Ouça em voz altaPausarO tratamento está diretamente relacionado à causa do refluxo de cachorro. Isso porque, boa parte das vezes, proporcionar uma alimentação balanceada, em quantidade adequada ao porte do pet, é suficiente para reduzir significativamente a frequência do problema.
Embora, muitas vezes, o cachorro com refluxo tenha regurgitação, enjoo e até vômito, nem sempre esses sinais estão presentes....Sinais clínicos de refluxo em cães
Ouça em voz altaPausarAssim como os humanos, o cachorro tem refluxo e pode precisar de algumas adaptações para aliviar o incômodo. Várias causas estão ligadas ao problema: uso de medicamentos, comer muito rápido, alterações na alimentação, obstrução e até mesmo fatores hereditários - como é o caso de algumas raças com predisposição.
Ouça em voz altaPausarO tratamento consiste na administração de protetores gástricos e, em alguns casos, de antieméticos. Há também alguns fármacos que aceleram o esvaziamento gástrico e podem ajudar a evitar o refluxo. Outro ponto importante é alterar o manejo alimentar.
Dicas simples para tratar o refluxo
Ouça em voz altaPausarUm dos motivos mais comuns é a velocidade com que o animal se alimenta. O filhote, quando começa a se alimentar de alimentos sólidos, pode não saber controlar a velocidade com a qual mastiga e engole. Por isso, pode ingerir pedaços grandes demais de ração, além de acabar engolindo muito ar.
Ouça em voz altaPausarEm alguns casos, o cãozinho come rápido demais e acaba regurgitando logo em seguida, situação bastante comum nos filhotes de cachorro. Já em outros, pode ser que tenha alguma obstrução na passagem que acaba impedindo o alimento de chegar ao estômago - e a reação natural é o animal regurgitar e expulsá-lo.
Ouça em voz altaPausarNo caso do cachorro com gases fedorentos, uma das causas mais comuns para a formação de gases é comer em ritmo muito acelerado. A ingestão de certos alimentos que não são tão facilmente digeridos pelos cachorros também pode dar origem ao problema.
Ouça em voz altaPausarEm alguns casos, o cãozinho come rápido demais e acaba regurgitando logo em seguida, situação bastante comum nos filhotes de cachorro. Já em outros, pode ser que tenha alguma obstrução na passagem que acaba impedindo o alimento de chegar ao estômago - e a reação natural é o animal regurgitar e expulsá-lo.
As causas do refluxo em cães e gatos podem ser congênitas, provocadas por algum medicamento e até mesmo quando a alimentação do pet é alterada. Não dá para prever quando a regurgitação irá acontecer. Às vezes ocorre alguns minutos após o animal comer, em outras situações pode demorar horas para se manifestar.
Já os problemas no esôfago propriamente dito, como a dilatação e as inflamações, podem ter origem em fatores que vão desde alterações congênitas até lesões causadas por corpos estranhos, passando por neoplasias e hérnia hiatal. Quais são os sintomas do refluxo em cães? Por si só, o refluxo em cães é um quadro que causa poucos ou nenhum sintoma.
Os remédios caseiros para tratar refluxo são feitos com limão, babosa e camomila, que acalmam o estômago e reduzem a acidez. Veja outras dicas.
No entanto, estes remédios não devem substituir as indicações do médico, sendo que o ideal é utilizá-los para complementar o tratamento indicado. O refluxo ocorre quando o líquido ácido do estômago sobe para o esôfago e em direção à boca, causando sensação de dor e queimação principalmente após as refeições.
Como solicitar contrato social na Junta Comercial?
Como saber se é mesmo aço inox?
Qual a diferença entre o taekwondo e o parataekwondo?
Quais os cuidados de enfermagem para pacientes com DPOC?
Para que serve a régua no desenho técnico?
Quanto pesa um carré de cordeiro?
Quais foram os principais acontecimentos do conflito?
Como escolher uma trena a laser?
Qual foi o primeiro milagre dos discípulos?
Como mudar o alfinete do Maps?
Qual a quantidade de salgadinhos para 150 pessoas?
Quem são os países desenvolvidos?
Quais os tipos de natureza da ação?
Qual dos aparelhos abaixo é utilizado em ortodontia Preventiva?