Em química, um composto iónico ou composto iônico é um composto químico no qual existem Íons ligados numa estrutura gradeada através de ligações iônicas. Para formar um composto iônico é necessário pelo menos um metal e um não metal.
Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.
Compostos iônicos são aqueles formados por íons de cargas opostas através de interação eletrostática (forte), ou seja, para uma substância ser considerada iônica, deve possuir pelo menos uma ligação iônica na sua estrutura.
Compostos iônicos são formados por íons unidos por forças eletrostáticas, esse tipo de compostos, chamados de ligações iônicas, são ligações entre um metal e um ametal. O elemento metálico possui uma tendência a formar cátions, isto é, perde um elétron para o ametal, que o absorve, formando um ânion. Não pare agora...
O exemplo mais comum de um composto iônico é o cloreto de sódio NaCl, mais conhecido como sal de cozinha. Ao contrário dos compostos covalentes, não existe uma molécula de um composto iônico.
37 curiosidades que você vai gostar
Os compostos iônicos são aqueles que possuem uma ou mais ligações iônicas, mesmo que apresente várias ligações covalentes. ... Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula.
Significado de Ligação iônica
substantivo feminino Físico-química. Ligação química formada pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions); é comum que as ligações iônicas se formem entre um metal e um ametal; ligação eletrovalente.
Química
Escreve-se sempre primeiro o cátion e depois o ânion;
Visto que todo composto iônico é eletricamente neutro, as cargas individuais dos íons não precisam ser escritas;
Os números em subscrito que aparecem do lado direito de cada íon indica a proporção entre os átomos do cátion e os do ânion.
Os compostos covalentes são substâncias formadas quando dois ou mais elementos diferentes são unidos por uma ligação covalente. Uma ligação covalente é formada quando dois átomos não metálicos compartilham um elétron. Os átomos se unem na tentativa de se tornar mais estável.
Para construir o íon-fórmula ou a fórmula mínima de um composto iônico, é necessário primeiro conhecer a natureza dos elementos envolvidos e, depois, a sua necessidade em relação à teoria do octeto, isto é: Sobre a natureza dos elementos: se o elemento é um metal ou se é um ametal; Não pare agora...
Soluções iônicas e moleculares diferenciam-se porque a primeira possui íons e conduz corrente elétrica, já a segunda não possui íons, portanto, não é eletrolítica.
Em química, compostos moleculares são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares). Sua temperatura de ebulição é menor do que a do composto iônico, e não conduz corrente elétrica em nenhum estado físico.
Os sólidos iônicos são tipicamente duros, porém quebradiços. ... Como as ligações iônicas que mantêm estes íons unidos são muito fortes, este deslocamento de camadas é dificultado e em conseqüência os íons de cargas opostas começam a se aproximar uns dos outros.
Algumas das propriedades dos compostos iônicos são: Uma alta temperatura de fusão e ebulição geralmente devido a alta atração entre os íons. Como consequência, são sólidos duros, mas friáveis (quebradiços) e formam geralmente estruturas cristalinas à temperatura ambiente.
Características da Ligação Iônica
Ficam em estado sólido à temperatura ambiente e assim não conduzem eletricidade.
Sofrem dissociação quando dissolvidos em água (produzem íons livres que passam a conduzir eletricidade se em estado líquido ou aquoso)
A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.
1) Substância covalente – Sólido cristalino formado somente por ligações covalentes. Formam macromoléculas. 2) Substância molecular – São compostos que só apresentam ligações covalentes entre seus átomos, intramoleculares, mas não entre moléculas, intermoleculares.
Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente. Alguns exemplos desses compostos são: diamante (C), grafita (C), dióxido de silício (SiO2) e Carbeto de silício (SiC).
Para construir a fórmula de uma substância formada a partir da ligação iônica, devemos obedecer o seguinte padrão:
Determinar a carga do cátion;
Determinar a carga do ânion;
Cruzar as cargas, de forma que a carga do cátion seja o índice atômico (número à direita da sigla) do ânion, e vice-versa.
Como desenhar estruturas de Lewis
Determinar o número de elétrons de valência de cada átomo.
Determinar a posição dos átomos na estrutura: o hidrogênio fica na extremidade por ser monovalente.
Compartilhar os pares de elétrons dos átomos ao redor do átomo central, completando o octeto.
Fórmula estrutural é a representação utilizada para demonstrar cada uma das ligações covalentes existentes entre os átomos de uma molécula. ... As outras formas de representação são fórmula molecular e fórmula eletrônica de Lewis.
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
Exemplos de Ligações Iônicas
As ligações iônicas, geralmente estabelecida entre um metal e um ametal (não metal), formam os compostos iônicos: elementos sólidos, duros e quebradiços que apresentam alto pontos de fusão e ebulição, além de conduzirem corrente elétrica quando dissolvidas em água.
As ligações iônicas são formadas pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, cátions e ânions, com a transferência definitiva de elétrons.
Alguns sais são bastante duros e todos são quebradiços, pois são sólidos cristalinos. Muitos sais são solúveis em água e insolúvel em solventes orgânicos. ... Sais em soluções aquosas ou fundidos são condutores de corrente elétrica.
Qual a tolerância do radar de 50 km?
Quanto tempo vive um anão na vida real?
O que acontece com o núcleo atômico quando ele emite radiação alfa?
Para que ocorra a secagem do café Dois fatores têm de ser muito bem controlados?
Como funciona o laser na cicatriz?
Qual exame detecta a neuropatia?
Como e quando Arapiraca se formou?
Quantas calorias tem 8 uvas verdes?
O que é a pirataria na Internet?
Qual é a responsabilidade do cedente?
Como podemos reconhecer que uma área corre risco de desmoronamento?
Quanto ganha o manual do mundo?