A morbidade ou morbilidade, como dito, consiste na taxa de indivíduos portadores de determinada doença dentro de um grupo específico, a partir de certo período de análise.
A taxa de ataque pode ser calculada como o número de pessoas afetadas dividido pelo número de pessoas expostas. Por exemplo, no caso de uma epidemia por intoxicação alimentar, a taxa de ataque é calculada para cada tipo de alimento ingerido e, então, essas taxas são comparadas para se identificar a fonte de infecção.
No entanto, apesar dessas dificuldades, as estatísticas de morbidade têm hoje uma importância cada vez maior pois elas são mais reveladoras que as de mortalidade, uma vez que estas mostram um quadro de saúde como ela foi, enquanto que para se perceber a saúde como ela é, é necessário utilizar as estatísticas de ...
A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população. Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.
Taxa ou Coeficiente Geral de Mortalidade (CGM) É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.
Agravos – Morbidade e epidemiologia
Doenças Infecciosas e parasitárias; Doenças Transmissíveis; Doença Contagiosa; Doença Infecto-Contagiosa; Doença Tropical são termos que designam o grupo de doenças causadas por agentes biológicos.
Através da vacinação de todas as crianças abaixo de uma determinada idade, em pouco mais de cinco anos registou-se uma redução substancial da incidência da doença, encontrando-se hoje praticamente erradicada.
A morbidade geralmente é estudada de acordo com 4 indicadores básicos: Incidência: É o número de novos casos da doença que tiveram início no mesmo local e período. Mostra a intensidade com que ocorre uma doença numa população, medindo a frequência ou a probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população.
Coeficiente de morbidade. Consiste na relação entre o número de casos de uma doença e a população exposta a adoecer, discriminado em coeficiente de incidência e coeficiente de prevalência. É muito usado com o objetivo de controle de doenças ou de agravos, bem como para estudos de análise do tipo causa/efeito.
→ Cálculo da taxa de mortalidade O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem. Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰.
A palavra morbidade vem do latim morbus, i, que significa tanto doença física como doença do espírito, paixão. Incidência: É o número de novos casos da doença que tiveram início no mesmo local e período.
O que não se pode comer com pancreatite?
O que pode ser um sufoco na garganta?
Quantos quilos tem Jade Picon?
Qual é o telefone mais caro do mundo?
Quando começa e termina a Idade Contemporânea?
Quais são as características básicas de um vetor?
Quais são os tipos de calculadora do Windows 7?
Quem está de atestado médico pode sair de férias?
Qual é o prazo de carência inserido nos contratos de compra de imóveis na planta?
Quais são os alimentos básicos?
Como posso fazer um trava-língua?
Como acontece a Poliembrionia?
O que a faculdade de Arquitetura não ensina?