A Shantala é mais do que um técnica de massagem – é um ato que reforça aspectos indispensáveis desde o primeiro respirar do bebê no mundo: o amor, o carinho e o contato. A massagem poderá acalmar ou deixar seu bebê mais agitado, por isso você deve observar seus efeitos e adequá-la ao melhor momento do dia.
Além de uma técnica de massagem infantil, a Shantala é uma forma de comunicação que transmite amor pelo toque sutil das mãos. Ela proporciona relaxamento, bem-estar e amplia o contato com o bebê, fortalece o vínculo afetivo mãe/pai-bebê. É um momento único entre quem massageia e o bebê que recebe.
Especialistas recomendam que a massagem seja aplicada quando os pequenos completarem o primeiro mês de vida, pois nessa idade têm uma melhor maturidade da pele e a região do umbigo já estará praticamente cicatrizada. O método poderá ser feito em crianças até 7 anos de idade ou até quando elas aceitarem a prática.
Mas de onde surgiu a shantala? A técnica foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Dr. Frederich Leboyer que, em uma viagem a trabalho para a Índia, observou uma mãe massagear o seu filho pequeno ao ar livre. Seu nome era Shantala, e ela ensinou ao médico os movimentos e o deixou registrar a técnica em imagens.
Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Querala no Sul da Índia, porém, sabe-se que chegou ao Brasil no ano de 1978. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada massageando seu bebê.
19 curiosidades que você vai gostar
A Shantala consiste em um tipo de massagem para bebês e tem feito o maior sucesso entre as mamães do mundo inteiro, inclusive no Brasil. Para falar sobre o assunto, Ana Maria recebeu o médico Cláudio Basbaum, que trouxe a Shantala para o Brasil.
Alguns pais preferem fazer Shantala nas manhãs ou começo de tarde, pois é quando o bebê está mais acordadinho ou até em função do mais velho estar na escola. Se a massagem feita de manhã ou começo de tarde relaxa, mas, não compromete o sono da noite, podem fazer neste horário sem problemas!
Como fazer a massagem Shantala
Peito: Deslize suas mãos do meio do peito do bebê em direção às axilas. Tronco: Com um toque suave, deslize as mãos da barriga em direção aos ombros, formando um X sobre o abdômen do bebê. Braços: Deslize suas mãos do meio do peito do bebê em direção às axilas.
MASSAGEM SHANTALA: BENEFÍCIOS PARA O BEBÊ E PARA O VÍNCULO ENTRE MÃE E FILHOAJUDA A RELAXAR O BEBÊ ... ESTIMULA A RESISTÊNCIA IMUNOLÓGICA. ... MELHORA A CONSCIÊNCIA CORPORAL. ... AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PREMATUROS. ... CRIA UM MAIOR VÍNCULO ENTRE MÃE E FILHO.
A partir do 1° mês de vida do bebê os pais já podem iniciar a massagem Shantala. Desde que o francês Frederick Leboyer trouxe a técnica de massagem para bebês até o ocidente, a Shantala, como fora nomeada, tem conquistado muitas mães pelo mundo e no Brasil não é diferente.
Não há contra indicação em relação à shantala, mas Denise orienta que vale evitar a massagem no bebê com estômago cheio para não atrapalhar a digestão ou com estômago vazio, uma vez que o bebê não se concentrará para receber o toque porque estará com fome.
Massagem para o bebê dormir
Alguns passos para a massagem do seu bebê. Alguns bebês sofrem com a cólica antes de dormir. Talvez, por esse motivo, ele queira dormir no seu colo. Então, procure ficar do lado dele e faça massagens para aliviar as dores do seu pequeno.
Para que entre na rotina do bebê, a terapeuta Veena Mukti orienta que a shantala seja praticada diariamente. O horário fica a critério da mãe, desde que a criança não esteja com sono, com fome ou chorando muito. Também é desaconselhável começar uma sessão logo depois da mamada.
Os óleos essenciais mais indicados para bebês recém nascidos são: Lavanda e Mandarina. O óleo essencial de lavanda auxilia em um sono mais tranquilo, pois regula o sistema nervoso e relaxa. Possui qualidade analgésica e antisséptica. Já o óleo essencial de mandarina ajuda a estimular o apetite de bebês e crianças.
Segundo o ensinamento tradicional, a técnica indiana pode ser aplicada nos bebês a partir do primeiro mês de vida. Mas para o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a massagem é recomendada desde os primeiros dias do recém-nascido, em razão dos benefícios que ela traz para o bebê.
Embora não se saiba exatamente quem deu à técnica essa vertente direcionada a bebês e crianças, a shantala vem da medicina ayurvédica, que é exercida há mais de 7.000 anos na Índia. A palavra Ayurveda, em sânscrito, significa ciência da vida.
A Shantala consiste, basicamente, em movimentos lentos e suaves, além de compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do neném, passando por braços, pernas, mão, cabeça, costas, barriga e rosto.
Sente-se com suas pernas esticadas acomodando o bebê sobre elas e inicie a massagem: 1° Comece massageando o peito. Movimente suas mãos do centro do tórax em direção à axila. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.
Do-in é uma técnica chinesa de auto massagem baseada na medicina tradicional chinesa, na qual se utiliza os mesmos pontos da acupuntura; ou seja, os meridianos corporais. ... As técnicas principais do Do-in são: Sedação: consiste em pressionar profunda e continuamente um determinado ponto durante cinco minutos.
O que é shantala? Massagem milenar que as mães indianas fazem em seus bebês para ampliar os momentos de contato com o filho, fortalecendo o vínculo entre eles. ... A Shantala antes de ser uma técnica, é uma arte, uma arte de dar e receber amor, por isso é uma maravilhosa vivência para se trabalhar nos grupos de gestantes.
Independente do momento atual de isolamento, a massoterapia é uma alternativa natural e saudável para trazer um grande alívio e prevenção de diversos males, tanto para as crianças quanto para os adultos.
Coloque o neném deitado de lado, virado para o lado esquerdo. Durante 10 minutos, estique a perninha de cima e flexione contra o abdômen. Esse movimento deve ser feito até 6 vezes por dia e vai ajudar a ativar o trato intestinal1. Essa massagem é muito semelhante com a de lado, mas com o bebê com a barriga para cima.
O objetivo da Shantala é relaxar a criança, eliminando tensões e bloqueios; aliviando cólicas e insônia; equilibrando o sistema nervoso, energético e emocional.
Quais são os principais componentes do sistema circulatório?
Para que serve o sensor de pressão do coletor?
Como o Shazam reconhece a música?
Como funciona aula EAD Unopar?
Como é feita a distribuição de energia elétrica?
Como funciona o pêndulo do relógio cuco?
Como funciona o sistema de aquecimento solar?
O que faz o setor de tributação da prefeitura?
Como funciona o seguro contra roubo de celular das Casas Bahia?
Quando o seguro cobre terceiros?
Como funciona o reator nuclear da USP resumo?
Como contratar os serviços de uma transportadora?
Quais são os direitos de uma operadora de caixa?
Como funciona o pagamento do saque aniversário?
Como funciona o seguro de vida do consórcio?
Como funciona o processo de adoção na Inglaterra?