Em geral, a auditoria do setor público pode ser descrita como um processo sistemático de obter e avaliar objetivamente evidência para determinar se a informação ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios estabelecidos.
A auditoria pode ser utilizada como recurso na tomada de decisão para melhor utilização dos recursos a serem aplicados repassando aos administradores a situação de como andam suas crenças e valores para melhor obtenção de resultados no patrimônio.
“A auditoria tanto na área pública quanto na área privada é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial, com o objetivo de atestar sua validade sobre determinado dado”.
De acordo com Attie (2011, p. 25) “A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”. Controlar vem a ser fiscalizar, monitorar, algo ou alguma atividade.
As formas de execução da auditoria no âmbito do sistema de controle interno do poder executivo federal são as seguintes: Direta, Indireta, Compartilhada, Terceirizada e Simplificada.
A finalidade dessa auditoria é comprovar a legalidade e legitimidade dos acontecimentos administrativos, avaliando os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional e contábil das unidades e das entidades da administração pública, em todas as suas ...
Conceitua-se como objetivo principal da auditoria pública a garantia dos resultados operacionais da coisa pública, comprovando a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos, bem como avaliar os resultados alcançados sob os aspectos de eficácia e eficiência, economicidade da gestão orçamentária, ...
A finalidade dessa auditoria é comprovar a legalidade e legitimidade dos acontecimentos administrativos, avaliando os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional e contábil das unidades e das entidades da administração pública, em todas as suas ...
Auditoria tem como finalidade comprovar a legalidade e legitimidade, e avaliar os resultados quanto à economicidade, eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado e de outros níveis de governo.
“A auditoria tanto na área pública quanto na área privada é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial, com o objetivo de atestar sua validade sobre determinado dado”. (ATTIE, 2000).
3.3 Auditoria no setor público · Auditoria Interna. Na administração pública, o papel da auditoria interna pode ser executado no âmbito do sistema de controle interno de cada órgão, exercendo a função de comprovar a legalidade, a avaliação dos resultados, quanto aos aspectos da economicidade, eficácia e eficiência da gestão pública.
(ATTIE, 2000). Auditoria é uma avaliação feita de forma sistemática que ocorre principalmente em empresas, cujo objetivo é averiguar se as atividades pré-estabelecidas estão sendo realizadas em conformidade e se os objetivos traçados pela empresa estão sendo alcançados.
Auditoria pública e auditoria privada possuem as mesmas bases, ou seja, o conteúdo dos procedimentos de uma auditoria que é realizado em uma entidade pública, também é aplicado em uma entidade privada, de forma a alcançar as necessidades específicas de cada âmbito.
O que aconteceu com o agente Ward?
Como as Testemunhas de Jeová comemoram a Páscoa?
O que é rede neural perceptron?
Como entrar no ensino médio do Sesi?
Como funciona a gestão comportamental voltada para empresa?
O que deve constar na certidão de tempo de contribuição?
Que tipo de óculos usar na praia?
Como cuidar de uma pessoa com demência senil?
Quem tem epilepsia pode beber vinho?
Quanto tempo para minerar 1 Ethereum?
Qual o melhor reprodutor de mídia?
Quantos pênaltis o Dida defendeu na carreira?
O que é PNA na educação infantil?