O que é a Perífrase: A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir.
Perífrase é uma figura de linguagem fortemente relacionada às palavras delimitadas. Dessa forma, ela se encontra como uma figura de palavra. Esse tipo de figura de linguagem tem ocorrência frequente de acordo com a substituição de uma ou mais palavras por uma outra expressão ou sentença.
A perífrase distingue-se da metonímia, na medida em que esta procura uma expressão mais breve e condensada, enquanto a perífrase é mais analítica e, logo, mais longa. Não obstante, a perífrase poderá ser um tipo de sinédoque (e, logo, um tipo de metonímia).
A antonomásia, ou perífrase, é uma figura de linguagem que consiste na substituição do nome de uma pessoa por uma característica que ela possui.
Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
27 curiosidades que você vai gostar
As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
Tipos de linguagemLinguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ... Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ... Linguagem mista ou híbrida. ... Função referencial. ... Função emotiva. ... Função conativa ou apelativa. ... Função metalinguística. ... Função fática.
Significado de Antonomásia
substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo). Alcunha, apelido, cognome.
Veja alguns exemplos de antonomásia muito comuns no cotidiano: “O repórter de Canudos” – Euclides da Cunha. “O engenheiro da palavra” – João Cabral de Melo Neto. “O rei do cangaço” – Lampião.
Como são construídas as casas na Inglaterra?
Quais são os resultados do aumento do escoamento superficial?
Como são feitas as casas de madeira americanas?
Quais os materiais que compõem o solo?
Como se escolhe a capital do estado?
Quais são os agentes físicos químicos e biológicos?
Quais os tipos de identificação?
Como podem ser divididos os gastos do governo?
Onde encaixar o aspirador na piscina?
Quais são as sociedades por ações?
Qual a melhor maneira de limpar a pele do rosto?
Como é o processo de elaboração de normas?
O que é bom para limpar bolsa de verniz?