atua no sistema nervoso, onde bloqueia a transmissão dos impulsos de dor, que seriam interpretados pelo cérebro.
10 benefícios do relaxamentoRelaxar…Melhora a saúde do coração. ... Melhora a disposição. ... Fortalece o sistema imunitário. ... Melhora a memória. ... Reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ... Reduz o risco de depressão. ... Ajuda a manter o peso adequado.
Os relaxantes musculares são uma classe de fármacos composta por substâncias que atuam sobre o sistema musculoesquelético diminuindo o tónus muscular. É usado para aliviar sintomas tais como espasmo muscular, dor e hiper-reflexia, como no tratamento de fibromialgia.
Os filamentos de actina e miosina apresentam uma alta afinidade eletrônica, estabelecendo ligações estáveis, o que recebe o nome de ponte cruzada. Ambos os filamentos se organizam de tal forma que os finos podem se deslizar sobre os grossos, encurtando as miofibrilas, o que leva à contração das células musculares.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.
Existem três tipos de ações: ação isométrica, concêntrica e excêntrica.
O mecanismo de contração da fibra muscular lisa se dá através de deslizamentos dos miofilamentos. Sem túbulos T e com o retículo sarcoplasmático (RS) extremamente reduzido, essas fibras têm as numerosas vesículas de pinocitose desempenhando um papel importante na entrada e saída do íon cálcio.
O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.
O processo de contração do músculo liso é ativado pelo íon cálcio e a combinação entre cálcio e calmodulina ativa a miosina quinase a qual fosforila as cadeias leves de miosina, que fixa os filamentos de actina e realiza a contração muscular.
Em outras palavras, uma contração isotônica é aquela que produz o mesmo grau de tensão durante o encurtamento, ao superar uma resistência constante.
Concêntrica: Quando realiza a força de contração muscular, em que o músculo diminui seu tamanho aproximando a origem da inserção. Excêntrica: Quando realiza força alongando o comprimento dos músculos, distanciando a origem da inserção, uma reação oposta ao concêntrico. É a “volta” do movimento.
Contração Isométrica
Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica. As contrações isométricas são muitas vezes chamadas de contrações estáticas ou de sustentação, normalmente é usada para manutenção da postura.
Quantas horas o enfermeiro pode trabalhar?
Quanto tempo o juiz demora para dar a sentença contra o INSS?
Como funcionam os sobrenomes nos Estados Unidos?
Como funciona o mergulhar com snorkel?
Como otimizar a lavagem de louça?
Como reinstalar o Google Chrome no notebook?
Como relaxar a musculatura da bexiga?
Como soltar a musculatura do quadril?
Qual rejunte usar no tijolo ecológico?
Como afrouxar elástico da máscara de tecido?
Como lançar uma nota fiscal complementar de ICMS?
Quais são as medidas essenciais para avaliação de feridas?
Qual a relação entre meio ambiente e engenharia?
Como era o homossexualismo na Grécia?
Como desbloquear maquininha rede?