O construcionismo entende que a realidade dos sujeitos deve ser concebida numa visão sistêmica e dinâmica, a dicotomia “mundo interno/ mundo externo” é então abolida (BERGER; LUCKMANN, 1995; VIGOTSKI, 1999; NOGUEIRA, 2001).
O Construcionismo Social desponta no meio das práticas clínicas emergentes do final do século XX e do início século XXI como uma perspectiva teórica que lança seu foco sobre processos relacionais e discursivos a partir dos quais as pessoas constroem a si mesmas e o mundo em que vivem (Guanaes, 2006).
De uma forma geral, o Construcionismo pode ser entendido como um conjunto de idéias (ou uma teoria) que estuda o desenvolvimento e o uso da tecnologia, em especial, do computador, na criação de ambientes educacionais.
Movimento artístico de vanguarda, o construtivismo surgiu na Rússia, no início do século XX, e se estendeu pela Europa. O seu aparecimento está ligado ao desenvolvimento da ciência e ao surgimento de máquinas.
Em linhas gerais, o Construtivismo destaca os interesses e habilidades das crianças para atingir metas educacionais específicas em diferentes idades. Enquanto isso, o Construcionismo centra-se na forma de aprendizagem.
29 curiosidades que você vai gostar
Sendo assim, pode-se entender o Construcionismo como uma vertente do Construtivismo onde o conceito de aprendizagem fundamentado na construção do conhecimento permanece válida, porém o estudante constrói seu conhecimento a partir do fazer, criando objetos concretos e compartilháveis.
Modelo Instrucionista CONHECIMENTO Adquirido por meio da instrução. A única maneira de melhorar o conhecimento do aluno sobre determinado tópico é ensinar mais sobre aquele tópico. 3. Modelo Construcionista CONHECIMENTO Ênfase na construção do conhecimento e não na instrução.
O construcionismo é uma teoria proposta por Seymour Papert, e diz respeito à construção do conhecimento baseada na realização de uma ação concreta que resulta em um produto palpável, desenvolvido com o concurso do computador, que seja de interesse de quem o produz.
O construtivismo nas artes foi um movimento estético que começou na Rússia, pouco tempo após a Revolução Russa de 1917. Ele foi fruto das vanguardas europeias do século XX, além de ter tido forte influência da arquitetura.
Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
A Psicologia Social Crítica situa o saber psicológico em geral como uma forma de entender, guiar e regular a vida cotidiana, procurando compreender e explicitar quais são os meios pelos quais uma "cultura psicológica" (Parker & Burman, 2008) é difundida e instituída, sendo instalada para além do conhecimento acadêmico ...
Pode-se livremente classificar de construcionista social qualquer abordagem que tenha na base um ou mais dos pressupostos que Gergen (1994) considera como fundamentais para uma ciência construcionista social, tais como: Posição crítica diante do conhecimento concebido como “verdade”.
A metodologia Construtivista foi fundada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). De acordo com essa abordagem, o conhecimento é construído pela criança, por isso o nome “construtivista”.
As primeiras escolas a adotar a prática em território nacional datam da década de 80, com notória inspiração na Escola da Ponte, instituição pública portuguesa que foi criada por José Pacheco em 1976 e não possui divisão de alunos por classe ou série.
Principais representantes
Os principais artistas do Construtivismo russo foram: Vladimir Evgrafovič Tatlin (1885-1953): artista plástico, escultor, arquiteto e cenógrafo ucraniano. ... Naum Neemia Pevsner, “Naum Gabo” (1890-1977): pintor, escultor e cenógrafo russo.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
1 → O que diz a teoria de Vygotsky
Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. ... É a partir dela que conseguimos interagir, nos comunicar e nos fazer entender — e mesmo ela só é desenvolvida com o aprendizado.
O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano. ... Portanto, a aprendizagem é um resultado adaptativo que tem natureza social, histórica e cultural.
O que é o construtivismo? A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
A Aprendizagem Criativa é uma abordagem pedagógica que busca desenvolver conexões pessoais na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando, assim, despertar os interesses dos estudantes.
A avaliação formativa é uma prática que estimula a visão panorâmica do ensino-aprendizagem. Ainda que o aluno continue sendo o foco deste processo, essa avaliação reflete, também, a prática pedagógica do professor. ... Muitos professores certamente já fazem a essa avaliação – intuitivamente ou não.
O movimento que desembocou no estabelecimento do Construcionismo Social teve seu início no ambiente acadêmico norte-americano da década de setenta, quando o Behaviorismo e seus pressupostos ontológicos e metodológicos se viam questionados por todos os lados.
A escola construtivista
Desta forma, o construtivismo é uma visão filosófica que descreve como os alunos e seus professores interagem, como o tempo e o espaço da sala de aula são usados e como o controle dentro da sala de aula está em um estado de equilíbrio entre professor e alunos.
Entre os mais importantes princípios da metodologia construtivista estão: Entender o aluno como centro do processo de aprendizagem; ... O educador coloca o aluno diante de situações que o direciona para a busca por soluções e, desta forma, para a construção do seu próprio conhecimento.
O construtivismo é uma visão da aprendizagem baseada no princípio de que o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente dado pelo professor na frente da sala aos alunos em suas mesas. Em vez disso, o conhecimento é construído pelos alunos através de um processo ativo e mental de desenvolvimento.
Quanto ganha arbitro de futebol?
Que aplicativos posso apagar do android?
Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal?
Como se escreve 14 por extenso?
Como estimular equipe de vendas?
Como se escreve 1.000 00 por extenso?