Também chamado de “circular de cordão”, o cordão umbilical enrolado no pescoço é um fenômeno bastante comum. Sua principal causa é a movimentação do feto no útero durante a gestação. O que faz com que o cordão possa enrolar em qualquer parte do corpo do bebê.
Através do cordão umbilical passa o sangue fetal levando o oxigênio, hormônios, anticorpos e nutrientes que foram obtidos na placenta, vindos através do sangue materno. A presença de circulares de cordão é mais comum do que se imagina, podendo estar presente em até 40% dos bebês na hora do parto.
O cordão está ligado na placenta e a placenta fica conectada ao útero materno. Portanto não existe ligação do cordão na mãe, o que se conecta na mãe é a placenta. Observe que a placenta está ligada ao útero e o cordão liga o bebê a placenta.
As circulares de cordão umbilical estão presentes em 20-40% de todas as gestações. Trata-se de fenômeno natural que ocorre durante a gestação no qual o cordão umbilical envolve o pescoço do concepto. De um modo geral são consideradas condições benignas e excepcionalmente relacionadas a complicações perinatais.
Tanto é assim que muitas mães só são informadas de que seus bebês estavam com o cordão umbilical enrolado no pescoço após o parto. Cerca de 40% dos casos são detectados no momento do nascimento. O cordão umbilical pode ficar enrolado no feto durante qualquer momento da gravidez e em qualquer parte do corpo do bebê.
O cordão umbilical enrolado no pescoço do bebê é uma condição bastante comum, mas que despertou inúmeros mitos sobre as complicações que isso pode trazer para o parto e a vida do bebê. Logicamente, todas as ações para controlar esse incidente estão nas mãos de médicos, enfermeiras e parteiras.
Outra questão relacionada com o cordão umbilical é a “circular de cordão”, a qual pode desencadear problemas no momento do parto. Um cordão de tamanho normal pode enrolar-se pelo pescoço da criança sem causar, no entanto, nenhum problema ao bebê.
Como cortar o cordão umbilical. Antes do corte ser feito são colocados dois clampes no cordão umbilical, que são pequenas estruturas fixadoras. Eles são posicionados com uma distância de dez centímetros e, em seguida, o médico realiza o corte entre eles.
Como mudar o nome do servidor Windows Server 2012 r2?
Quantos dias e o atestado de amamentação?
Como mudar a cor do quadro no Trello?
Como funciona um assistente virtual?
Como passar no dentista pelo SUS?
Como funcionam os créditos do Ashley Madison?
Como funciona um vulcão por dentro e por fora?
Como trocar o nome do espaço digital da Natura?
Como funciona dentro do microondas?
Tem como mudar nome fantasia MEI?
Como é o primeiro dia em uma academia?
Como alterar o endereço da minha propriedade no booking?