O Interculturalismo refere-se ao apoio à interacção do diálogo intercultural e às tendências de auto-segregação desafiadoras dentro das culturas.
É neste contexto que surge o conceito de interculturalidade, usado para indicar um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, “fomentando o potencial criativo e vital resultante da relações entre diferentes ...
A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interacção de uma forma horizontal e sinérgica. ... O termo “interculturalidade” pode ser usado como uma forma de indicar como a cultura flui e como ela faz para se fundir com outras culturas, por exemplo.
A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.
A interculturalidade pressupõe a educação democrática, a transnacionalidade da mesma e a superação dos hermetismos sociais do Estado-Nação, bem como a oposição à supremacia de culturas sobre outras.
44 curiosidades que você vai gostar
A educação intercultural, no contexto das lutas sociais contra os processos crescentes de exclusão social inerentes à globalização econômica, propõe o desenvolvimento de estratégias que promovam a construção de identidades particulares e o reconhecimento das diferenças, ao mesmo tempo em que sustentem a inter-relação ...
A ideia de interculturalidade é comumente associada a outros conceitos, como diversidade cultural e, principalmente, multiculturalismo. ... Já o conceito de interculturalidade, diz, foi desenvolvido nas lutas sociais, por grupos subalternizados, como os movimentos indígenas e afrodescendentes.
O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. ... O multiculturalismo também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais.
enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como ...
A escola deve reconhecer e proporcionar ações educativas que contemplem a interculturalidade no currículo, valorizando o diálogo entre as diversas culturas, possibilitando aos estudantes o acolhimento e o convívio em plenitude nos espaços democráticos e plurais sem discriminação e preconceitos.
A interculturalidade enfoca a necessidade do diálogo, da vontade de inter-relação e não de dominação. ... Por não haver comunicação perfeita, nem entre interlocutores de uma mesma cultura, mesmo que um diálogo não resulte em acordos, são raros os motivos para se perder a confiança.
Para alguns autores, estes termos se contrapõem, o multiculturalismo sendo visto como a afirmação dos diferentes grupos culturais na sua diferença e o interculturalismo pondo o acento nas inter-relações entre os diversos grupos culturais.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
A questão de uma interculturalidade religiosa é uma realidade que deve ser construída a partir de diversas realidades e aspectos culturais. ... No cotidiano, as situações oriundas de questões religiosas são confrontadas pelos estudantes e suas famílias, desde as regras de convivência até aspectos da organização social.
interculturalidade, na concepção consagrada nos textos oficiais brasileiros, remete à ideia de uma convivência harmoniosa entre as culturas indígenas e a nacional em um espaço público democrático destinado a receber igualmente todas essas culturas, onde as políticas de educação devem servir para preparar as duas partes ...
Enquanto a perspectiva do multiculturalismo crítico se baseia na ideia de classe como uma ferramenta analítica, a perspectiva da educação antirra- cista empunha a noção de raça como um robusto e compreensivo conceito analítico e explanatório.
Candau (2012) apresenta três sentidos distintos de multiculturalismo: 1) assimilacionista; 2) diferencialista e 3) interativo. O primeiro é aquele que reconhece a não existência do direito à diferença: as ações políticas visam inserir todos na cultura hegemônica sem, contudo, mudar as estruturas da sociedade.
A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.
O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação. Para que possa haver uma coexistência harmoniosa, devem ser respeitadas as diferenças entre culturas que habitam um mesmo Estado.
Tratar da educação multicultural é uma forma de promovermos a equidade social, valorizando assim, as culturas e colaborando para a superação das diferenças. ... No Brasil, essa multiculturalidade não deveria representar uma dificuldade, afinal somos marcados pelas diferentes culturas, pela miscigenação.
O conceito de interculturalidade que assumimos neste artigo é o reconhecimento mútuo de todas as culturas, sem hierarquização. ... O desafio atual para a educação é partir de cada realidade, com base na revalorização das línguas e culturas locais e na adaptação de suas possibilidades ao contexto global.
[...] a perspectiva intercultural implica uma compreensão complexa de educação, que busca - para além das estratégias pedagógicas e mesmo das relações interpessoais imediatas - entender e promover lenta e prolongadamente a formação de contextos relacionais e coletivos de elaboração de significados que orientam a vida ...
A interculturalidade crítica nasce da atuação dos seres humanos em comunhão, com vistas ao crescimento de todos e da comunidade da vida, tendo como horizonte a busca da igualdade de todos, em meio ao respeito à diversidade cultural.
Segundo Candau (2000) a origem dessa corrente pedagógica pode ser situada aproximadamente a trinta anos atrás, nos Estados Unidos, a partir de movimentos de pressão e reivindicação de algumas minorias étnico-cuturais, principalmente os negros. Já na América Latina, esta abordagem surge referida às populações indígenas.
Estou de 38 semanas já pode nascer?
Qual a múmia mais famosa do Egito?
Qual é o melhor remédio para sarna humana?
O que é problematização na Educação Infantil?
O que é vocativo em uma carta aberta?
Qual é o salário de um professor de educação infantil?
O que são instrumentos espaciais?
Qual o exame para detectar linfoma?
Quais são os custos da qualidade explique?
Quais os tipos de personalidade do Eneagrama?
Qual o significado do vulgo Malvadão?
Para que serve abacate com canela?
Qual a maior usina de energia solar do Brasil?
Quanto custa para fazer um carimbo?
Como calcular o peso de um corpo em movimento?
Como se prepara a água com sal rosa?