A cozinha com ilha, além de ser hoje uma tendência na arquitetura e decoração, é ideal para quem ama cozinhar pertinho da família ou dos amigos. Ela funciona como uma ilha. Ou seja, o móvel fica isolado no meio do ambiente. Isso permite que as pessoas circulem livremente por todos os lados da bancada.
A ilha serve para preparar refeições e separar a cozinha da sala de jantar. Inteiramente funcional, o projeto acima descreve plenamente o conceito de cozinhas com ilha. O posicionamento da ilha permite melhor aproveitamento do espaço.
Portanto, uma ilha de cozinha ideal deve ter pelo menos 90 centímetros de largura e pelo menos 120 centímetros de comprimento para acomodar armários duplos ou uma bancada suspensa. Uma cozinha grande o suficiente para acomodar uma ilha deve ter pelo menos 4 metros de comprimento.
A ilha da cozinha deve seguir a mesma altura da bancada da pia, em média 90 centímetros de altura. Para a largura e o comprimento não existe uma regra, vai depender do projeto e da funcionalidade que você deseja dar à ilha.
As ilhas são estruturas muito úteis nas cozinhas. Podem ser usadas de diferentes maneiras, como para refeições rápidas, superfícies auxiliares na preparação de alimentos, armazenamento ou para incluir a pia e eletrodomésticos. ... Assim fica mais fácil imaginar como é possível ter uma cozinha com ilha na sua casa.
21 curiosidades que você vai gostar
A partir de R$ 150 mil é possível comprar uma ilha, por exemplo, a partir do catálogo da empresa Vladi Private Islands, especializada em negócios envolvendo ilhas.
Existem muitas opções de materiais destinados a serem usados nas ilhas nas cozinhas. A sua escolha será determinada pelo efeito desejado e o preço entre os materiais. Os mais comuns são ardósia, aço inoxidável, concreto, epóxi, granito, laminado, madeira, mármore, pedra-sabão, porcelanato e resina plástica.
Aposte em terrários e objetos de vidro para deixar a cozinha mais elegante. Como deixar vasos de plantas na ilha pode tirar um pouco da funcionalidade da cozinha, uma opção para quem não abre mão de um verde no espaço são os terrários. A ideia é trazer a natureza para mais perto sem atrapalhar as atividades da cozinha.
De acordo com o Código de Obras e Edificações (COE) de 2017, a cozinha deve ter pé direito mínimo de 2,50m. Não existe área mínima, mas é obrigatório que caiba um círculo de 1,50m de diâmetro em qualquer cozinha.