O glossário do IEEE define qualidade como “Grau de conformidade de um sistema, componente ou processo com os respectivos requisitos”, ou, alternativamente, como “Grau de conformidade de um sistema, componente ou processo com as necessidades e expectativas de clientes ou usuários”. ...
Deve ser avaliada a capacidade do software de fazer com que o usuário entenda suas funções, a maneira como permite sua operação, se o seu design é atrativo e se está adequado às normas, padrões e convenções de usabilidade.
Esta sistematização só será possível se forem priorizados e atendidos pelo menos quatro requisitos da qualidade de software: usabilidade, confiabilidade, funcionalidade e manutenibilidade. Sendo estes requisitos essenciais, exigidos pelos clientes e que devem ser atendidos pela indústria de software.
Métricas de qualidade de software
A partir desta definição de Pressman, podem-se enfatizar três pontos importantes: requisitos funcionais e de desempenho, normas de desenvolvimento e requisitos implícitos. Os requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados de um sistema são aqueles que representam as necessidades explícitas do usuário.
Um processo de software pode ser entendido como um conjunto estruturado de atividades exigidas para desenvolver um sistema de software. ... "[O processo é] um conjunto de atividades e resultados associados que produzem um produto de software".
Principais benefícios. Entre os principais benefícios de adotar o controle de qualidade no desenvolvimento de software está a redução de custos: ao prevenir e identificar possíveis falhas, é possível corrigir o desvio a tempo e diminuir o impacto posterior.
Os recursos devem ser funcionais e estar disponíveis durante todo o uso da aplicação. Além disso, ele deve ser capaz de executar os códigos de forma ininterrupta quando requisitado ou informar as limitações para que o usuário tenha consciência da real capacidade do software e possa controlá-lo da forma mais pertinente.
Isto só será possível se forem priorizadas algumas características de qualidade de software: usabilidade, confiabilidade, funcionalidade e manutenibilidade. Sendo esses, os requisitos essenciais do produto de software exigidos pelos compradores e atendidos pelos vendedores.
As métricas podem mensurar fatores diversos, dependendo de sua intenção. Desde detectar tendências até medir quantitativamente a eficácia dos processos, sua premissa é ser simples, de fácil coleta e manipulação de informações, de forma a garantir sua competitividade ao longo do tempo e, portanto, seu monitoramento.
Um software de qualidade oferece segurança de pessoas, disponibiliza serviços essenciais (home banking, telefonia, etc), gera competitividade das empresas, etc.
Nesse contexto, os indicadores de qualidade de software são indispensáveis. Ao fazer uso deles, o time de desenvolvedores e o cliente são capaz de verificar importantes fatores de desempenho, como o número de erros que a ferramenta apresenta e o tempo médio necessário para eliminá-los.
Para um bom desenvolvimento é importante identificar os requisitos, pois a partir desta fase podem surgir muitos erros, que se não corrigidos a tempo impactaram em tempo do custo de desenvolvimento e valor. “No desenvolvimento de software, a qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento.”
Outros modelos também abrangem o tema testes de software, mas com menor intensidade e podem conviver com os aqui citados, exemplo: CMMI – Capability Maturity Model Integration e MPS.br – Melhoria de Processos do Software Brasileiro.
O que è bom p desbloquear o metabolismo?
Quando ocorre o direito de se recusar atendimento?
Quais os meios de defesa da propriedade?
Quanto é o cachê do MC Don Juan?
O que e comunicacao nao verbal?
O que causa problemas no fígado?
Quais são os tipos de protozoários?
Quais são os setores de economia?
O que faz publicidade e propaganda?
Porque se dá o nome de Mar Morto?
Qual o valor de um exame de colonoscopia?
Como decompor 75 em fatores primos?
Quais são as partes que constituem o cromossoma?