Mancha mongólica é aquela mancha arroxeada que muitos recém nascidos possuem na região das nádegas e costas. Muitas vezes, em maternidades, fui questionado o que havia acontecido na hora do parto para que os bebês tivessem aquelas “manchas roxas”.
PORQUE ELAS APARECEM? Apesar de pouco conhecida, a mancha mongólica é muito comum, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Ela ocorre em função da miscigenação, isto é, a mistura de raças. O nome faz menção aos mongóis, um grupo étnico que habitava a Ásia Central.
Isso acontece porque, em determinada região, os melanócitos - células que possuem melanina, pigmento responsável por dar a cor para a nossa pele - se acumulam de forma irregular.
É comum observar uma mancha marrom azulada ou arroxeada, principalmente, na região das nádegas e costas dos recém nascidos. As chamadas Manchas Mongólicas podem gerar preocupação para a família, mas na verdade, são apenas uma marca de nascença.
Por que esse fenômeno acontece? Isso acontece porque, em determinada região, os melanócitos – células que possuem melanina, pigmento responsável por dar a cor para a nossa pele – se acumulam de forma irregular.
35 curiosidades que você vai gostar
“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.
O que são as Manchas Mongólicas? Trata-se de pequenas manchas de coloração roxa, verde ou rosa e que costumam aparecer em bebês recém-nascidos na região das costas ou do bumbum. O nome “mongólica” existe por conta da região asiática, que é onde os casos dessa mancha mais aparecem: em cerca de 90% dos bebês.
Existem dois tipos principais de marcas de nascença, que têm causas diferentes. Marcas de nascença vasculares (vasos sanguíneos) acontecem quando os vasos sanguíneos não se formam corretamente e marcas de nascença pigmentadas são causadas por um crescimento das células que criam pigmento (cor) na pele.
# Marcas muito fortes ou pernas roxas são indício que o peso principal do bebê não cai sobre o seu bumbum, senão que o bebê fica "pendurado" com os joelhos no tecido. O peso cai sobre essa região e aumenta a pressão do wrap, causando marcas.
A cianose pode ocorrer por causa do lento fluxo sangüíneo que permite maior extração de oxigênio. Este problema é a causa de acrocianose, ou mãos e pés azuis, no recém-nascido.
Em bebês com baixos níveis de oxigênio ou mistura de sangue oxigenado e não oxigenado, o sangue pode ter uma cor azulada ou arroxeada, devido à cianose. Essa aparência azulada é mais perceptível em locais onde a pele é fina, como lábios, orelhas e unhas.
A icterícia é um termo usado para descrever a coloração amarelada ou alaranjada da pele e das conjuntivas (“branco dos olhos”) do bebê e ocorre devido a um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina.
Acredita-se que os sinais de nascença são formados durante a infância ou, no caso das mulheres, na gravidez. De qualquer maneira, é possível interpretar este sinal, tanto o de nascença como o adquirido. Revela a sensualidade e a tendência artística. A pessoa nunca será reduzida à pobreza.
Geralmente, elas são pequenos sinais espalhados pelo corpo, como machinhas ou pintas, que estão lá desde que você era beeeem pequenininha. Até aí, sem muitas novidades, certo? Mas existe uma crença muito forte de que esses sinaizinhos mostram acidentes que você sofreu em vidas passadas e até mesmo como você morreu!
Marcas de nascença são um tipo comum de descoloração que aparece em sua pele no nascimento ou durante as primeiras semanas de vida. Eles geralmente não são cancerosos. Eles podem ocorrer em qualquer lugar do seu rosto ou corpo. Marcas de nascença variam em cor, tamanho, aparência e forma.
Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele). Petéquias, que são múltiplos pequenos pontos vermelhos na pele, também podem ocorrer.
- Mancha mongólica ou melanose dérmica: manchas escuras azuladas, que aparecem geralmente na região lombosacral (entre o bumbum e a coluna), ombros e costas, desaparecendo sozinha após alguns anos; - Manchas vasculares ou salmão: são avermelhadas, comuns na região da testa, pálpebras, e região posterior do pescoço.
Ou seja, se um progenitor tem os olhos claros e o outro, olhos escuros existem mais probabilidades que o bebê nasça com olhos escuros. No caso em que ambos tenham os olhos castanhos, o bebê os terá dessa mesma cor, ainda que possa haver surpresas se algum antepassado tivesse tido olhos claros.
A quantidade de melanina na íris, a parte colorida do olho, é que determina a cor dos olhos de uma pessoa. A genética controla a quantidade de melanina (ou pigmento) que uma pessoa terá em seu corpo. O DNA que o bebê recebe da mãe e de seu parceiro determina se seus olhos serão azuis, marrom, verde ou outra cor.
"Quando nasce, a criança vem com mais líquido na bolsa escrotal. Por isso, tem o tom mais escuro. Em 15 dias, a cor passa a ser rosa". Se bolsa escrotal permanecer escurecida por mais de 15 dias, adverte Chade, pode ser sinal de uma doença, a hidrocele, que necessita de cirurgia.
As pintas ou sinais (termo médico: nevos melanocíticos) são lesões benignas da pele que em geral não produzem nenhum sintoma. A palavra melanocítico que dizer “feita de melanócitos”, que são células que produzem o pigmento da pele (melanina).
As marcas de nascença indicam que você já esteve em uma outra vida. Acredita-se que as marcas de são, na verdade, os ferimentos mortais que você sofreu no desencarne de outras vidas.
Pintas, sinais ou nevos são manchas marrons na pele. Eles surgem desde a infância, e podem aumentar com a idade, genética e exposição solar ao longo da nossa vida. Muitas vezes, essas manchas não representam perigos ou riscos à saúde, mas há casos em que é preciso atenção.
Se o bebê apresenta sintomas da icterícia patológica - com diversas áreas do corpo amareladas, principalmente, a região das perninhas e pés - é fundamental que ele seja levado com urgência ao pediatra. Caso não seja tratada, a icterícia pode provocar uma lesão no sistema nervoso central, mais precisamente no encéfalo.
Icterícia Fisiológica
O RN a termo apresenta icterícia visível com bilirrubina > 7 mg/dL, alcançando um pico de 6-8 mg/dL em torno do 3º dia de vida. Nos pré-termos, o pico é de até 10-12 mg/dL no 5º dia de vida, podendo alcançar 15 mg/dL sem nenhuma alteração específica no metabolismo da bilirrubina.
Como ocorre o processo de alongamento muscular?
O que é ponto de tensão muscular?
Como a copeira deve se comportar?
O que fazer para acabar com cabeça de prego?
Como funciona o aparelho para medir a pressão arterial?
Quanto custa conta comercial WhatsApp?
Como uma agressão pode se tornar em bullying?
Como o Antitermico age no corpo?
Como detectar falta de dopamina?
Como é um aparelho de DVD por dentro?
Como é o mosquito da leishmaniose?
Como uma alimentação pode ser saudável resposta?
O que fazer para acabar com seroma?
Como funciona um teste de audiometria?
Quais os efeitos da Ultracavitação?
Como uma brasileira pode virar uma coreana?