A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, tem como objetivo geral proporcionar uma linguagem unificada e padronizada como um sistema de descrição da saúde e de estados relacionados à saúde.
Ela pode ser usada como uma ferramenta para política estatística, de pesquisa, clínica e social ou para fins educacionais e aplicada não apenas no setor de saúde mas também em setores como seguros, previdência social, trabalhista, educacional, econômico, desenvolvimento de políticas ou legislação, e no meio ambiente.
Para utilizar o Cif cremoso basta passar o pano na superfície que deseja limpar, lembrando que não é preciso esfregar, pois com pouco esforço as sujeiras serão eliminadas.
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) É uma ferramenta da Organização Mundial de Saúde (OMS) criada no ano de 2001. É uma das classificações da Família de Classificações Internacionais. Sua utilização deve ser complementar à Classificação Internacional de Doenças (CID).
A CIF é capaz de unificar a linguagemdiagnóstica em Fisioterapia e em outras áreas da Saúde Funcional, de forma a respeitaruma linguagem padronizada internacionalmente, criada pela Organização Mundial daSaúde.
No ano de 2001 foi aprovada e publicada pela OMS, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (3).
Os domínios contidos na CIF podem ser considerados como domínios da saúde e domínios relacionados com a saúde. Estes domínios são descritos com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade em duas listas básicas: Funções e Estruturas do Corpo. Atividades e Participação.
As barreiras limitam a funcionalidade e provocam incapacidade e os facilitadores melhoram a funcionalidade e reduzem a incapacidade de uma pessoa.
Os pontos fracos de CIF são: falta de controle de prazos e condições de entrega, se houverem roubos de carga a responsabilidade é de quem compra, necessidade de acompanhamento do trabalho da transportadora.
Os domínios contidos na CIF podem ser considerados como domínios da saúde e domínios relacionados com a saúde. Estes domínios são descritos com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade em duas listas básicas: Funções e Estruturas do Corpo.
Advocay e Empoderamento rático da CIF compartilha muito exemplos sobre como a CIF tem sido usada. O Manual Prático descreve casos de usoda CIF desenvolvidos desde 2001, e reúne experiências da aplicação da classificação e modelo em vários países e contextos desde que a CIF foi publicada.
Expressões como limitação funcional, incapacidade funcional e capacidade funcional são termos ambíguos de acordo com as definições da CIF. A CIF foi publicada no ano de 2001, traduzida para o português no ano de 2004 e teve sua segunda versão publicada no ano de 2015.
Este Manual Prático pressupõe um conhecimento básico da CIF, sua filosofia e seus princípios, além das habilidades e experiências necessárias relevantes para aplicações específicas, tais como a codificação usando a CIF.
Contando com uma perspectiva universal e unificada já que é um documento oficial da OMS, é o modelo taxonômico disponível mais abrangente para a abordagem e documentação dos fenômenos de funcionalidade e incapacidade na população (5). Quadro 1. Visão Geral da CIF. Fonte: OPAS, 2015 (6).
Quais as principais consequências fisiológicas do hipertireoidismo e como ele pode ser causado?
O que caracteriza uma bolsa periodontal?
Como um homem de Escorpião gosta de ser tratado?
Quais são os três principais planos que existem na área cinematográfica?
A pilula do dia seguinte pode ser tomada quantas vezes?
Quais problemas ambientais e o extrativismo mineral pode provocar?
Como se escreve 1 2 milhão em algarismos?
Como melhorar o engajamento no Instagram?
Qual remédio não pode misturar com álcool?
Qual o melhor horário para pescar na beira da praia?
O que é poríferos e cnidários?
Qual é o incenso usado na missa?
O que significa a palavra Sião?
Qual melhor tênis para dor no pé?