1. Bras. Bolsa de caça feita de fibras de caroá: “Levava no aió um frasco de creolina” (Graciliano Ramos, Vidas Secas, p. 21).
Suspeitando que Baleia sofre de hidrofobia, Fabiano decide matá-la.
O romance conta a história de uma família de retirantes do sertão brasileiro.
Rio de Janeiro, Record, 1992. ________________. Vidas secas. São Paulo, Martins, 1973.
Vidas Secas pertence ao modernismo brasileiro. Mais especificamente, pertence ao segundo tempo do modernismo brasileiro, período compreendido entre 1930 e 1945.
15 curiosidades que você vai gostar
Na obra literária “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, é perceptível o contínuo anseio pela sobrevivência humana, a fim de obter um direito universal inquestionável: a água. A escassez desse bem hídrico tornou-se um problema atemporal e aflige a sociedade contemporânea à medida que sua demanda e consumo aumentam.
Através dessa incursão teórica, este trabalho analisa o parco uso da linguagem pelas personagens na obra Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos, publicada em 1938, tendo em vista que elas utilizam uma linguagem monossilábica, lacunosa, deixando ao leitor a sensação de um silêncio contínuo na obra.
Para fazer uma boa redação, Luana sugere citar passagens de livros, como Capitães da Areia, do escritor Jorge Amado. Segundo a professora, a literatura, de modo articulado, é muito valorizada pelas bancas das provas. Porém, lembra, é preciso contextualizar o livro na história e época.
Vidas secas, de Graciliano Ramos, chega à 140ª edição de cara nova - Grupo Editorial Record.
Fabiano tem complexo de inferioridade, por isso submete-se às autoridades e aos poderosos. É conformado com vida que ele e sua família têm e atribui isso ao destino. Na obra é a representação alegórica da seca. Sinhá Vitória – mulher de Fabiano, é determinada e forte.
A obra retrata a vida miserável levada no sertão nordestino, o autor faz uma crítica social e denúncia a exploração sofridas pelos empregados da fazendo em que trabalhavam e também a miséria vivida pelos mesmos.
Vidas Secas é um profundo retrato da sociedade brasileira, sobretudo de seus problemas sociais. Dessa forma, Graciliano traça uma crítica social retratando as dificuldades encontradas por uma família pobre de retirantes. Eles tem de conviver constantemente com a miséria e a seca que assola o sertão nordestino.
O romance denuncia a realidade social dos sertanejos pobres que viviam no Nordeste da época, cujo cotidiano era marcado pela opressão, humilhação, miséria, espoliação econômica e extremas privações, sobretudo nos períodos de seca.
A morte se dá por fatores como aumento de temperatura corporal e compressão de órgãos internos. Na verdade, cerca de 80% das baleias encalhadas chegam à praia mortas e as sobreviventes muito debilitadas.
Durante este período, Fabiano é preso, sua esposa Sinhá Vitória sonha com uma cama de amarração de couro, o menino mais velho pergunta sobre palavras e o menino mais novo tenta montar em um cabrito. A vida de vaqueiro segue até que a próxima seca os expulsa novamente.
A CACHORRA Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pêlo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.
Esse romance de Graciliano Ramos narra a trajetória de quatro integrantes de uma família – Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais velho e Menino mais novo - que tenta sobreviver à seca e às adversidades.
FABIANO – vaqueiro rude e lacônico. É o chefe da família dos retirantes. O nome do personagem já indica rusticidade e rudeza (o Dicionário Aurélio dá como sinônimos possíveis da palavra fabiano: “indivíduo inofensivo; pobre-diabo”).
Em Capitães da areia são apresentados vários episódios que retratam problemas sociais vivenciados na época, ao lado da marginalidade, a solidão e abandono de crianças e jovens à sua própria sorte, sendo possível perceber que em relação a alguns deles pouco mudou nos dias atuais, o que demostra um progresso lento e ...
O nome do livro faz referência ao bando de meninos, os capitães de areia. Essa o foi censurada pelo governo de Getúlio Vargas e Jorge Amado foi preso durante o período da Ditadura Militar. Por esse motivo, muitos livros (cerca de 1000 exemplares) foram queimados em praça pública na capital baiana: Salvador.
É uma linguagem sucinta e sem sentimentalismo, adequada à seca, um estilo seco que diz muito com poucas palavras; as falas das personagens são reduzidas, mas no decorrer do romance aparecem alguns diálogos, a maioria sem conexão, ou seja, sofrem também com a carência na articulação verbal, consequência das adversidades ...
Esse livro apresenta elementos essenciais para ser considerado com uma obra Regionalista, uma vez que ele expõe a seca, o homem nordestino hostilizado pelo ambiente; o êxodo rural, os retirantes que perambulam em busca de algo melhor na cidade grande, os problemas enfrentados pelo homem nordestino, a linguagem típica ...
Resmungava, rezingava, numa aflição, tentando espichar os recursos minguados, engasgava-se, engolia em seco (RAMOS, 2008, p. 93). A cena é conhecida. Fabiano vai acertar com o patrão as contas do período de trabalho.
O Cortiço (1890) – Aluísio Azevedo
“(…) a chegada de moradores de alta renda atrai investimentos ao bairro, que elevam os valores dos aluguéis. Isso deixa os preços inviáveis para a população de menor poder aquisitivo que ali vivia. Logo, ela tem de se mudar para locais mais afastados.”
Como juntar os móveis no The Sims 4?
Como faço para trabalhar com máquina de cartão de crédito?
Como achar o DNS da TV Samsung?
Como é o olhar de um apaixonado?
Como recuperar minha senha do aplicativo FGTS?
Como solicitar um padrão na Cemig?
Como você pode soltar o intestino?
Como exportar fonte para o Illustrator?
Como faço para mudar de servidor?
Como um homem pode manipular uma mulher?
Como saber se um curso é legalizado?
Como saber se o médico e psiquiatra?
Em qual país surgiu o Fordismo?
Como chamar a atenção de um nerd?
O que é a origem do sistema cartesiano?