A teoria que formalizou a existência de um estágio logográfico para a leitura foi idealizada por Frith (1985), que propõe três fases no desenvolvimen- to da linguagem escrita: logográfica, alfabética e ortográfica. ... Além disso, a estratégia alfabética é inicialmente adotada para a escrita e só depois para a leitura.
Frith (1997) propõe um modelo atinente às estratégias de leitura. Segundo a autora, antes da alfabetização formal, a leitura é caracterizada pelo uso de pistas contextuais. ... A segunda estratégia, a alfabética, implica no conhecimento das correspondências entre letras e fonemas durante a codificação e a decodificação.
O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.
LOGOGRÁFICA: Reconhecimento de palavras pelo padrão visual. É a leitura das logomarcas. Uma criança pode ler seu próprio nome por leitura logográfica, pois memoriza o formato da mesma maneira que memoriza rótulos e letreiros.
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
25 curiosidades que você vai gostar
A aquisição da escrita, em alguma medi- da, pode ser interpretada como o processo que leva o sujeito ao domínio de um sistema simbó- lico: a escrita. ... Os principais teóricos que se dedicaram a estudar esse processo são Ferreiro e Teberosky (1999), Luria (2001), Abaurre et al. (1997) e Capristano (2007b).
Aquisição refere-se à compra dos negócios de uma empresa por outra organização. ... No processo de aquisição a empresa que compra a outra é conhecida como empresa adquirente. Já a que está sendo adquirida leva o nome de empresa-alvo. Pode-se considerar que a empresa adquirente é maior em termos de estrutura e operações.
No estágio logográfico, a criança lida com o texto como se ele fosse um desenho. Neste estágio, ela irá desenvolver a estratégia logográfica. A criança ainda não percebe a correspondência entre as letras e suas combinações (grafemas) e o som da fala (fonemas).
Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.
Vale salientar que nessa etapa a criança também consegue ler palavras grafofoneticamente irregulares; e, segundo Capovilla et al (2005), os pequenos passam a não cometer mais erros de regularização grafofonêmica, mas isso considerando que as palavras a serem lidas sejam comuns em seu vocabulário e que a criança esteja ...
O papel das emoções na leitura está ligado aos três níveis básicos de leitura como: níveis sensorial, emocional e racional. Cada um dos três corresponde a uma forma de aproximação do texto.
Ler é um processo cognitivo - Após reconhecer os símbolos escritos no texto, precisamos interpretá-los, reunindo-os em grupos, como palavras, frases e parágrafos, e, então interpretar o que querem dizer. Ler é um processo afetivo - A leitura também envolve sentimento e emoção.
As 5 etapas do desenvolvimento da leituraLeitura inicial ou decodificação. Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. ... Fluência. ... Ler para aprender. ... Pontos de vista diferentes. ... Consolidação.
Em termos gerais, tem sido utilizada para referir-se à habilidade em analisar as palavras da linguagem oral de acordo com as diferentes unidades sonoras que as compõem (BARRERA; MALUF, 2003, p. 492). É uma habilidade metacognitiva que possibilita à criança manipular e refletir sobre a estrutura sonora das palavras.
A consciência metalingüística é um termo genérico que envolve diferentes tipos de habilidades, tais como: segmentar e manipular a fala em suas diversas unidades (palavras, sílabas, fonemas); separar as palavras de seus referentes (ou seja, estabelecer diferenças entre significados e significantes); perceber semelhanças ...
Aprender a ler e a escrever é fundamental para que os demais aprendizados acadêmicos ocorram. Essa importância não se refere apenas ao domínio do código alfabético e ortográfico, mas também às muitas capacidades e conexões cognitivo-linguísticas de vários níveis, envolvidas no aprendizado e uso da leitura e da escrita.
A criança também deve ser capaz de redigir pelo menos frases simples, de forma legível, inteligível e com sentido, sem copiá-las da lousa ou do livro. Em outras palavras: a criança alfabetizada é aquela que domina o código alfabético, que sabe transformar uma palavra oral em palavra escrita e vice-versa.
Nível alfabético
Caracteriza-se pela correspondência entre fonemas e grafemas, quando a criança compreende a organização e o funcionamento da escrita e começa a perceber que cada emissão sonora (sílaba) pode ser representada, na escrita, por uma ou mais letras.
Que representa as ideias por imagens ou símbolos (ex.: alfabeto ideográfico, escrita ideográfica).
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
Um sistema de escrita, ou simplesmente uma escrita, é um tipo de comunicação por símbolos (chamados caracteres ou grafemas) usado para registrar visualmente uma língua falada, com o propósito de comunicação.
O termo Fusão e Aquisição, ou M&A (Mergers and Acquisitions), em inglês, é o processo de compra, venda ou fusão entre empresas. ... Quem compra busca diminuir os riscos de fazer um mau negócio. Esse processo, na maioria das vezes, acontece como uma estratégia de mercado.
Como funciona a aquisição de uma empresa? As aquisições de empresas são operações nas quais uma empresa adquirente compra uma outra empresa, geralmente de menor tamanho. ... No caso de uma incorporação com participação total, a empresa adquirida pode ser extinta e completamente integrada na adquirente.
As 5 Fases do Processo de LeituraAntes de ler. Sempre que se começa a ler um texto deve-se ter clareza de algumas ideias. ... A pré-leitura. Na fase de pré-leitura faz-se uma primeira leitura superficial do texto para obter uma ideia geral do seu conteúdo e de sua organização. ... A leitura. ... A compreensão da leitura. ... Depois de ler.
Existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor-em-processo, o leitor fluente e o leitor crítico. Nesta fase, a criança começa a reconhecer o mundo ao seu redor através do contato afetivo e do tato.
Como saber se o coração está fraco?
Quais são as chances de engravidar na primeira vez?
Quais são os meios de resposta do réu?
O que a Bíblia fala sobre mal?
Quando é agravo e quando é apelação?
Qual a diferença entre beijo é beijo de língua?
Qual é a técnica do banho de leito?
O que é necessário para minerar bitcoin?
Qual o principal desafio do trabalho do secretário escolar?
O que faz o queijo ficar emborrachado?
Onde é praticada a agricultura extensiva?
Qual navegador é o mais seguro?
Quais são os esportes de agilidade?
Qual é a origem do trabalho infantil?
Quantas pessoas tiraram nota 1.000 no Enem?
É possível criar algo do nada?