O estudo cinético da concentração dos reagentes aborda como a quantidade de moléculas dos reagentes pode influenciar a velocidade de uma reação. A Cinética Química é o ramo da Físico-Química que estuda a ocorrência e os fatores que influenciam a velocidade de uma reação química.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:Onde M = concentração em mol/L. ... ou se referindo ao soluto:Podemos substituir o valor de n1 na fórmula da concentração em mol/L e teremos:
Entre os principais fatores que alteram a velocidade das reações está a concentração dos reagentes. Geralmente, um aumento na concentração dos reagentes aumenta a rapidez de uma reação. Por exemplo, na figura acima vemos que uma palha de aço queima de forma moderada quando está em contato com o ar.
O efeito da concentração na velocidade das reações pode ser observado quando aumentamos a concentração de um ou mais reagentes, e a reação ocorre com maior rapidez. A velocidade das reações químicas é estudada pela Cinética Química.
Quando a concentração do reagente triplica (1a para a 3a linha) a velocidade inicial também triplica. Portanto, a velocidade da reação em temperatura constante é proporcional a variação da concentração do reagente.
26 curiosidades que você vai gostar
Assim, o aumento da concentração dos reagentes faz com que se tenha uma maior quantidade de partículas ou moléculas confinadas num mesmo espaço. Isso aumenta a quantidade de choques entre elas e aumenta também a probabilidade de ocorrerem colisões eficazes que resultem na ocorrência da reação.
* Concentração: um aumento na concentração dos reagentes acelera a reação, pois haverá um maior número de partículas dos reagentes por unidade de volume, aumentando a probabilidade de ocorrerem colisões efetivas entre elas; * Pressão: Esse fator interfere unicamente em sistemas gasosos.
A velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície de contato e catalisadores.
O Ácido sulfúrico praticamente não influencia na velocidade da reação, deste modo, a ordem sendo zero (m=0). Por exemplo, quando tem alta variação nas concentrações do ácido, o tempo praticamente não muda, sendo assim, um determinante de ordem zero.
Assim, quando aumentamos a pressão sobre o sistema, o volume diminui e as moléculas ou partículas dos reagentes ficam mais próximas umas das outras, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de colisões entre essas partículas e, consequentemente, a velocidade da reação aumenta.
Reagentes para laboratórios são utilizados durante processos de preparação da amostra e análises com o intuito de provocar uma reação química. Eles funcionam como potencializadores ou então estimuladores para que determinada reação aconteça.
O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
Concentração de soluçõesd = m = m + m. V = volume da solução.C_n = n_1 cdot V, sendo, m = massa de soluto em solução (g) M = massa equivalente a 1 mol do mesmo.T = mm ou T = VV. m = massa de soluto em solução (g) V = volume do soluto. m e V = massa e volume da solução respectivamente.
Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.
A concentração em quantidade de matéria, ou seja, em mol/L, é feita dividindo-se a quantidade de matéria ou substância em mol pelo volume da solução em litros (M = n1/V).
O ácido sulfúrico funciona como catalisador da reação, aumentando assim a sua velocidade e diminuindo a energia de ativação. A reação deve ser conduzida a temperatura moderadamente elevada de maneira a, em simultâneo com o catalisador, aumentar a velocidade da reação.
Catalisadores são substâncias usadas para acelerar a velocidade de reações químicas, sem que elas sejam consumidas durante o processo. Em geral, um catalisador acelera uma reação pela diminuição da sua energia de ativação ou mudança do seu mecanismo próprio.
São esses fatores: Temperatura, concentração de reagentes, superfície de contato e catalisadores. Vamos analisar cada um separadamente: Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação química, uma vez que com o aumento da temperatura, o grau de agitação das moléculas reagentes aumenta.
Observe que, com o aumento da temperatura, ocorre um aumento da energia cinética média das moléculas, havendo uma distribuição dessa energia. Isso faz com que haja mais moléculas com energia suficiente para reagir, o que acarreta no aumento da velocidade da reação.
Observamos que a concentração dos reagentes é máxima e diminui porque eles estão sendo transformados em produtos. ... Quando o equilíbrio químico é atingido, a concentração das substâncias presentes na reação é constante, mas não necessariamente iguais.
O aumento da concentração dos reagentes e a diminuição da concentração dos produtos provocam o deslocamento do equilíbrio químico para a direita e vice-versa.
Concentração:
Um maior número de moléculas provoca um maior número de choques entre elas e, consequentemente, aumenta a velocidade da reação direta, favorecendo a formação dos produtos. Isso quer dizer que o equilíbrio foi deslocado para a direita. Com o tempo, o CO2(g) vai sendo consumido e sua concentração diminuirá.
Cálculos de Titulação
1º passo: Calcular o volume gasto na titulação. 2º passo: Calcular o número de mols de NaOH utilizados na titulação. 3º passo: Interpretar a estequiometria da reação. Pela estequiometria, para a reação ocorrer 1 mol de base deve reagir com 1 mol de ácido.
Quanto mais água acrescentamos, maior o volume de solvente e, por conseqüência, menor a concentração da solução. Em linguagem científica: se C=m/V, a concentração (C) é inversamente proporcional ao volume (V).
Exprime-se, vulgarmente, em percentagem (%). A expressão que permite calcular a percentagem em massa é: % (m/m) = (massa de soluto) / (massa de solução (soluto + solvente)) x 100.
Como faço para reinstalar o Google?
Como resgatar as Léguas do Cartão Submarino?
Como transformar dados de uma célula em várias linhas no Excel?
Como contar as orações de um texto?
Como transformar uma blusa velha?
O que fazer quando não tem guarda chuva?
Como se mede o tamanho de uma estrela?
Quanto tempo dura a adolescência do coelho?
Por que na natureza só existe teia alimentar?
Qual melhor aplicativo para transformar vídeo em mp3?
Para que servem os princípios de treinamento?
Quais as características da federação brasileira?
Como transformar uma fazenda em uma empresa?
O que são adjetivos pátrios gentílicos de exemplos *?
Como transformar uma frase em oração adjetiva?
Como se reza o ato de contrição?