Embora ambiguidade e ambivalência sejam sentimentos presentes no mundo contemporâneo, primeiro eles são distintos, ambiguidade divide o ser em direções opostas, e ambivalência é a dualidade de valores, entre o bem e o mal, um maniqueísmo moderno.
A ambivalência caracteriza-se pela presença concomitante de juízos contraditórios sobre o mesmo objeto, isto é, o indivíduo sente-se atraído por dois impulsos de sentido oposto em simultâneo e fica sem saber qual deles seguir.
Conhecer sua própria história de vida e suas limitações é o primeiro passo para se livrar dos sentimentos ambivalentes que contaminam as relações amorosas, familiares, sociais e profissionais.
Fazendo um paralelo com a teoria das posições de Melanie Klein, a divalência estaria presente na posição esquizoparanóide, a ambivalência na posição depressiva e a ambigüidade, segundo Bleger, é o tipo de relação de objeto que o bebê estabelece em uma fase anterior à esquizoparanóide, que ele chamou de posição gliscro- ...
Termo introduzido por Melanie Klein para indicar um ponto no desenvolvimento de relações objetais em que o bebê reconhece que as imagens de mãe boa e mãe má, com as quais esteve se relacionando, se referem à mesma pessoa (subentendendo-se estar na segunda metade do primeiro ano de vida).
42 curiosidades que você vai gostar
Termo introduzido por Melanie Klein para indicar um ponto no desenvolvimento de relações objetais antes de o bebê haver reconhecido que as imagens da mãe boa e da mãe má, com as quais esteve relacionado, se referem à mesma pessoa.
Ambivalência afetiva: Sim, é possível sentir emoções opostas ao mesmo tempo. Raiva e felicidade, tristeza e alegria, medo e desejo…
Além disso, uma alternativa para lidar com emoções conflitantes no dia a dia é procurar ajuda profissional, de quem realmente entende do assunto. É o caso da inteligência emocional, que pode auxiliar na identificação dos gatilhos emocionais que contribuíram para tal cenário.
A mescla de amor e ódio que sentimos por um familiar é exemplo de ambivalência. Se este familiar falece, muitas vezes nos sentimos culpados, por termos lhe desejado a morte (ainda que inconscientemente). Processos como o sentimento de culpa e o luto podem decorrer da ambiguidade.
Qual é a ordem correta durante o ciclo de vida da informação?
O que são os núcleos grácil e cuneiforme?
Como funciona o juros da Crefisa?
Tem alguma chance do Sol apagar?
Como saber se o câncer de pulmão está avançado?
Qual o número do Caixa Tem do ZAP?
Quais as características de um profissional proativo?
Quanto custa um curso de salvatagem?
O que acontece se tirar um pedaço do pulmão?
Qual o melhor whey para quem quer emagrecer?
Que palavra pode substituir ambos?
Quais são as características comuns a todos os animais?