A Articulação da Rede Socioassistencial é considerada um processo desafiante e um mecanismo estratégico para oferta do direito à Assistência Social.
O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe ...
3.2 Processo decisório: As decisões tomadas são feitas através da equipe com atendimento interdisciplinar com um modo próprio articulando da melhor forma o desempenho das suas funções com objetivo na proteção social básica ao usuário com o aval da coordenadora.
São atribuições do CRAS, fornecer informações sobre o território para: Elaborar o Plano Municipal de Assistência Social; ... Ofertar o PAIF e outros serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica; e. Controlar a gestão territorial da rede socioassistencial da PSB.
A articulação da rede permite a circulação de ideias, opiniões e propostas, facilitando o objetivo. A proposta de articulação em redes funda-se numa intencionalidade, que estabelece pactos necessários a continuidade de cada ação.
A rede é na verdade a articulação entre o conjunto de políticas públicas, serviços, programas, projetos e benefícios que acionamos no processo de garantia de direitos. ...
CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do de- senvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos ...
Articular ações do SUAS e intersetoriais. Embora o coordenador do CRAS tenha um papel fundamental na gestão territorial, a equipe técnica também desempenha uma importante função na articulação do PAIF com os demais serviços, programas, projetos e benefícios da Proteção Social Básica.
- recepcionar e atender ao público usuário dos programas, projetos e serviços da assistência, procurando identificá-las, tomando ciência dos assuntos a serem tratados para prestar informações, receber recados, proceder os encaminhamentos necessários e registar os atendimentos realizados, para possibilitar o controle ...
Definir com a equipe técnica, os meios e as ferramentas teórico-metodológicos de trabalho social com famílias e dos serviços de convivência; Efetuar ações de mapeamento, articulação e potencialização da rede socioassistencial no território de abrangência do CRAS e fazer a gestão local desta rede.
Os benefícios socioassistenciais integram a política de assistência social e se configuram como um direito do cidadão e dever do Estado. A constituição dos benefícios por meio da Proteção Social Básica objetiva ampliar a proteção social e promover a superação das situações de vulnerabilidade e risco social.
De acordo com a NOB-RH/SUAS, toda a equipe de referência do CRAS deve ser constituída por servidores públicos efetivos, de forma a garantir a continuidade, eficácia e efetividade dos serviços e ações ofertadas. Várias são as atribuições do coordenador do CRAS, vejamos algumas delas:
Nos municípios de médio e grande porte, os CRAS devem ser estabelecidos nos territórios com maior índice de vulnerabilidade, já nas cidades de pequeno porte podem ser constituídos nos locais de fácil acesso para toda a população.
Como funciona o adaptador Wi-Fi para PC?
Como se mede a acidez do solo?
Como higienizar verduras com hipoclorito?
Como fazer cadastro de baixa renda na Sabesp?
Quanto tempo o chumbinho faz efeito no organismo?
É preciso ter OAB para ser juiz?
Como determinar a acidez de um vinho?
Como medir altura da cernelha cachorro?
Como é feita a pintura eletrostática?
Como funciona o mercado de aluguel de louças para festas?
Como se vestir para ir a uma festa havaiana?
Como é feita a visita íntima nos presídios?