A teoria psicanalítica é a teoria que estuda a personalidade e o seu desenvolvimento. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos, além de explicar a motivação humana.
O que é a Psicanálise:
Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.
Os Fundamentos da Psicanálise
Freud foi pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade do indivíduo. Ele acreditava que eventos da infância e conflitos inconscientes, geralmente relacionados a impulsos e agressões sexuais, moldam a experiência de uma pessoa na idade adulta.
43 curiosidades que você vai gostar
O objeto de estudo da psicanálise é constituído pelos inconscientes do observador (analista) – que é também instrumento de observação – e do observado (analisando) e, para completar, pela relação recíproca entre os dois.
A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.
Segundo a sabedoria popular, Freud explica aquilo que, à primeira vista, parece polêmico, ou sem explicação, ou sem um entendimento direto. A Freud cabe dar sentido àquilo que a gente nem sabe o que é, mas sente quando acontece, e não tem ideia de como descrever e como agir perante esse tanto de não saberes.
Pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina, envolve a relação professor-aluno. Aprender é aprender com alguém. Freud nos mostra que um professor pode ser ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial. Graças a ela, o mestre passa a ter em mãos um poder de influência sobre o aluno.
Confira a seguir os termos essenciais da psicanálise:Inconsciente. Freud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela. ... Ego. ... Id. ... Superego. ... Pulsão. ... Sonhos. ... Complexo de Édipo.
A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.
A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente.
Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.
Sigmund Freud diagnosticou as três grandes feridas narcísicas da humanidade, ou seja, os três acontecimentos que mais feriram o narcisismo do Homem - o seu orgulho desmesurado, a sua gigantesca auto-estima e o seu insuperável amor-próprio.
A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.
A psicanálise é um método de estudo ou investigação. É, também, uma forma de olhar e interpretar as relações sociais e as outras ciências. Por fim, é um método de terapia e de tratamento de transtornos psíquicos.
Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.
O objetivo de Freud era explicar os processos inconscientes e criar uma teoria que explicassem os fenômenos advindos destes processos. Todo assunto que é tratado na psicoterapia é estritamente confidencial. A confidencialidade faz parte das normas éticas do psicólogo e do médico.
A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
Em 1900, no livro A interpretação dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
Para FREUD (1976 e) a aquisição do conhecimento depende da relação professor-aluno. Relação esta, que ganha destaque no período de latência quando, em geral, os professores tomam o lugar dos pais. Os sentimentos provenientes da resolução edípica, que eram dirigidos aos pais, pertencerão agora aos professores.
Freud, a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. Não há aprendizagem sem relação. O que isso nos diz? Que o ato de aprender, presumi sempre uma relação com o Outro, não há ensino sem professor.
A Psicanálise pode contribuir para a formação do educador
O aluno se encontra numa relação de poder, sujeito a um desejo inconsciente do professor, que pode chegar a ser um bloqueador. A Psicanálise pode vir a contribuir para a formação do profissional de educação.
As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasiões, Freud escreveu que Educação, política e psicanálise são atividades "impossíveis", pois as três lidam com a palavra.
Os estudos sobre o aluno e a aprendizagem de Sigmund Freud que foram de grande relevância para o meio academico, eles ajudaram a nortear o pensamento dos gestores com relação as criança e auxiliaram na facilitação do entendimento do processo de aprendizagem para as pessoas.
O que as pessoas gostam de comer no frio?
Para que serve bicarbonato com água?
Quantos anos tinha o Leandro quando morreu?
O que pode causar fungos nos alimentos?
O que quer dizer a expressão subir pelas paredes?
Como fica o resultado do teste de gravidez de farmácia?
Como é a reprodução dos ascósporos?
O que é referência de uma pesquisa?
Qual o melhor exercício para circulação do sangue?
O que é a camada branca do Queijo Brie?
Como colocar símbolos no teclado do celular?
Como usar creme de hidratação noturna?
Onde fala na Bíblia sobre barco?