São elas: diversão, alegria, erotismo, beleza, relaxamento, tristeza, sonho, triunfo, ansiedade, medo, aborrecimento, desafio e animação. "Documentamos rigorosamente a maior variedade de emoções universalmente sentidas pela linguagem da música", contou Dacher Keltner, membro da equipe.
A música pode controlar reações emocionais, facilitar o entendimento de informações cognitivas e induzir a produção de dopamina e serotonina, substâncias relacionadas ao prazer e bem-estar. As notas musicais seriam capazes de aumentar a plasticidade cerebral – para a qual tem muita gente por aí fazendo palavra cruzada.
A música é um dos tipos de arte mais consumidos em todo o mundo, afinal quem consegue passar um dia inteiro sem ouvir ou cantarolar uma música que seja? As letras são capazes de tocar nossa alma e transmitir sentimentos poderosos, como alegria, tristeza, saudade, amor e esperança.
Ao escutarmos ou produzirmos músicas nosso cérebro libera endorfina, que fornece alívio natural da dor, e dopamina, que traz sensações de otimismo, força, energia e vivacidade. Ouvir música também está associado ao aumento de imunidade.
Quando o som entra pelos ouvidos, outras áreas do cérebro também são ativadas: movimento, memória, atenção, emoção... Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer".
28 curiosidades que você vai gostar
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.
“Quando uma música emociona, são ativadas estruturas que estão nas regiões instintivas do verme cerebelar (estrutura do cerebelo que modula a produção e liberação pelo tronco cerebral dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina) e da amídala (principal área do processamento emocional no córtex).
O amor do eu lírico preocupa-se somente com ele(egocentrismo) fato comprovado no verso:”… Vai deixando a gente pra outra hora…” III. Os assuntos pessoais das personagens na letra da música deixaram de ser importantes e verdades universais são explicitadas.
A letra relaciona o período infantil com o já adulto, inserindo canções conhecidas do tempo juvenil, como o poema de Vinicius de Moraes “A Casa”, porém recriada com a realidade que o cantor deseja passar. Complementando, Cristal da o toque final com seu vocal suave e cheio de melodia.
Diversas pesquisas comprovam que a música não só faz bem para a alma, como também mantém o equilíbrio de nosso corpo. Ela pode nos fazer lidar melhor com problemas como stress, ansiedade, depressão, dores crônicas, entre outros distúrbios.
* N.E. – «Saber de cor» significa «saber bem, recorrendo à memória». O termo – como regista Sérgio Luís de Carvalho, no livro Nas Bocas do Mundo –Uma Viagem pelas Histórias das Expressões Portuguesas – «vem da palavra latina cor, que significa "coração" e "conhecimento".
Quando você ouve uma música que gosta, o seu cérebro libera uma substância chamada dopamina, que age como neurotransmissor e te faz se sentir bem, reduzindo o estresse e ansiedade. E esses efeitos já foram testados cientificamente!
Música gera emoção e ativa várias estruturas cerebrais, dentre elas pode ser citada o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e comportamentos sociais, há também neste processo a liberação do neurotransmissor dopamina responsável pela sensação de prazer.
Os benefícios da música vão desde o alívio de dores, a melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física. A música funciona como um “remédio” para vários problemas já que ela ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o chocolate, por exemplo.
A música está presente em muitos momentos de nossa vida. Existem pessoas que não vivem sem música. Até para trabalhar gostam de estar acompanhadas do ritmo musical que apreciam. Com esta presença forte, algumas músicas marcam momentos especiais em nossas vidas: romance, alegria, conquistas e, principalmente, saudade.
Confira alguns dos benefícios do estudo da músicaPromove autodisciplina e paciência.Fortalece a memória.Melhora a concentração e a atenção.Melhora a orientação e coordenação motora.Diminui o estresse.Promove autoconhecimento.Melhora a comunicação e a sensibilidade.Ajuda a criar vínculos.
Estudos mostraram que a música pode melhorar seu humor e afastar a depressão. Portanto, também melhora o fluxo sanguíneo, diminuindo os níveis de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol, e alivia a dor.
Os resultados mostraram que, no geral, as crianças musicais tiveram pontuações mais altas nos desafios de memória. Além disso, crianças com formação musical apresentaram maior ativação do tálamo, uma região do cérebro muito importante para processar a linguagem e informações sensoriais.
Segundo o Dicionário Houaiss (Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss/Objetiva, 2001), a palavra cor na expressão «saber de cor» é um diacronismo antigo que tem origem no latim cor, cordis, e significa «de coração». Em locuções como «saber de cor», entende-se «de cor» como «de memória».
Ao longo dos tempos, o «corra» do verbo correr passou a «cor». Outros estudiosos alegam que a origem está na palavra burrus que, em latim, significa «ruço» ou «avermelhado», ou seja, a palavra burro poderia mesmo remeter para uma cor.
Substância corante: 2 corante, colorante, pigmento, tinta, tintura.
A música penetra diretamente em nossos centros nervosos e ordena de maneira rápida e imediata a divisão do tempo e do espaço, além de inspirar o gosto pelas virtudes. Ela muda os ambientes, mexe com a energia das pessoas, seus humores e emoções.
Dias Melhores fala sobre esperança, sobre a inquietude que nós, seres humanos, temos diante da incerteza do futuro. Como se o agora nunca estivesse bom o suficiente, nos fazendo acreditar e esperar que lá na frente as coisas vão finalmente melhorar, e poderemos aproveitar os dias felizes.
No Brasil o termo é utilizado quando você vai receber visitas inesperadamente e, como não estava preparado, precisa fazer com que a comida renda.
Como é feito o cálculo da taxa referencial?
Como começou o futebol no mundo?
Como era jogado o futebol na Inglaterra?
Quanto equivale 1 4 de 1000 000?
Quais os melhores filmes de empreendedorismo?
Como definir a altura de uma viga?
Como futebol pode representar um elemento da identidade brasileira?
Como calcular a altura de um triângulo fórmula?
Como era jogado o futebol nos seus primórdios?
Como é possível que o olho humano detecta as cores?
Como calcular área com ângulo?
Como calcular a medida de uma esfera?
Como se cadastrar no programa Sempre Presente Itaú?
Como o oleiro prepara o barro para fazer o vaso?
Como um homem reage ao fim de um relacionamento?
O que mantém o baixo pH no interior de Lisossomas?
Como é feita a ativação do linfócito B por meio de linfócitos T auxiliares?