Divisão binária, cissiparidade ou bipartição: temos um indivíduo dividindo-se em dois geneticamente idênticos. Inicialmente se observa a duplicação do material genético, o qual será distribuído para os dois indivíduos, posteriormente se observa a divisão do indivíduo em dois. Pode ocorrer em bactérias e protozoários.
Alguns autores consideram que, em algumas espécies de bactérias, existe um tipo de reprodução sexuada denominado de conjugação. Nesse tipo de reprodução, as células unem-se por uma ponte formada por citoplasma e ocorre a troca de material genético. Posteriormente, a célula divide-se por divisão binária.
As bactérias não apresentam nenhum tipo de reprodução sexuada, e sim recombinação genética que pode ocorrer por transformação, transdução ou conjugação.
A divisão binária recebe várias denominações e é também chamada de fissão, bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido. É comum em protozoários, bactérias e também em planárias.
Do ponto de vista da biologia, conjugação significa troca ou transferência de material genético entre duas células,organismos ou bactérias normalmente com o objetivo da reprodução, continuando os dois organismos a existir separadamente, como acontece nas bactérias e nos fungos.
Esse processo pode ser observado em bactérias, cianobactérias, protozoários e algumas algas filamentosas. Na conjugação, observa-se a troca de material genético.
No Reino Fungi existem duas maneiras comuns de reprodução. ... A reprodução assexuada acontece com os fungos unicelulares e pluricelulares. Já reprodução sexuada apenas com os fungos pluricelulares.
O termo bipartição (termo equivalente a cissiparidade e divisão binária) designa um processo de reprodução assexuada em que um indivíduo se divide em dois outros indivíduos sensivelmente iguais. O progenitor no processo de bipartição é destituído da sua individualidade, originando dois indivíduos semelhantes.
Nesse processo, fragmentos de DNA são passados de uma célula (bactéria doadora) para outra (bactéria receptora), levando à junção do material das duas. Após esse processo, a bactéria divide-se, assim como observado na reprodução assexuada.
Atenção: Apesar de ser bastante difundida a reprodução das bactérias por meio da cissiparidade, elas podem reproduzir-se de outras formas, como por esporulação e brotamento. Além disso, pode ocorrer recombinação genética em processos como conjugação e transdução. Por Ma.
Qual o melhor analgésico para dor de dente?
Como se dá a autoridade do argumento?
Quanto custa um certificado digital?
O que é uma cooperativa de 1º 2º e de 3º grau?
Quantos jogadores de futebol existem no mundo?
Como apagar todos os dados de um celular roubado?
O que fazer para baixar a tensão?
Em que situação uma atividade poderá sofrer um embargo ou uma interdição?
Qual a quantidade de doces e salgados por pessoa?
Porque o suco de uva cristaliza?
Quando dá erro no Netflix O que fazer?
Como se escreve por extenso 1000 00 reais?
Como se escreve 100 por extenso?