Basicamente univalves possuem conchas com apenas um componente. Um caramujo terrestre e inúmeros moluscos possuem esse tipo de concha. Os bivalves possuem basicamente duas conchas similares unidas por um ligamento.
Concha como a do búzio, com constituição idêntica à concha dos bivalves, mas formada por uma única valva, pelo que não existe ligamento.
Univalve
Na biologia, diz-se dos frutos capsulares de uma só peça, que abrem de um lado só. Também se refere aos moluscos que só têm uma valva.
Bivalvia é uma das classes do filo Mollusca. Bivalves são animais com o corpo protegido por uma concha que tem duas valvas. Em sua maioria são animais marinhos, mas também existem em ambientes de água doce. É dos bivalves que vem as pérolas.
São exemplo de bivalves os mexilhões, os pectinideos, as ostras e as vieiras. Atendendo ao número de espécies, os bivalves são a segunda classe de Moluscos, com cerca de 20 000 espécies distribuídas por águas doces e salgadas.
31 curiosidades que você vai gostar
Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas. Bivalves – Estes possuem o corpo formado por uma concha de duas partes chamadas de valvas. Este grupo é formado unicamente de animais aquáticos e vivem nos mares ou em água doce.
Em biologia, bivalvia (do latim bi, duplicado + valva, porta de duas folhas, valva) anteriormente Pelecypoda e Lamellibranchia, é a classe do filo Mollusca que inclui os animais aquáticos popularmente designados por bivalves.
Os bivalves são animais que têm uma concha composta por duas valvas, ou metades. Eles pertencem ao grupo dos moluscos. Existem cerca de 8 mil espécies de animais bivalves. Estão nesse grupo as vieiras, as amêijoas, os mexilhões, as ostras, os vôngoles e vários outros tipos de mariscos.
Ostras,Mariscos ou mexilhões são os representantes..
Os moluscos não bivalves possuem, ainda, uma estrutura chamada de rádula, uma camada externa, cheia de espinhos, da língua, que permite que esses organismos raspem o alimento para engolir.
Gastrópodes=sao moluscos que apresentam pé musculoso, localizado na parte de baixo do corpo, facilitando a locomoção do mesmo. Não sao todos que possuem concha e aqueles que possuem, apresentam apenas uma. Cefalópodes=grupo representado pele polvo, lula, sépias e náutilos.
Os gastrópodes constituem a classe mais biodiversificada e numerosa dos moluscos. Fazem parte desse grupo as lesmas, caramujos e caracóis.
Os cefalópodes são animais marinhos que apresentam como representantes as lulas, os polvos e os náutilos. Nesse grupo de moluscos, encontramos espécies que possuem conchas com câmaras, como os náutilos, espécies desprovidas de concha, como os polvos, e aqueles que apresentam concha reduzida e interna, como a lula.
concha. Cada concha vazia que encontramos na praia já abrigou algum dia um animal conhecido como molusco. Os mariscos, as ostras, as vieiras, os mexilhões, os vôngoles e as lesmas…
Oa animais que possuem conchas são as Lulas, ostras, mariscos, caracois, caranguejos, caramujos e outros.
Cada concha vazia que encontramos na praia já abrigou algum dia um animal conhecido como molusco. Os mariscos, as ostras, as vieiras, os mexilhões, os vôngoles e as lesmas são moluscos. As conchas desses animais são exosqueletos, ou esqueletos externos, que protegem seus corpos moles.
Nas espécies que se enterram no sedimento, as margens do manto estão unidas e a entrada e saída da corrente de água é feita através de dois sifões (um inalante e outro exalante). As partículas retidas são transportadas até à boca por um muco pegajoso, sendo depois digeridas ao longo do trato digestivo.
Quando precisa se alimentar, a ostra abre as conchas e suga a água para dela retirar seus nutrientes (plâncton, algas e alimentos diversos em suspensão) que ficam presos no seu muco e de lá são transportados até a boca.
Os gametas dos bivalves são acumulados na câmara suprabranquial para depois serem carregados para fora pelo fluxo de água para que ocorra a fecundação externa. O desenvolvimento é indireto, pois passa por estágio larvais de larva trocófora e véliger. Os bivalves de água doce geralmente têm fertilização interna.
Classe de moluscos que rastejam sobre um grande pé ventral, a maior parte das vezes providos de uma concha dorsal espiralada, e que vivem nos mares (búzio), na água doce ou nos lugares húmidos (caracol, lesma).
Sistema digestivo
A rádula dos gastrópode é geralmente adaptada ao alimento que a espécie ingere. Os gastrópodes com sistema digestivo mais simples são as lapas e abalones, herbívoros que usam sua rádula dura para raspar as algas aderentes às rochas sobre as quais vivem.
As lesmas são moluscos gastrópodes da sub-ordem Stylommatophora, que andam sobre o abdômen e que possuem respiração cutânea. Distinguem-se dos restantes gastrópodes, em particular dos caracóis, pela inexistência de concha externa proeminente.
Cefalópodes. Os cefalópodes não apresentam concha ou esta é interna. São exemplos de cefalópodes o polvo, lula e náutilos. São os moluscos mais complexos, dotados de sistema nervoso bastante desenvolvido e de olhos semelhantes aos dos vertebrados.
Cefalópodes são animais que tem os pés (podes) na cabeça (cefalo). Polvos e lulas fazem parte dessa classe (Cephalopoda) de moluscos. Todos os animais dessa classe são predadores marinhos.
Os moluscos são animais invertebrados que se destacam pelo corpo mole. Como representantes, podemos citar o polvo e a ostra. Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca, o qual recebe esse nome por incluir como representantes animais de corpo mole.