A chuva ácida é consequência da poluição atmosférica com óxidos ácidos que reagem com a água da chuva, produzindo ácidos fortes. A emissão de gases poluentes na atmosfera, como óxidos ácidos e gases de efeito estufa, tem causado graves problemas ambientais, sendo que um deles é a chuva ácida.
As principais consequências da chuva ácida são: O solo pode sofrer alterações quando a chuva ácida atinge a superfície, tornando-se acidificado. A contaminação do solo pode provocar também a contaminação de cursos d água, como rios e lagos e também de reservas subterrâneas de água.
A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.
Com um pH de 5 ou menos, ela é composta de diversos ácidos que quando caem na forma de chuva provocam danos ao solo, à natureza, às construções, carros e outros. Em excesso, pode causar extinção de animais e até vegetais, polui rios, fonte de águas e prejudica o ser humano com doenças pulmonares, por exemplo.
A chuva ácida também pode causar a corrosão de mármores e calcários e a oxidação de metais em monumentos históricos, como prédios e estátuas. Saiba mais sobre outro fenômeno ambiental causado pelo excesso de gases poluentes na atmosfera, o Efeito Estufa.
44 curiosidades que você vai gostar
HNO3, responsável pela acidez da chuva. A chuva ácida é produzida por óxidos: Dióxido de enxofre (SO2) e de nitrogênio (NO2), ambos derivados da queima de carvão, combustíveis fósseis e poluentes industriais.
Forma-se a partir da reação dos óxidos presentes nos gases poluentes com as partículas de água em suspensão na atmosfera, que dão origem aos ácidos que são depositados quando há precipitação. É composta comumente por ácido sulfúrico e ácido nítrico, derivados da reação dos óxidos de enxofre e nitrogênio com a água.
Chuva ácida é um tipo de precipitação que pode causar desequilíbrios ecológicos e consequências ruins para a economia. Chuva ácida é um conceito cunhado por Robert Angus Smith em 1872, em Manchester, no Reino Unido, e diz respeito a vários tipos de precipitação com pH ácido, incluindo chuva, nevoeiro, granizo e neve.
Chuvas ácidas estão mais controladas nos dias de hoje, porém ainda estão presentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e em áreas próximas a usinas termoelétricas, afetando principalmente a Mata Atlântica. Cidades com um alto número de automóveis também estão propensas às chuvas ácidas.
A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3).
Prejudiciais para o meio ambiente e para a sociedade em geral, a chuva ácida provoca várias consequências:contaminação do lençol freático;corrosão da pintura de carros e motos;extinção de animais e vegetais;surgimento de doenças pulmonares;empobrece o solo, causando erosão e destruindo lavouras e plantações;
Usar transportes colectivos. Utilizar fontes de energia menos poluentes - energia hidroeléctrica, geotérmica, das marés, eólica, nuclear, embora esta última cause preocupações em relação a possíveis acidentes. Purificar os escapes dos veículos - utilizar gasolina sem chumbo e adoptar um conversor catalítico.
As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...
Nos grandes centros urbanos, a chuva ácida acaba por reagir com o carbonato, material presente em mármore e muito utilizado em estátuas, monumentos e prédios. Essas construções passam, assim, a se degradar rapidamente. A chuva ácida também causa grandes danos aos seres humanos e em certos casos pode levar a morte.
A chuva ácida é um dos resultados imediatos do despejo excessivo de CO2 e gases tóxicos na atmosfera. Segundo a organização WWF (World Wildlife Fund), quase 40% do ecossistema europeu é afetado por esse fenômeno que está intimamente ligado à necessidade de se conter a utilização descontrolada de combustíveis fósseis.
QuímicaAs gotas de chuva absorvem o dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, proveniente da atmosfera poluída;O dióxido de carbono reage com a água através da reação: H2O + CO2 → H2CO3 ... Quando a água da chuva reage com os óxidos fica ácida, e o pH da água pura que era 7,0 passa para 5,6.
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio lançados na atmosfera pela poluição reagem com a água das chuvas e geram ácidos. A chuva ácida é um fenômeno causado pela poluição atmosférica.
Tipos de chuvaChuva frontal. As chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco. ... Chuva orográfica ou chuva de relevo. ... Chuvas convectivas ou chuvas de verão.
Tipos de chuvaChuva orográfica. A chuva orográfica, ou chuva de relevo, ocorre quando massas de ar úmido esbarram em obstáculos naturais como montanhas e serras. ... Chuva ciclônica. ... Chuva convectiva. ... Chuva ácida.
As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.
Algumas medidas que podem atenuar a formação de chuva ácida são: economia de energia, uso de transporte coletivo (diminuindo-se o número de carros, também diminui a quantidade de poluentes), uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre e purificação dos escapamentos dos ...
Apesar da chuva em equilíbrio com o gás carbônico já ser ácida, só dizemos que a chuva tem um excesso de acidez quando seu pH for menor que 5,6. O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera.
Porém, os óxidos ácidos mais perigosos, por formarem uma chuva ácida mais forte, são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3). Esses compostos reagem com a água e formam o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido sulfúrico é o principal vilão da chuva ácida, pois ele é um ácido muito forte.
Na natureza, a água reage com certos óxidos formando ácidos. ... Para a chuva ser ácida seu ph tem que ser menor que 5,6. O que faz a chuva atingir este pH é o aumento da concentração de óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera.
Como calcular o passo de um fuso?
Como é medido o índice de liquidez?
Como calcular a medida de um ângulo externo de um triângulo?
O que são séries de pagamentos diferidas?
Como calcular o volume de vazios do solo?
Como se candidatar a Universidade do Porto?
Que exame o fisioterapeuta precisou realizar para determinar o Tobin do paciente?
Quais são os métodos para saber a nossa porcentagem de gordura corporal?
Qual é o melhor remédio caseiro para gordura no fígado?
Como descobrir se uma pessoa se formou?
Como conectar Zoom por telefone?
O que é conjunto vazio unitário e universo?
Quando terminar um relacionamento amando a pessoa?
Quando uma pessoa pode surtar?
Qual exame para detectar epilepsia?
Como identificar uma obra de arte falsa?
O que fazer quando ele não está interessado?