O absenteísmo no trabalho diz respeito à ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período laboral, seja por algumas horas — como nos casos de atraso ou uma saída adiantada ao fim do expediente — ou até mesmo faltando por vários dias.
De modo geral, os principais motivos de ausência dos colaboradores são as enfermidades, doenças ocupacionais, sobrecarga de funções e más condições de trabalho. Além disso, fatores como mau tempo, problemas pessoais e precariedade do transporte público também afetam as taxas de absenteísmo nas empresas.
As principais causas do absenteísmo são doença comprovada e não comprovadas, atrasos involuntários, faltas por motivos pessoais, dificuldades financeiras, baixa motivação, supervisão precária e a política inadequada da organização.
O absenteísmo no trabalho pode ser claramente conceituado como a ausência do trabalhador ao seu posto de trabalho, seja em razão de faltas, seja em decorrência de atrasos ou saídas antecipadas do serviço e é, atualmente, um dos principais problemas enfrentados pelas organizações.
Tipos de absenteísmo
Absenteísmo é a palavra utilizada para descrever a falta do empregado ao trabalho. Nada mais é do que a soma dos períodos em que os empregados se encontram ausentes, seja por faltas ou atrasos. É a frequência ou duração de tempo de ausência dos empregados que não vão ao trabalho.
8 estratégias para diminuir o absenteísmo nas empresas
A ausência contínua de um colaborador indica que algo não está indo tão bem quanto deveria. Um problema pessoal, financeiro, de saúde ou até mesmo a falta de motivação são razões para faltas e oportunizam os impactos do absenteísmo que frequentemente são percebidos no ambiente de trabalho.
O absenteísmo no trabalho é caracterizado pela quantidade de faltas dos colaboradores em um determinado período e pode ocorrer por diversos motivos. Seus principais impactos em uma organização são a queda na produtividade, aumento de custos e maior número de clientes insatisfeitos.
Absenteísmo por patologia profissional – compreende as ausências por acidente de trabalho ou doença profissional. Absenteísmo legal – as faltas ao serviço são amparadas na lei.
Identificar e controlar o absenteísmo nas empresas é o grande desafio dos gestores de pessoas nos dias atuais. Assim, eles se dedicam cada vez mais para manter a motivação das suas equipes.
Funcionários que atuam em locais que não dão liberdade para a pessoa se expressar, com líderes que não inspiram, podem ter a saúde prejudicada. Nestes casos, o trabalho pode até trazer doenças ao funcionário. Uma dica para diminuir o absenteísmo é olhar as rotinas de trabalho e menos para as questões trabalhistas.
Primeiro, porque o funcionário vai entender o quanto sua ausência poderá interferir nos resultados do grupo e da empresa. Segundo, porque o profissional terá objetivos para cumprir se quiser manter-se no emprego. E aí, gostou do post?
Qual foi a primeira obra de Fernando Pessoa?
Qual a raça de cavalo mais caro do Brasil?
Pode haver duas uniões estáveis ao mesmo tempo?
O que acontece se tomar remédio de verme na gravidez?
Quem tirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial?
Quais são os peixes mais comuns?
O que é sinal de Bell e quando ocorre?
Qual é a importância dos produtores?
Quantos tipos de cochonilha existem?
Quanto tempo dura o sangramento após histeroscopia cirúrgica?
O que acontece se misturar bebida alcoólica com antidepressivo?
O que Natanael estava fazendo debaixo da figueira?
Quais os benefícios da LGPD para os cidadãos?
Qual é a varinha de Voldemort?
Qual foi o primeiro mangá do mundo?