Condroma é uma neoplasia benigna que se origina da cartilagem. As células tumorais parecem condrócitos normais e produzem matriz cartilaginosa(cartilagem) alargando e debilitando o osso afetado, aumentando assim o risco de fraturas.
O condroma extraesquelético ou de partes moles é um tumor cartilaginoso benigno de crescimento lento, que provavelmente origina-se do estroma fibroso e não dos tecidos ósseos ou cartilaginosos maduros1. Essa lesão acomete preferencialmente mãos e pés em 90% dos casos, sendo os quirodáctilos o local mais acometido2-4.
Ele normalmente se origina nos ossos, mas em algumas situações pode estar em partes moles. Este tumor é mais frequente nos ossos da bacia, do quadril e no ombro. Assim como em outros tipos de câncer, o condrossarcoma pode se espalhar para outros locais do corpo, o que chamamos de metástases.
A ocorrência do condrossarcoma está relacionada com alterações genéticas, acontecendo em ossos considerados normais e, por isso, esse tipo de condrossarcoma é conhecido como condrossarcoma primário.
Nas metástases osteolíticas ou líticas, as células cancerígenas dissolvem o osso tornando parte dele menos densa. As metástases osteoblásticas ou blásticas fazem com que uma área do osso pareça mais densa ou esclerótica. Nas radiografias, essas alterações aparecem como manchas mais brancas que o osso ao seu redor.
37 curiosidades que você vai gostar
Fibrossarcoma. É um câncer do tecido fibroso, que geralmente afeta as pernas, braços ou tronco. É mais comum em pessoas entre 20 e 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na infância.
Rabdomiossarcoma é um tumor maligno que surge de células que desenvolvem os músculos estriados da musculatura esquelética. Faz parte do grupo de sarcomas de partes moles, sendo o tipo mais comum na infância.
O leiomiossarcoma (LMS) é um tumor raro que ocorre em aproximadamente 1% de todas as malignidades uterinas, entretanto ocupa em torno de 70% de todos sarcomas uterinos e contribui para um número significante de mortes por sarcomas uterinos.
la se espalha pela corrente sangüínea e pode afetar os pulmões, o fígado, os vasos sangüíneos ou qualquer outro tecido mole do corpo. A causa exata do leiomiossarcoma não é conhecida, embora fatores genéticos e ambientais pareçam estar envolvidos. É mais freqüentemente encontrado no útero ou no abdômen.
Como o intemperismo físico contribui para o intemperismo químico?
O que fazer para deixar a voz mais feminina?
Como o esporte movimenta a economia?
Como funciona o financiamento de um apartamento?
Como medir o tamanho para roupa?
Por que o inglês se tornou uma língua universal?
Como fazer os anéis de Saturno em uma maquete passo a passo?
O que colocar em cursos no currículo?
Como o governo ganha dinheiro?
Qual a quantidade de matéria que existe num corpo?
O que acontece com o irmão de Jônatas?
Como posso habilitar a virtualização VT no meu PC?
Quais os impactos do individualismo na sociedade atual?
Como fazer a descrição de um texto?
O que o município ganha priorizando a primeira infância?