A vaporização corresponde à mudança de estado físico do líquido para o gasoso, e a condensação é o processo inverso, ou seja, do gasoso para o líquido.
Quando a temperatura é elevada ao ponto no qual a pressão de vapor é igual à pressão atmosférica, a vaporização acontece em todo o líquido, não apenas na superfície. Assim, borbulhas de vapor se formam no líquido e sobem à superfície. O ponto de ebulição da água no nível do mar, por exemplo, é de 100,0 °C.
Isto é, a água tem uma alta entalpia de vaporização, que é a quantidade de energia necessária para alterar um grama de uma substância no estado líquido para gasoso a uma temperatura constante. A entalpia de vaporização da água é de cerca de 540 cal/g a 100 °C, o ponto de ebulição da água.
Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação.
A presença do vapor de água no sistema climático também possibilita um eficiente transporte vertical de energia da superfície para a troposfera, modificando o perfil de temperatura através das trocas de calor envolvidas nas mudanças de fase ao se formar uma nuvem.
25 curiosidades que você vai gostar
Agora, quando aquecemos a água, a formação de bolhas se dá porque a água começa a passar para o estado de vapor. E esta bolha só sobe para a superfície quando a pressão do vapor dentro dela se torna igual à pressão atmosférica. Assim, a bolha do refrigerante é de gás e a bolha do aquecimento da água é de vapor.
A energia emitida pela estrela fornece o calor que aquece a água dos lagos, rios, plantas ou mares e a transforma em gases pelo processo de evaporação. Na atmosfera, o vapor de água se condensa. Quando a nuvem chegar ao ponto crítico ela precipita em forma de chuva.
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.
Ebulição, Evaporação e Calefação
A ebulição é a mudança de estado rápida, e é marcada pela formação de pequenas bolhas na superfície do líquido. A calefação é a passagem mais rápida dos três processos. Um exemplo é quando uma gota de água toca uma superfície metálica quente, como uma chapa de cozinha.
São necessárias 600 cal para converter 1 g de água para vapor d água em 0° C ou 540 cal em 100° C. ... Esta energia, que é posteriormente liberada como calor quando o vapor volta a ser líquido, é denominada calor latente de vaporização. Condensação é o processo pelo qual o vapor d água muda para o estado líquido.
No nosso cotidiano, o local em que mais presenciamos a solidificação é o congelador/freezer de nossas geladeiras, isto porque a água, tão abundante na Terra, se solidifica na pressão atmosférica de 1 atm em apenas 0 °C, uma temperatura facilmente alcançada por esses aparelhos.
No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão. O calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g.
Vaporização é a transformação física do estado líquido para o estado gasoso. Distinta das etapas dos outros estados, o vapor não apresenta volume constante. Ele assume, portanto, a forma do recipiente no qual está acondicionado e as mudanças de temperatura geram grandes variações de seu volume e pressão.
Um exemplo de calefação é quando o ferro de passar muito quente encontra-se com um tecido da roupa ainda molhado. É comum escutarmos um barulho (“tsiii”), o que caracteriza a rápida vaporização da água, ou melhor, sua calefação.
Ebulição é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Ela acontece quando uma porção de líquido, submetida a uma dada pressão, recebe calor e atinge uma determinada temperatura.
O que é uma Calefação:
Nos estudos da termodinâmica, a calefação é o nome popular dado ao processo físico conhecido por Efeito de Leidenfrost, onde um líquido é evaporado em temperaturas muito superiores aos da ebulição. Neste caso, o líquido é evaporado rapidamente e de modo agressivo, quase que instantaneamente.
Evaporação: Vaporização que acontece de forma lenta, uma vez que a matéria está recebendo uma pequena quantidade de calor. Um exemplo prático de evaporação é colocar roupas molhadas no varal. Ebulição: vaporização que acontece de forma rápida, haja vista que a matéria está recebendo uma alta quantidade de calor.
Vapor é o gás formado quando a água passa do estado líquido para o gasoso. A nível molecular, isto ocorre quando as moléculas de H20 conseguem se libertar das pontes (i.e. pontes de hidrogênio) mantendo-se juntos.
A radiação solar é suficiente para elevar a temperatura do teto até cerca de 60ºC. Isto propicia a geração de vaporizado, que se concentrando em ponto alto do teto acarreta a sua elevação localizada.
Como o ar quente é leve, acaba subindo para a atmosfera. Quanto maior a altura, menor será a temperatura, o que faz a água em estado gasoso esfriar. Quando o ar esfria, e o vapor d água que ele contém condensa, passa do estado gasoso para o estado líquido.
Temperatura: quanto mais aquecido estiver o líquido, mais rápido irá evaporar, mesmo que não atinja seu ponto de ebulição. Pressão: quanto menos pressão, a evaporação se dará de forma mais rápida sobre a superfície do líquido, visto que ela impede a saída das moléculas.
Mas por que ocorre a Sublimação? A passagem do estado sólido para o gasoso ocorre quando a pressão ambiente não é suficiente para impedir que as partículas atômicas se evaporem de imediato, e assim o material não passa pelo estado líquido e vai direto para o gasoso.
As mudanças de fase ocorrem quando uma substância perde ou cede energia térmica para o meio externo. As substâncias podem ser encontradas na natureza em três estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. Eles também podem ser chamados de fases da matéria ou estados de agregação da matéria.
Solidificação é a mudança física do estado líquido para o estado sólido. Para que ocorra essa transformação, a matéria deve estar submetida a uma pressão específica, na qual libere calor (transformação exotérmica) até atingir uma temperatura exata.
Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação. O calor latente é definido, também, como a relação da quantidade de calor por massa.
Como se formaram as corporações de ofício e quais eram as suas funções?
Como os reinos bárbaros foram formados?
Tem como descobrir navegação anônima?
Como ocorre a formação de imagem no microscópio óptico?
O que é território na atenção básica?
Qual o papel da equipe de saúde da família?
O que eu preciso fazer para entrar na faculdade de medicina?
Qual fase da lua estamos hoje 2021?
Como surgiram os planetas gasosos?
Como saber se a vaca vai ser boa de leite?
Qual a formatação do memorando?
Como funciona as lonas de freio?
Onde surgiram as primeiras cidades civilizações?
Como funciona a troca de marcha em carro automático?