Para diminuir a espessura da cicatriz de cesárea e deixá-la o mais uniforme possível, pode-se recorrer a massagens e tratamentos que utilizam gelo, como a crioterapia, e à base de fricção, laser ou vácuo dependendo da indicação de um dermatologista.
As pomadas que se podem usar após cirurgia, como cesariana, podem ser a Cicalfate ou a Dermazine, por exemplo, mas só se o médico autorizar.
A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).
A região onde estão os pontos da cesárea precisa de muita higiene. Tome banho normalmente, mas sempre com o curativo. Depois, refaça o curativo com cuidado, retirando as gazes molhadas, higienizando bem o local com álcool 70% e/ou o antisséptico receitado pelo médico.
Dr. Luiz Edmundo Motta Jr. Numa cirurgia onde tudo correu muito bem, isso pode acontecer. Faz parte do processo de recuperação e cicatrização.
38 curiosidades que você vai gostar
Cremes e pomadas para cicatrização depois da cesárea: pode usar? Cremes e pomadas para cicatrização não precisam fazer parte da rotina da mulher no pós-parto. Eles só devem ser usados com indicação médica, em casos de infecção.
Pomadas cicatrizantes: 9 melhores opções e quando usarSulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ... Gel de silicone. ... Sulfato de cobre e zinco. ... Colagenase. ... Dexpantenol. ... Fibrinolisina. ... Sulfadiazina de prata. ... Desoximetasona.
Pomadas cicatrizantes mais conhecidas1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ... 2 – Neosporin. ... 3 – Aloe vera. ... 4 – Cortisona. ... 5 – Fibrase. ... 6 – Colagenase. ... 7 – Nebacetin. ... 8 – Bepantol.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:Lavar a ferida e fazer um curativo. ... Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ... Manter a ferida elevada. ... Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ... Passar uma pomada cicatrizante.
Nebacetin® está indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo, nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas queimaduras ...
Os tipos de curativosCompressas. As compressas são muito comuns para tratar de uma ferida aberta, pois são protetivas contra choques mecânicos e absorvem muito bem os sangramentos. ... Curativos adesivos. Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. ... Ataduras. ... Curativo líquido.
5 Tratamentos para tirar Cicatriz AntigaMassagem terapêutica. ... Use o vácuo para soltar a cicatriz. ... Creme clareador. ... Creme com corticoide para diminuir o volume. ... Tratamento estético.
O uso tópico de pomadas e géis tem a função de atenuar os efeitos cicatriciais hipertróficos. Cada médico tem sua rotina pós cirúrgica. Normalmente seu uso se dá após 20-40 dias da cirurgia e se tudo tiver ocorrendo normalmente.
As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.
Algumas das pomadas cicatrizantes mais utilizadas geralmente são o Bepantol, o Nebacetin, o Cicalfate da Avène ou o Gel Cicatrizante Mederma, por exemplo. Estas pomadas só devem ser utilizadas com orientação do médico.
A cesariana tem um tempo médio de recuperação de 060dias. Sendo que a recuperaçõa também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 - 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital.
É recomendado que a paciente passe este momento inicial da hidratando a pele machucada com vaselina sólida ou outra indicação do seu médico. Depois disso, quando os pontos forem retirados, é indicado iniciar o tratamento com creme para fortalecer e estimular a revitalização da cicatrização.
A pomada cicatricure e qualquer outra pomada para cicatriz só devem ser utilizadas quando a ferida operatória já se encontrar cicatrizada, ou seja, não pode ter saída de sangue ou secreção e não pode ter área de deiscência (ponto aberto). Converse com o seu médico da indicação do melhor momento para o seu caso.
Três excelente remédios caseiros para eliminar ou atenuar cicatrizes de feridas recentes na pele são a babosa e o própolis, pois possuem propriedades que ajudam a fechar a ferida e a deixar a pele mais uniforme. Já para reduzir a casquinha e a coceira da cicatriz, o mel é um ótimo remédio natural.
De uma forma geral é, sim, possível remover ou suavizar bastante uma cicatriz, ainda que os resultados dependam de vários fatores, como a causa, o tempo, a profundidade e o tipo de pele.
Não é possível remover cicatrizes, porém é possível substituir cicatrizes de má qualidade (alargadas, retraídas, escuras, ...) por novas cicatrizes que podem ter um aspecto estético muito melhor e em alguns casos quase imperceptível.
A ferida, por ser aberta, acaba se transformando numa porta de entrada para agentes externos. É preciso criar uma barreira para que esses microrganismos não tenham passagem. Portanto, é muito importante fazer um curativo sobre a lesão, impedindo o acesso de agentes que podem contaminar a lesão.
1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama. 2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
A pomada de Nebacetin deve ser usada sobre a pele afetada, aplicando uma fina camada da pomada, de 2 a 5 vezes por dia, sempre nos horários estabelecidos pelo médico. É recomendado lavar a pele com água e sabonete neutro e secar bem com uma toalha limpa e seca, antes de aplicar a Nebacetin pomada.