O termo agostinianos, derivado de Agostinho de Hipona, aplica-se a dois tipos distintos de ordens religiosas católicas e a algumas ordens religiosas anglicanas.
1. [ Filosofia, Religião ] Relativo a Santo Agostinho ou Agostinho de Hipona (354-430), filósofo e teólogo cristão, ou à sua obra (ex.: pensamento agostiniano; obra agostiniana). 2. [ Religião ] Relativo à Ordem de Santo Agostinho (ex.: monge agostiniano; freiras agostinianas).
O ideal agostiniano é inclusivo. Agostinho falava apaixonadamente da beleza de Deus, "tão antiga e tão nova", e seu fascínio com a beleza estendia-se à música. Ele ensinava que "quem canta reza duas vezes" (Qui cantat, bis orat) e a música é também uma parte fundamental do ethos agostiniano.
A Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) é uma ordem religiosa católica, da família agostiniana, seguidora do pensamento de Santo Agostinho. ... Hoje possui cerca de 1200 religiosos professos, sendo 17 bispos, 940 sacerdotes e 70 irmãos.
Três são os pilares sob os quais se eleva a fraternidade agostiniana: a via da interioridade (do exterior para o interior e daí para o alto, no encontro profundo com Cristo Mestre Interior); a vida em comunidade, com um destaque especial ao valor da amizade, tão caro para Agostinho e, por fim, o serviço à Igreja onde ...
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O ideal "anima uma e cor unum in Deum" - uma só alma e um só coração orientados para Deus - tem suas raízes na própria vida de Deus, a Trindade, cujo "amor da unidade e a unidade do amor" constituem o sentido da Igreja missionária. A vida religiosa, para Santo Agostinho, é um sinal magnífico dessa unidade e desse amor.
A família agostiniana compõe-se dos seguintes ramos: Agostinianos Eremitas (Ordo eremitarum Sancti Augustini, OESA); vindos das congregações de eremitas da Itália central, reunidos como frades mendicantes, no século XII.
...
Agostinianos.
Neoplatonismo.
Pelagianismo.
Patrística.
Jansenismo.
Ordem de Santo Agostinho.
Grande Cisma.
1. Dissolvido; desfeito; que desapareceu pouco a pouco. 2. [Figurado] Enérgico; decidido; determinado.
Significado de Recoleto
Pertencente, relativo ou que se refere à ordem reformada de São Francisco ou de Santo Agostinho. adjetivo, substantivo masculino Diz-se de ou pessoa adepta dessas ordens. [Por Extensão] Diz-se de ou pessoa que se entrega ao recolhimento ou à austeridade como estilo de vida.
Neles trabalhamos cuidando de paróquias, ajudando na educação da juventude nos colégios, na formação de novos frades em nossos seminários, e evangelizando nas missões encomendadas pela Igreja à nossa família.
Agostinho explica que Deus criou o mundo do nada, e isso é uma ideia bíblica. Os gregos inclinavam-se mais para a ideia de que o mundo existira sempre. Mas,segundo Agostinho, antes de Deus ter criado o mundo as “ideias” existiam no pensamento de Deus.
A fé deve iluminar a razão. Se a razão não for iluminada pela fé, não consegue alcançar seu objetivo de conhecer a Verdade, que é Deus. Fé e razão não podem contradizer-se, porque foram criadas por um mesmo Deus, segundo Agostinho.
Em suma, partindo de sua própria experiência, Santo Agostinho reconhece que a razão, por si só, é insuficiente para conduzir o homem à verdade plena. Somente com a fé tal salto é possível. Ainda assim, a fé não pode prescindir a razão, pois somente com ela o homem poderá dar maiores esclarecimentos à fé abraçada.
A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.
De modo geral, a teologia agostiniana buscou conhecer a Deus e a alma. Ele mesmo escreveu: “Desejo conhecer Deus e a alma. ... Em sua obra “Sobre a Trindade”, expõe muitas de suas reflexões, importantes para a compreensão de Deus como o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma unidade.
A graça é, tal como apresentado por Santo Agostinho, a experiência relacional entre o homem e o divino, ou seja, a relação humana com Deus e Cristo redentor, e se inscreve na relação entre livre-arbítrio e liberdade, não sendo estes termos sinônimos.
Desse modo, Agostinho afirma que a liberdade humana foi atingida pelo “pecado origi- nal” resultando numa “queda” do ser humano como um deslocamento da von- tade para o nível dos bens temporais, opondo-se à liberdade possível somente no retorno para Deus.
Para Santo Agostinho o livre arbítrio é a possibilidade que o homem tem de escolher o bem. Quando escolhe o mal é libertinagem. A liberdade é a posição que o homem pode tomar na escolha do bem e do mal.
A teodiceia agostiniana afirma que Deus criou o mundo ex nihilo (do nada), mas sustenta que Deus não criou o mal e não é responsável por sua ocorrência. O mal não é atribuído à existência por direito próprio, mas é descrito como a privação do bem – a corrupção da boa criação de Deus.
A teologia da história de Agostinho relacionava-se, fundamentalmente, com sua crítica à concepção pagã de tempo. Para os pensadores do mundo antigo, os clássicos greco-latinos, o tempo poderia ser representado por um Círculo, já que o mundo era concebido como eterno em si mesmo, sempre se repetindo.
Em Agostinho o homem é dotado de dignidade por ser criado segundo a imagem e semelhança de Deus. ... É um ser capaz de se elevar ao seu Criador por ter a inteligência; por isto, é também diferenciado dos outros seres.
Em resposta a essas acusações e para consolar os cristãos, Agostinho escreveu A cidade de Deus, a defender a verdade do cristianismo sobre as religiões e filosofias contrárias e que o cristianismo não só não era responsável pelo saque de Roma, como também era responsável pelo sucesso de Roma.
Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.
A Patrística recebeu esse nome por abrigar os primeiros padres, "pais", da Igreja Católica e, em seu início, essa Filosofia serviu ao pensamento cristão por meio das apologias do cristianismo, pois o pensamento cristão, ainda no século III d.C., não era bem difundido na Europa.
A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. ... A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.
E os canais que possibilitam o conhecimento são os sentidos exteriores, o sentido interior e a razão. Para Agostinho o que há de mais elevado na natureza humana da alma é a razão. Considerando estes conceitos, adentra-se também em outros temas como: sensação e memória.
A filosofia escolástica é uma vertente do pensamento filosófico produzido pelos intelectuais da chamada filosofia cristã. Essa vertente tem como principal representante Tomás de Aquino, que utiliza do pensamento aristotélico para pensar sobre questões inerentes à fé.
O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. ... Entretanto, para poder acercar-se do conhecimento de Deus o homem deve antes buscar conhecer a si mesmo e a sua alma.
A filosofia de Santo Agostinho domina a primeira fase da Idade Média (mais ou menos até o século 11), marcada por guerras constantes, decadência das cidades, pulverização do poder político e internacionalização da cultura por meio da Igreja.
Ordens mendicantes são ordens religiosas formadas por frades ou freiras que vivem em conventos. Eles centram a sua acção ou apostolado na oração, na pregação, na evangelização, no serviço aos pobres e nas demais obras de caridade.
Basicamente, existem quatro tipos de Ordens religiosas:
monásticas: são formadas por monges ou monjas que vivem enclausurados em mosteiros. ...
mendicantes: são formadas por frades ou freiras que vivem em conventos. ...
regrantes: são formadas exclusivamente por cónegos regrantes.
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