Blástula que significa "broto" ou blastocisto é uma esfera oca de células embrionárias, conhecidas como blastômeros, em torno de uma cavidade interna cheia de fluido chamada blastocele. É o nome dado ao segundo estágio de desenvolvimento de um embrião animal em embriologia.
A blástula é uma fase do desenvolvimento que ocorre após a fase de mórula. Caracteriza-se por ter forma arredondada, com uma cavidade (blastocele) cheia de líquido.
Blastulação é o processo de transformação de uma mórula em blástula. Depois que a mórula é formada, suas células (os blastômeros) começam a migrar para a região periférica, formando uma cavidade central chamada de blastocele. Isso ocorre porque as células começam secretar proteínas para o interior da mórula.
Após a fecundação o zigoto sofre sucessivas divisões mitóticas, originando a mórula. Posteriormente surge o blastocisto que se implanta no endométrio (parede do útero). Após novas divisões mitóticas a blástula transforma-se em gástrula que originará os folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme).
É a cavidade interna da blástula, cheia de fluido proteico, que se forma no hemisfério animal dos embriões de anfíbios e equinodermos, ou entre o epiblasto e o hipoblasto de embriões de aves, répteis e mamíferos.
45 curiosidades que você vai gostar
Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura. O processo de desenvolvimento embrionário é caracterizado por diversas fases, que variam entre os grupos.
Nos mamíferos, a blástula é chamada de blastocisto e é revestida por uma camada de células, denominada trofoblasto. Mais à frente no desenvolvimento, o trofoblasto será o responsável por dar origem à placenta. Na região interna do trofoblasto existe uma massa celular aderida a suas paredes.
Gastrulação é o processo em que os tecidos do embrião sofrem envaginações (aberturas ou desdobramentos) para formar os folhetos embrionários. ... Depois da fase de gastrulação acontece a neurulação. No processo o tubo neural do embrião é formado com a ajuda da notocorda.
O que é Morulação:
Processo embrionário que ocorre aproximadamente quatro dias após a fertilização.
Muitas alterações ocorrem, e chega-se, então, a uma nova etapa que sucede o estágio de blástula, essa etapa é a gastrulação que forma, portanto, a gástrula. A gastrulação consiste no processo de formação das camadas germinativas.
Gastrulação: Formação das camadas germinativas
Processo pelo qual o disco embrionário bilaminar é convertido em disco embrionário trilaminar (inicio da morfogênese). Durante a gastrulação ocorrem alguns eventos importantes como a formação da linha primitiva, camadas germinativas, placa precordal e notocordal.
Cavidade que se forma durante a fase de gastrulação do desenvolvimento embrionário de muitos animais, comunicando com o exterior através do blastóporo. Por exemplo, durante a gastrulação do ouriço-do-mar ocorre uma invaginação a partir da base da larva constituída pelos macrómeros vegetativos.
Existem quatro tipos principais de anexos embrionários: o saco vitelínico, o âmnio, o alantoide e o cório.
Em mamíferos, a blástula é conhecida como blastocisto, a blastoderme como trofoblasto e a massa interna de células recebe o nome de embrioblasto.
A blástula é uma fase inicial do desenvolvimento embrionário que ocorre quando o óvulo fertilizado se divide várias vezes, mas antes que suas células se tornem diferenciadas. Consiste de aproximadamente 128 células que formam uma camada esférica em torno de uma cavidade central cheia de líquido.
O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço celular originado entre o terceiro e quarto dia após a fecundação. Na segunda e última etapa ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células.
A gastrulação é uma etapa importante do desenvolvimento embrionário, pois é nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião.
Chamamos de neurulação o processo em que a placa neural e as pregas neurais são formadas, e o fechamento que forma o tubo neural. Neste processo, o embrião pode ser chamado de nêurula. ... Estas pregas fundem-se, originando o tubo neural, que se separa da ectoderme.
O trofoblasto é o conjunto de células que envolvem o embrião, na fase de blástula, responsável por erodir o endométrio do útero na implantação e originar a placenta.
A Neurulação
A placa neural aparece ao final da terceira semana de desenvolvimento embrionário humano sob indução do processo notocordal, como um espessamento do ectoderma que flanqueia a linha média do disco embrionário, cranialmente ao nó primitivo.
A diferenciação celular consiste em um conjunto de processos que transformam e especializam as células embrionárias. Após estas transformações, sua morfologia e fisiologia são definidas, o que as tornam capazes de realizar determinada função. Após a fecundação, a vida do organismo inicia-se com apenas uma única célula.
Assim, na gastrulação, há a diferenciação de células, e também aumento de massa do zigoto. A organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme.
À exemplo, as mudanças morfológicas no embrioblasto objetivam a formação de uma placa bilaminar, de formato quase que circular, composta de células achatadas. ... Esta placa é denominada disco embrionário.
Características. Animais dos filos Arthropoda (insetos, borboletas, libélulas), Annelida (vermes) e Mollusca (polvos, lulas, caramujos) são classificados como protostomados, ou seja, sua boca origina-se a partir do blastóporo.
Animais dos filos Echinodermata (estrelas do mar, ouriços) e Chordata (vertebrados) são classificados como deuterostomados, ou seja, seu ânus foi originado a partir do blastóporo. Como resultado, a boca destes animais é formada posteriormente, na região dorsal do embrião (em lado oposto ao blastóporo).
Quais são os aspectos emocionais?
Como os ratos conseguem andar nas paredes?
Como os povos germânicos estavam organizados a sua sociedade?
Qual a importância dos fungos para a saúde?
Quais são os povos conquistados pelos romanos?
Como são criados os indicadores?
Quais as três ordens dos répteis?
Como os répteis são classificados Cite uma característica cada grupo?
Como funciona o sistema digestivo dos bovinos?
Quais são as fases da Pré-história e as principais características do período Paleolítico?
Qual era a relação entre gregos e romanos?
Como funciona o sistema touch screen?
Como os seres humanos poderiam desenvolver a agricultura quando isso aconteceu?
Como é o sistema de ensino na China?
Como os seres humanos se movimentam?
O que é resgate de investimento?
Quais as características que levam à formação dos ventos?
Por que as pessoas necessitam alterar ou transformar o meio ambiente onde vivem *?