O professor explica que uma decisão ética deve ser autônoma, o que ele define como “dar a si próprio a própria lei”.
Autonomia, portanto, significa ter a opção de buscar fazer por conta própria. Assim, um trabalhador com mais autonomia é aquele que, a partir da cultura organizacional e dos parâmetros estipulados para a sua área de atuação, tem um pouco mais de liberdade para tomar determinadas ações.
O conceito de autonomia da vontade em Kant, i.e., a faculdade de a razão pura ser, ela mesma, promotora e seguidora de princípios práticos está no cerne da teoria moral kantiana, já que a autonomia da vontade é condição necessária para a Ética, tal como procuraremos demonstrar.
É a capacidade de decisão própria do que é, ou não, correto moralmente, levando em conta valores relevantes que foram internalizados e o respeito que antes era unilateral, dá lugar ao respeito mútuo e recíproco.
A origem da palavra remete à ideia de que ter autonomia é ser capaz de criar ou seguir suas próprias normas, já que a sua raiz grega indica que “auto” = próprio e “nomos” = normas/leis. Sendo assim, a pessoa autônoma no trabalho é aquela que tem uma certa liberdade para agir no local onde atua.
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O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa.
Quem é autônomo é livre, capaz e competente para realizar alguma atividade. Costumamos dizer que uma criança ganha autonomia quando consegue cumprir certas tarefas sem a ajuda dos adultos. Talvez por isso, uma palavra de imediato relacionada ao conceito seja independência.
Já a moral autônoma caracteriza-se pela colaboração igualitária, onde o respeito mútuo é fator preponderante e onde brotam sentimentos do bem e de responsabilidades. Portanto, as regras são decorrentes de um trabalho cooperativo e dialógico.
O sujeito moral ativo ou virtuoso é autônomo, isto é, aquele que tem o poder para dar a si mesmo, a regra. A Ética finalmente exprime o modo pelo qual a cultura e a sociedade definem para si mesmas, o que julgam ser violência ou crime, o mal e o vício, o que consideram o bem e a virtude.
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