A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
146/15, a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida viver de forma independente. Assim, o indivíduo pode exercer seus direitos de cidadania e de participação social, com maior qualidade de vida e de forma equânime à sociedade.
No senso comum, acessibilidade parece evidenciar os aspectos referentes ao uso dos espaços físicos. Entretanto, numa acepção mais ampla, a acessibilidade é condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social.
Mais que um projeto arquitetônico, a acessibilidade tem objetivo de propiciar uma sociedade mais igualitária. É a garantia de transição a todos que possuem algum tipo de necessidade especial ou mobilidade reduzida por espaços públicos ou privados, sem a presença de nenhuma barreira arquitetônica.
[...] o objetivo da acessibilidade é proporcionar a todos um ganho de autonomia e mobilidade, principalmente àquelas pessoas que tem sua mobilidade reduzida ou dificuldade de comunicação, para que possam usufruir dos espaços e das relações com mais segurança, confiança e comodidade.
35 curiosidades que você vai gostar
Segundo estudos desenvolvidos por Sassaki (2002), podemos identificar seis tipos de acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática.
Ou seja, promover a acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso ...
A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.
Listamos aqui algumas ideias para que todos tenham direito à circular pela cidade em que vivem.Ampliar calçadas regulares e com piso tátil. ... Aumentar a quantidade de calçadas. ... Adaptar semáforos. ... Inserir rampas e escadas. ... Criar políticas de apoio à mobilidade inclusiva.
Como uma pessoa portadora de deficiência visual utiliza o computador?
Como montar um orçamento de Personal Organizer?
Quanto custa para reformar a casa toda?
O que é uma pessoa muito motivada?
Como recuperar cadeira de couro?
Quanto gasta para reformar uma cozinha?
Quem tem dislexia pode estudar?
Como cuidar de uma samambaia de metrô?
Como uma pessoa com astigmatismo vê as letras?
Como funciona a refrigeração a água?
Como que eu faço para instalar uma chave liga e desliga?
Como cuidar de uma árvore-da-felicidade?
Como diminuir o tamanho de uma imagem em HTML?
Quanto tempo dura a flor onze horas?
Como cuidar de uma flor da fortuna?
Como funciona a busca booleana?